fbpx

Notícias

Usuários do Twitter recebem reivindicações de direitos autorais pela Editora Shueisha

| por:

Postado em: #Animes #Anúncios #Curiosidade #Fãs #Games #Japão #Mangás #Música #Novels / Light-Novels #Revistas

Será que com a entrada da nova lei de Direitos Autorais, a Shueisha já está aproveitando e começando a caça a pirataria, mas com um pouco de exagero?

E novamente temos uma matéria da luta das editoras japonesas contra a pirataria mundo afora, agora muito provavelmente já se aproveitando da nova lei de direitos autorais japonesa que entrou em vigor em 1º de Janeiro 2021. A editora Shueisha usou o seu martelo da justiça à inúmeras contas do Twitter que publicaram imagens de seus conteúdos. Para se ter uma ideia, gifs de anime, cenas, fanarts, painéis de mangás, tudo está sendo usado como base para reivindicação de direitos autorais pela editora.

A Inteligência Artificial (IA) que tem sido usada para realizar tal caça às bruxas foi programada em um padrão bastante agressivo, então até um artista oficial de Shueisha conhecido como Fenyo, que trabalhou na franquia Dragon Ball e para criadora de conteúdo e cosplayer RoseScape, foi afetado.

“Minha conta do Twitter passou por um bloqueio temporário. Quando analisei a situação, percebi que era devido a uma violação de direitos autorais. Não sei quando isso vai acontecer, mas com certeza será eliminado. Se isso acontecer, não voltarei. Adeus a todos”, escreveu em seu relato.

A própria RoseScape também relatou que foi notificada:

“Tá brincando comigo? Um GIF. Fui bloqueado porque a Shueisha emitiu uma reivindicação de direitos autorais para um GIF. Se eles puderem fazer isso uma vez, certamente perderei minha conta se algum dia compartilhar um maldito GIF de Dragon Ball novamente. Tenha cuidado.”

Já este usuário relatou que recebeu notificações também de vários gifs, fanarts e screenshots:

“Bem, não tenho certeza se você já sabe, mas alguém na Shueisha decidiu começar a lançar reivindicações de direitos autorais e ameaçou um grande número de contas do Twitter apenas para compartilhar, por exemplo, imagens relacionadas a One Piece como uma franquia. Eles até lançaram reivindicações de direitos autorais sobre minha foto de perfil. É serio?” Ele escreveu um relato que publicou capturas sobre sua situação e as dezenas de imagens acusadas de violação. “Para referência, eles lançaram reivindicações sobre painéis de mangá, screenshots de anime e até fan-arts. Se você fizer fan-arts de uma série agora, poderá receber reivindicações de direitos autorais ”, também destacou.

A enorme quantidade de reivindicações de direitos autorais deixou um grande ponto de interrogação entre os fãs, é um produto da nova Lei de Direitos Autorais que entrou em vigor no Japão desde 1º de Janeiro? Alguns dizem que isso é evidente, embora outros continuem relutantes em acreditar que isso só se aplica ao Japão.

One Piece- Shueisha

Será a caçada massiva aos pirateiros? (Anime: One Piece)

Essa nova lei protege os titulares dos direitos ao proibir as pessoas de baixarem mangás piratas, porém, essa lei já existia e era válida, na época, apenas para música e outras mídias de entretenimento. Agora que se espalhou para o mangá, isso é realmente um efeito da nova lei? De acordo com relatos iniciais, a lei iria permitir GIFs, fan-arts, cenas e algumas páginas que as próprias editoras publicassem, então esse ataque massivo não foi cogitado. Ou é algum sinal de alerta?

O CEO da Irodori ComicsOn Takahashi, comentou:

A nova lei de direitos autorais que entrou em vigor em 1º de Janeiro não tem nada a ver com fan-arts. É mais voltado para uploads ilegais. Carregar um capítulo inteiro de um mangá é ilegal, mas usar uma parte de uma página para sua foto de perfil, criar um meme, etc., estaria tudo bem. Era isso que deveria acontecer.”

É claro, que com esse ocorrido, levou a Shueisha a figurar o dia todo nos Trends Topics do Twitter (inclusive até o momento desta publicação na tarde de sexta-feira):

Print via @oluizgp no Twitter

De oficial, até o momento desta publicação, não existe uma informação clara dos motivos para isso estar ocorrendo, mas como foi falado acima, pode sim ser um BOT de uma empresa terceirizada pela Shueisha para executar as ações de direitos autorais da nova lei japonesa tenha algo em programação que acabou incluindo indevidamente pessoas que não violaram a nova lei.

Gochiusa Rize GIF - Gochiusa Rize Sharo - Discover & Share GIFs

SHUEISHA: “-Então falaram que você está queimando a linha??? Engula um pouco dessa notificação!” (Anime: Gochuumon wa Usagi Desu Ka?)

Nota do Editor: Este é o primeiro de vários capítulos dessa questão anti-pirataria que vamos ver ao longo do ano. Faças suas apostas porque muita coisa vai acontecer. Se você também recebeu alguma notificação da Shueisha, comente abaixo.

Com informações via Twitter, OtakuPT, Kudasai

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

– Leia mais sobre Mangás aqui no Anime Xis!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

Sobre o autor

Luiz GP

Luiz é editor dos sites Anime Xis e Revista Mundo OK. Formado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e um fã de animes e cultura japonesa. Além de professor escolar, já atuou como locutor de web-rádio, fã de esportes (principalmente NFL, NBA, NHL, MLB e ciclismo), torcedor do São Paulo FC e baixista de banda de rock as vezes. Duvidas? Siga-me que eu respondo -> twitter e Insta: @oluizgp