OSCAR 2021: Animes que mereciam concorrer a Melhor Animação

No OSCAR 2021 animes mais uma vez ficam de fora para concorrer a melhor animação. Apesar de não me surpreender, sempre me questiono a falta de indicações tendo vista a qualidade e quantidade de animes originais sendo produzidos para o cinema no Japão todos os anos. O site Deadline até divulgou uma lista dos animes que poderiam entrar na disputa para a premiação de Melhor Animação, mas todos ficaram de fora.

Mas você sabe o que leva uma obra ser indicada ao OSCAR?

Cerca de 8500 pessoas fazem parte do ‘conselho’ de profissionais que fazem as indicações e votam nas variadas categorias do OSCAR, mas nem todos eles votam em todas elas, a não ser na categoria de Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro e recentemente de Melhor Animação.

Isso se deve ao fato de que cada categoria precisa de especialistas em suas áreas para as escolhas, dividindo pontualmente as funções, como por exemplo na Categoria de Melhor Documentário com cerca de 846 pessoas dentro do total que citei acima.

Para tenta entender melhor toda essa matemática que varia por cada categoria, indico esse post do Canal Tech – Como os Indicados ao OSCAR são escolhidos  para quem quiser saber mais.

Em um resumo, a premiação acontece no resultado entre as indicações que passam por toda academia, dentro dela são divididas em categorias direcionadas aos especialistas de cada área, onde todos votam no sistema de pontos que somados elegem os concorrentes oficiais e por fim, para felicidade de alguns e tristeza de outros, a entrega da estatueta.

Então por que os animes não são escolhidos para os OSCAR?

O grande problema aqui é que por várias vezes a Academia foi acusada por promover uma falsa diversidade entre os votantes e sempre mantendo premiações dentro de uma ‘bolha’, um assunto extenso que poderia render outro papo.

Sendo direto, muitos desses votantes fazem uso de seus gostos pessoais nas escolhas, mesmo o formato de indicações ter melhorado muito, os especialistas listam quais são suas escolhas mas quando chega na votação geral, pessoas que não entendem ou não gostam de animações, votam em seus queridinhos fazendo maioria na banca e ocasionando um dos motivos por animes raramente chegarem a ser indicados.

Triste né?

E Finalmente para esta lista, eu e o Luiz  deixamos nosso gosto pessoal de lado e procurando analisar o que vimos das obras mesmo não tendo assistido a todos os filmes, pois vários deles nem sabemos quando vamos conferir de forma oficial por aqui. É estranho basear por trailer, com certeza é. Mas é o que temos pra hoje!(rs)

Lembrando que não é porque uma produção explodiu nas bilheterias que ela se enquadra no perfil para concorrer ao premio, como vimos acima.

Nakitai Watashi wa Neko wo Kaburu / A Whisker Away

Sinopse: A história original sobre encontrar o verdadeiro eu se passa em Tokoname, Aichi e se concentra em Miyo “Muge” Sasaki. Ela é uma aluna peculiar do segundo ano do ensino médio que se apaixonou por seu colega de classe Kento Hinode. Muge persegue Kento resolutamente todos os dias, mas ele não a nota.

Josee to tora to Sakana-tachi

Sinopse: A história se concentra no relacionamento entre Tsuneo e Josee. Tsuneo é uma estudante universitária e Josee é uma jovem garota que raramente sai de casa sozinha por não poder andar. Os dois se encontram quando Tsuneo encontra a avó de Josee levando-a para uma caminhada matinal.

Aya no Majo

Sinopse: Nem todo órfão adoraria morar no Lar das Crianças de St. Morwald, mas Earwig gosta. … Earwig é levado para sua misteriosa casa cheia de quartos, poções e livros de feitiços invisíveis, com magia em cada esquina.

Ride Your Wave

Sinopse: “A história de amor segue Hinako, uma estudante universitária que se muda para uma cidade costeira. Ela adora surfar, e quando está nas ondas ela é destemida, mas em terra ela tem dificuldade em surfar as ondas da vida. Quando um incêndio causa estragos na cidade, Hinako encontra um bombeiro chamado Minato.

Umibe no Étranger

Sinopse: Umibe no Étranger conta a história de dois rapazes, Shun Hashimoto, um rapaz que tenta tornar-se escritor, e Mio Chibana, um estudante de ensino médio. No primeiro capítulo, somos apresentados aos problemas pessoais dos dois, problemas que obviamente vão aparecer no seus relacionamentos.

Fate/stay night [Heaven’s Feel] III. spring song

Sinopse: “Heaven’s Feel adapta uma das rotas da visual novel original, a qual tem Sakura Matou, a irmã mais nova de sangue de Rin Toosaka, como protagonista central. Quando era mais jovem, Sakura foi enviada para a família Matou como uma filha adotada para receber treinamento a fim de adquirir incríveis poderes.

Entotsu-chou no Poupelle

Sinopse: Na noite do festival de Halloween da cidade, um entregador acidentalmente derruba o coração que deveria entregar. Ele não consegue encontrar o coração na fumaça e desiste. O coração continua a bater onde caiu na cidade das chaminés. 

E se mesmo assim você acredita que os animes de Kimetsu no Yaiba e Violet Evergaden por exemplo deveriam estar na lista? Sinto em dizer que raramente ou nunca produções que se iniciaram na TV e depois recebem adaptação para os cinemas consigam indicações ao OSCAR, mesmo tendo um grande apelo na bilheteria. No OSCAR são consideradas histórias que tenham sido criadas para filmes sendo continuações apenas em produções que já eram para o cinema anteriormente como; Star Wars ou o Poderoso Chefão.

Como fan eu gostaria muito de ver animes vencendo a premiação, conquistando muito mais do apenas títulos menores e regionais, mas não é bem assim que a banda toca.

Para você faltou algum filme de 2021, você acha que as regras do OSCAR não se aplicam a todos, conta pra gente ai nos comentários e claro, não esqueça de compartilhar!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!