fbpx
20 de abril de 2021

Anime Xis – Notícias, Eventos, Reviews, Artigos, Podcast e muito mais!

Kyoto Animation: Promotores confirmam plano do suspeito para indicia-lo pelo incêndio criminoso no estúdio

Jornal japonês relata que especialistas médicos "provavelmente" consideraram suspeito mentalmente apto para ser julgado pela tragédia na Kyoto Animation.

Depois de mais de um ano, o incendiário da Kyoto Animation, identificado como Shinji Aoba, pode finalmente ser julgado. Os promotores japoneses confirmaram à mídia japonesa que agora planejam indiciar o incendiário na próxima semana, em até 16 de Dezembro de 2020.

O jornal Mainichi afirmou que especialistas médicos “provavelmente” determinaram que o suspeito era mentalmente competente para ser julgado e considerado responsável pelo ataque. De acordo com o Asahi Shimbun, o Ministério Público do Distrito de Kyoto tomará uma decisão final após consultar o alto Ministério Público.

Durante vários dias, imagens de câmeras de segurança próximo ao local registraram o suspeito andando perto do estúdio. (imagem: Asahi Shimbun)

Aoba foi um participante de vários concursos KyoAni e ele culpou o estúdio por roubar sua história, mas a Kyoto Animation negou ter baseado qualquer um de seus animes nessas histórias. Fontes investigativas também afirmaram que não encontraram semelhanças entre os projetos de anime do estúdio e os trabalhos do suspeito.

Ele enviou ameaças até que finalmente cumprisse sua promessa em Julho de 2020. Ele levou dois recipientes de líquido inflamável para o Studio 1 e o acendeu. Ele disse aos investigadores que tem rancor do estúdio e foi por isso que incendiou o Studio 1. Ele teria admitido as acusações em Maio e disse: “Achei que seria capaz de matar muitas pessoas se usasse gasolina”. O incêndio matou 36 pessoas, incluindo muitas figuras lendárias de animes como o diretor de Amagi Brilliant Park, Yasuhiro Takemoto e a designer de personagens de Hibike! Euphonium, Shouko Ikeda.


Em 18 de Julho 2019, um incêndio devastador aconteceu no prédio do Studio 1 da Kyoto Animation. Um total de 70 pessoas estavam dentro do prédio no momento. O incêndio matou 36 pessoas e feriu outras 33, entre elas, editores, roteiristas e diretores que trabalharam em diversos animes. Além dessas vítimas, um homem de 40 anos a caminho do trabalho na área sofreu ferimentos leves por inalação de fumaça.

A polícia da província de Kyoto prendeu o suspeito de 41 anos que supostamente usava gasolina para iniciar o incêndio e está estão investigando o caso como incêndio criminoso. O homem supostamente comprou 40 litros de gasolina em dois cilindros e usou um carrinho para transportar a gasolina para o edifício Studio 1 da Kyoto Animation.

Conforme divulgamos aqui no Anime Xis, o trabalho de demolição do edifício Studio 1 da Kyoto Animation foi concluído em 28 de Abril 2020. O estúdio também voltou a recrutar funcionários em Julho 2020.

O governo da prefeitura de Kyoto ainda estava em processo de determinar a distribuição de 3.314.438.000 ienes (cerca de US$ 30 milhões) em doações para os feridos e as famílias das vítimas do ataque em Abril. O jornal Mainichi Shimbun informou em Janeiro que o Labor Bureau Kyoto tinha começado a pagar a compensação dos trabalhadores para as famílias das vítimas e aqueles que foram feridos no ataque incendiário na Kyoto Animation.

A Kyoto Animation colocou seus trabalho em hiato em 13 de Abril, mas dessa vez é devido à nova pandemia de doença por Coronavírus COVID-19. O estúdio originalmente planejava que o hiato durasse um mês, mas o estendeu até o final de Maio. Durante o hiato, a empresa está apenas atualizando seu site, respondendo a perguntas feitas por meio de seu formulário e enviando pedidos de sua loja.

Por enquanto isso é tudo e a nossa central de animes continuará atenta para novidades.

Fonte: The MainichiThe Asahi Shimbun via ANN

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!