Japão: Inspirado pelo ataque na Kyoto Animation, homem tenta incendiar um show de idols

Giroflex acesos, coisa boa não é…

Mais uma notícias dessas que não gostariamos de postar por ter como fundo a maior tragédia relacionada à industria de animes, mas trazemos pois como está relacionada a um mundo que acompanhamos todos os dias e, infelizmente parece que ainda tem malucos querendo imitar o ocorrido de quase 2 anos atrás.

Em 24 de Março, um homem foi preso sob suspeita de incendiar um prédio na cidade de Tokushima, onde um show de um grupo de idols estava acontecendo. Hoje, os investigadores revelaram que o homem disse a eles que seu objetivo era imitar o ataque de incêndio criminoso no estúdio 1 da Kyoto Animation que ocorreu em 2019.

O suspeito, identificado como Shigeru Okada, um morador de 38 anos desempregado da Prefeitura de Tokushima, foi acusado de invadir o local do edifício Acty Annex em 14 de Março, logo após um grupo de idols local começar a se apresentar em um bar no último andar do edifício de quatro andares.

Abaixo, o local onde acontecia a apresentação (via Google Maps):

De acordo com a polícia, o incêndio começou logo após o início da apresentação, às 13 horas, ameaçando a vida de aproximadamente 70 pessoas que estavam no local , entre clientes e os cinco integrantes do grupo de idols local, que conseguiram evacuar com segurança fora. O gerente do bar, que está na casa dos 50 anos, conseguiu apagar o incêndio, sofrendo queimaduras no pescoço no processo.

No local do incidente, a polícia encontrou uma faca e uma lata de combustível de metal azul com restos de gasolina dentro. A gasolina parecia ter sido deliberadamente derramada no corredor do lado de fora do elevador no terceiro andar, levando os investigadores a acreditarem que foi um incêndio criminoso.

Imagens de câmeras de vigilância e uma câmera do painel de um táxi próximo levaram os investigadores a Okada, que foi preso sob a suspeita de incêndio criminoso em um prédio habitado.

Kyoto Animation
Prédio da Kyoto Animation após o incêndio de 18 de Julho 2019. Ele terminou de ser demolido em Abril 2020. (imagem: Arquivo)

Durante o interrogatório, Okada admitiu as acusações, dizendo que acendeu o fogo no hall do elevador no terceiro andar do prédio, queimando o chão e as paredes. Ele disse que estava “imitando o incidente do Kyoto Animation”, comprando gasolina antes de chegar ao local, da mesma forma que o incendiário Shinji Aoba fizera antes do incêndio em Kyoto que matou 36 pessoas.

De acordo com os investigadores, Okada comprou aproximadamente 14 litros (3,7 galões) de gasolina de um posto de gasolina self-service dentro da prefeitura algumas horas antes do incidente.

Após o ataque de incêndio criminoso de 2019, a Agência Nacional de Gerenciamento de Incêndios e Desastres aprovou uma nova legislação a partir de 1º de Fevereiro de 2020 que exige que os  clientes que compram gasolina em contêineres declarem sua finalidade para o gás e  mostrem uma identificação válida.

Imagem do Prédio do Studio 1 da Kyoto Animation no dia que sofreu o atentado criminoso em Julho 2019 (imagem: Arquivo)

Embora não esteja claro se Okada foi solicitado a fornecer sua identidade e um motivo para comprar gasolina pela equipe do posto de gasolina, este novo incidente mostra que o governo pode precisar tornar essas leis mais rígidas para evitar que mais ataques de imitação ocorram.

Embora o ataque de Aoba tenha sido motivado pela raiva da empresa de animação por uma cena que ele acredita ter sido roubada dele, os investigadores ainda não entenderam a motivação por trás das ações de Okada. Lembrando que este não é o primeiro caso de malucos que se “inspiraram” na tragédia da KyoAni para tocar o terror. Conforme nós já relatamos aqui no Anime Xis anteriormente, já houveram casos semelhantes de ameaças de incêndios na Square Enix e também na Visual Arts.

Falando nisso, Shinji Aoba, o autor do incêndio da Kyoto Animation segue preso e foi oficialmente indiciado pelos seus atos em Dezembro 2020.

Por enquanto isso é tudo e a nossa central de animes continuará atenta para novidades.

Fontes: Tokyo Shimbun, Jin via SoraNews

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis Instagram:Anime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!