Japão: Quase 10 anos depois, forte terremoto ocorre na região de Fukushima

O que era para ser mais uma noite de sábado no Japão se transformou numa noite de transtorno e preocupação. Um poderoso terremoto de magnitude 7,3 na escala Richter (inicialmente dado como 7,1) e forte 6,0 na escala de intensidade sísmica do Japão, o segundo maior, atingiu as prefeituras de Miyagi e Fukushima na região de Tohoku na noite de sábado (13/02). O terremoto, que também foi sentido em Tóquio (onde registrou 4 na escala japonesa), ocorreu por volta das 23h08, segundo a Agência Meteorológica. Felizmente, não houve alerta de tsunami na região costeira.

Reprodução: NHK

O terremoto teve magnitude de 7,3 e seu epicentro foi na costa da província de Fukushima, a uma profundidade de 60 km. Embora não tenha alerta de tsunamis acionados, as pessoas próximas às áreas costeiras foram aconselhadas a se deslocar para áreas mais altas, pois os tremores secundários poderiam continuar. O terremoto registrou um forte 6,0 [Situação na qual é impossível ficar e se mover sem rastejar] na parte sul da Prefeitura de Miyagi e na área central de Nakadori e na área costeira de Hamadori em Fukushima, informou a Agência Meteorológica. O governo já estabeleceu uma equipe de resposta aos fenômenos naturais.

Fukushima - Japão
Muitas pessoas registraram os estragos causados pelos tremores (imagens: Japan Times)
O tremor sacudiu prédios por algum tempo depois de atingir uma grande parte do país, desde Hokkaido até a região Chugoku. Casas e escritórios na capital Tóquio, a centenas de quilômetros de distância, também balançaram e tremeram. Mais de 50 pessoas ficaram feridas, de acordo com relatórios da agência de notícias Kyodo, mas esse número pode aumentar conforme as ambulâncias vão atendendo às chamadas de socorro. Até o momento da postagem dessa matéria, não se tem informações de vítimas fatais.
Abaixo, o momento do tremor registrado por uma câmera em Fukushima:

Um cinegrafista da Reuters em em Fukushima disse que seu quarto de hotel no 10º andar tremeu por algum tempo. Um homem do hotel foi levado ao hospital depois de cair e bater com a cabeça em uma porta. Embora ferido, o homem ainda conseguia andar, disse o cinegrafista. Imagens de televisão também mostraram vidros quebrados nas fachadas das lojas.
Vários vídeos foram divulgados pelas redes sociais, onde câmeras de segurança e pessoas filmaram o momento do tremor, com objetos caíndo de prateleiras, água de áquarios sendo jogadas para fora, vazamento na Estação JR de Fukushima e até um vídeo que mostra um programa de computador que regista sismos, dando atualizações em tempo real. Tudo isso você pode conferir no vídeo abaixo:

Cerca de 950 mil famílias ficaram inicialmente sem energia, disse o porta-voz do governo Katsunobu Kato em uma coletiva transmitida pela emissora NHK. Os apagões estão concentrados no nordeste do Japão, incluindo Fukushima e províncias vizinhas. Apesar disso, não houve irregularidades nas usinas nucleares de Fukushima Daiichi e Daini, ou na usina Kahiwazaki-Kariwa, disse a proprietária Tokyo Electric Power (Tepco). A Tepco também disse que não houve mudança nos níveis de radiação ao redor de suas usinas.

O usuário @Takeda42804 compartilhou algumas fotos com os resultados do tremor em sua casa: “Já fazia muito tempo desde a última vez … Muitas coisas são irrecuperáveis.”

O usuário @GLC09BK88PGot7U compartilhou um vídeo feito durante o terremoto. “Ele apenas tremia. Já estava gravando desde que o alerta foi emitido. Teve a mesma magnitude do Grande Terremoto de Tohoku? Houve muitos danos”.

Por outro lado, o terremoto de hoje também atrasou várias transmissões terrestres de séries de anime agendadas para hoje (deve-se notar que muitas das plataformas de streamings mantêm sua programação inalterada), por exemplo, a equipe do World Trigger indicou que o episódio da segunda temporada será adiado em televisão.

O tremor ocorreu poucas semanas antes do 10º aniversário de um terremoto em 11 de Março de 2011 que devastou o nordeste do Japão após tremor de 9.1 na escala Ritcher  e desencadeou um enorme tsunami que levou à pior crise nuclear do mundo em um quarto de século – centrada na usina de Fukushima Daiichi. Naquela ocasião, foram mais de 16 mil mortes e ainda cerca de 2.500 pessoas desaparecidas. Este foi o terremoto mais poderoso no Japão até hoje, bem como o quarto mais poderoso do mundo, pelo menos nos últimos 500 anos. Para piorar a tragédia, horas depois o vulcão Karangetang, na Indonésia, entrou em erupção.

Terremotos são comuns no Japão, uma das áreas mais sismicamente ativas do mundo. O país é responsável por cerca de 20% dos tremores no mundo de magnitude 6 ou maior.

Nota do Editor: Com certeza este vai ser mais um problema para as autoridades japonesas cuidarem em meio que a situação por lá não anda fácil. Atualmente, o governo local já vêm colocando em evidência as realizações dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos que já haviam sido adiados de 2020 para este ano devido à pandemia de Coronavírus COVID-19 e contam com uma grande rejeição por parte dos cidadãos japoneses. A pandemia também vêm sendo responsável pelos muitos prejuizos de grandes empresas e causando um número grande de demissões, o que agrava mais a crise. Além disso, o governo japonês ainda não iniciou o plano de vacinação contra a COVID-19.

IMPORTANTE: Caso você esteja no Japão em algum lugar onde houveram os tremores, não esqueça de avisar parentes ou amigos da sua situação (caso esteja bem ou caso sofreu algum dano), fique atento aos alertas e recomendações das autoridades de segurança do local onde você está e, procure estar com seu telefone carregado e com os números de emergência salvos nele.

Obs: Algumas informações podem ser alteradas com o passar das horas e com as atualizações das agências de notícias japonesas.

Com informações via: Japan Times, Kudasai, Reuters via Alternativa Online
Créditos do vídeo: Super hobby e seus respectivos criadores

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!