fbpx
27 de setembro de 2021

Anime Xis

Notícias de Animes, Eventos, Reviews, Artigos, Podcast e muito mais!

Dor de cotovelo? Ex-funcionário acusa a Kyoto Animation de ser uma empresa dominada por mulheres

Será que aonde o maior nº de funcionários são mulheres, são mais dificeis terem oportunidades para homens? Segundo essa pessoa, na Kyoto Animation sim.

A Kyoto Animation parece ser um estúdio de animação muito querido pelos fãs de animes mundo afora (também o preferido deste editor que vós escreve), isso se baseando no tamanho de aceitações das obras que são produzidas por elas, pelas pessoas que lá trabalham ou trabalhavam, por pessoas que vivem próximas ao local e, pela grande comoção e carinho mundo afora que o estúdio recebeu quando sofreu o terrível atentato em Julho de 2019.

No entanto, assim como em qualquer lugar, nem todo mundo acaba se agradando pelo estúdio. Em uma avaliação dos estúdios da KyoAni se tornou viral em um popular fórum de comentários japonês, aparentemente afirmando que “apenas as mulheres têm a oportunidade de subir na hierarquia“. A resenha foi escrita por meio do portal japonês Career Connection por um anônimo na casa dos 20 anos que, de acordo com sua ficha de inscrição, trabalhava em tempo integral na empresa.

Kyoto Animation

No seu texto no fórum, ele escreveu:

Que tipo de pessoa poderia conseguir uma promoção ou nos contar sobre sua experiência em posições de escalada dentro da empresa?

Desde que a empresa foi fundada por mulheres, possui uma cultura corporativa dedicada exclusivamente às mulheres. As mulheres têm mais oportunidades de participar de empregos bem remunerados e vagas abertas, enquanto os homens são normalmente enviados para trabalhar nos bastidores. Como não existe um sistema de avaliação objetivo, se alguém pode ser promovido ou não depende inteiramente da sorte.

Embora seja definitivamente uma empresa respeitável na qual vale a pena trabalhar, as mulheres são a classe dominante e nada pode ser feito a respeito. Dessa forma, os novos funcionários que buscam ascender rapidamente na empresa acabam desistindo logo em seguida, criando uma proporção homem-mulher de 2:7 (dois homens para sete mulheres). Aqueles que estão pensando em ingressar na empresa, os homens são fortemente encorajados a considerar as circunstâncias acima e considerar sua decisão novamente.

Os comentários no fórum onde a revisão foi compartilhada foram bastante mistos, com alguns ignorando o assunto e outros reclamando da situação. Na verdade, o próprio fórum de comentários abriu o tópico com o título “[Sad News] Kyoto Animation é considerada uma empresa dominada por mulheres.

Mio AKiyama - K-on!
Mio está analisando os comentários… (Anime: K-on!)

Entre os comentários relevantes estão:

  • “Uau, então existem empresas assim.”
  • “Na verdade, as mulheres têm uma grande presença na indústria de anime.”
  • “Porque a empresa foi fundada por uma mulher, então é uma situação esperada. Além disso, não ignore os baixos salários.”
  • “Bem, boa companhia com um bom ambiente para mulheres.”
  • “Parece uma empresa com a ideologia moderna do feminismo!
  • “É comum que um homem chegue em segundo lugar em uma empresa com mais funcionárias.”
  • “Ainda assim, as direções de seu anime produzido foram tomadas principalmente por homens.”
  • “A companhia ideal das feministas.”
  • “Uau, há tantos homens inúteis reclamando.”
  • “Acho que está tudo bem que haja uma empresa que se incline para as mulheres e que ainda haja alguns funcionários do sexo masculino complacentes.”

Kyoto Animation - tooruNota do Editor: Fico feliz em saber que a Kyoto Animation tem mais mulheres no comando e que a empresa é muito bem administrada, basta ver a tamanha reputação e reconhecimento que ela tem dentro e fora do Japão. Obviamente, assim como um comentário acima, obvio que uma empresa com mais mulheres, vai ter mais oportunidades de mais mulheres crescerem, mas não significa que os homens possam crescer também.

Não sei o exato motivo que levou a pessoa a este comentário, que mais me pareceu uma reclamação, mas assim como qualquer profissional, eu acho que se a pessoa não está contente com a maneira que a empresa trabalha nessa hierarquia de funcionários, converse com os encarregados e veja o que poderia ser feito para você ou, deixe-a e procure alguma outra que agrade mais. O que você acha? Deixe nos comentários.

Por enquanto isso é tudo e a nossa central de animes continuará atenta para novidades.

Fontes: Otakomu via Kudasai

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!