A Arte do Shogi #08 – Como Usar as Peças Corretamente (parte 3 de 3)

Olá, pessoal!

Obrigado por continuarem acompanhando a minha coluna aqui no Site Anime Xis.

No penúltimo artigo eu comecei a ensinar a vocês como tirar o máximo de potencial do Peão, do Cavalo e da Lança em uma partida de Shogi. E no último, falei sobre o melhor uso dos dois Generais e do Rei.

Vamos continuar com as outras peças?

Espero que gostem.

*

Como perceberam, só falta falar sobre a Torre e o Bispo.

Ambos têm algumas semelhanças: são peças poderosas de ataque que ficam relativamente imbatíveis quando promovidas.E a não ser que você seja muito mais experiente que o seu oponente, é muito difícil obter uma vitória sem elas.

No caso da Torre, ela pode atuar na função da Lança de segurar colunas e dar suporte a peças aliadas em trocas ou até o mate. Porém, ela ainda tem a vantagem de ter uma movimentação horizontal, que também lhe permite fazer exatamente as mesmas ações.

Na primeira situação (em vermelho), a Torre dá suporte para o mate como se fosse uma Lança. Na segunda (em verde), o apoio é horizontal.

A Torre também pode dar garfos tanto verticais quanto horizontais.

Em ambas as situações, a Torre ameaça os Generais de Ouro e Prata. Quem você salvaria em ambos os ataques?

E é claro, a Torre também pode dar mate. Ainda mais quando estiver promovida.

Um exemplo de mate com Torre Promovida e uma peça (Cavalo) dando suporte.

Se por um lado a Lança e a Torre podem fazer funções semelhantes, o Bispo é a única peça com longo alcance diagonal. E tal alcance só pode ser combatido por outro Bispo em termos de distância (qualquer peça com movimentos diagonais como os Generais ou o Rei, dependendo da posição das peças, equilibra o jogo).

Logo no começo da partida o Gotê abriu um Peão que libera o caminho do Bispo… e o oponente fez o mesmo! Este é um começo bem agressivo, que pode render uma boa partida.

Tal alcance não serve só para os Bispos rivalizarem entre si. Também serve para dar o suporte em mates.

Bispo dando suporte a um General de Ouro em um mate.

E é claro, tal qual a Torre Promovida, o Bispo Promovido é uma peça letal.

Bispo Promovido, com apoio da Torre, dando mate.

Como podem ver, falei de todas as peças nos últimos três artigos e ainda abri espaço para falar do Bispo e da Torre Promovidos pela singularidade de seus movimentos.

Não há necessidade de um artigo sobre as peças promovidas, pois uma vez que o Peão, Lança, Cavalo e General de Prata ganham movimentos do General de Ouro, é só pensar neles como peças de boa movimentação (exceto nas diagonais traseiras) que estarão no campo de defesa do inimigo, onde você poderá fazer muitos estragos ou até obter o mate.

É isso. Espero que tenham gostado.

 

Indicando Shogi

A indicação deste mês é o aplicativo “Shogi”, da empressa Cross Field Inc.

Gratuito, tem diversos níveis de dificuldade e ainda vem com recursos para você treinar mate com um, três e cinco lances!

Infelizmente, mais uma vez eu fico devendo informações se ele é disponível em outras plataformas.

Tela inicial do aplicativo.

Muito obrigado a todos(as) e até a próxima!

Por Davi Paiva

Leia mais aqui!

Davi Paiva nasceu em São Paulo, capital, em 1987. É graduado em Letras pela Universidade Cruzeiro do Sul. Participou de várias antologias de contos por diversas editoras, inclusive nas obras “Poderes”,“Monstros entre Nós”, “Guerreiros” e “Magos” pela Darda Editora, onde foi coautor e organizador, e é autor do livro “Cavaleiro Negro”, que também saiu pela mesma editora.

Publica seus textos no blog detonerds.blogspot.com.br e no site Animexis.com.br

Contato com o autor: davi_paiv@hotmail.com ou via Facebook: facebook.com/davipaivalivrosetextos/