Coronavírus: Tóquio solicita ao governo um novo Estado de Emergência durante a Golden Week

Enquanto aqui no Brasil os casos de Coronavírus continuam aumentando desenfreadamente e a vacinação segue num ritmo considerado lento, o Japão tem um novo aumento de casos de uma chamada 4ª onda e por isso, o Governo Metropolitano de Tóquio está pedindo ao governo nacional na noite de quarta-feira (21/04) que declare estado de emergência, para conter o aumento de novos casos de doença Coronavírus COVID-19 e reduzir significativamente o número de pessoas fora durante os feriados da Golden Week que se aproximam. Em suas discussões com o governo nacional, a metrópole está propondo que o estado de emergência dure deste domingo, 25 de Abril a 9 de Maio ou 11 de Maio. (A sequência de feriados da Golden Week deste ano vai de 29 de Abril a 5 de Maio, embora muitas pessoas tirar toda a semana de trabalho antes ou depois dos feriados oficiais).

A metrópole está considerando pedir que grandes instalações comerciais, como lojas de departamentos, shopping centers e parques de diversões fechem temporariamente. Bares e restaurantes também podem ter que reduzir o horário comercial, como acontecia em estados de emergência anteriores.

Golden Week
Bandeirolas em formas de Carpas, tradicionais durante o período da Golden Weel no Japão (imagem: divulgação)

Osaka já solicitou ao governo central a emissão de um novo estado de emergência para sua prefeitura, que teve um recorde de 1.242 novos casos na quarta-feira. A prefeitura de Hyogo também solicitou estado de emergência e a prefeitura de Kyoto está considerando solicitar um também. O primeiro-ministro Suga Yoshihide afirmou que o governo central trabalhará em estreita colaboração com as autoridades locais.

(imagem = Kyodo)

O Japão confirmou 5.291 novas infecções nesta quarta-feira (21/04), o que marca a primeira vez em três meses que o número diário de casos ultrapassa 5.000. A contagem diária de casos em Tóquio chegou a 843 na quarta-feira, a maior contagem desde 29 de Janeiro durante o segundo estado de emergência.

O governo japonês declarou o estado de emergência anterior em Tóquio e nas prefeituras vizinhas de Saitama, Kanagawa e Chiba em 8 de Janeiro. O governo japonês então expandiu o estado de emergência para mais sete prefeituras em 13 de Janeiro. O estado de emergência foi planejado para terminar em 7 de Fevereiro, mas foi prorrogado até 7 de Março nas prefeituras de Tóquio, Osaka, Hyogo, Kyoto, Aichi, Fukuoka, Gifu, Saitama, Kanagawa e Chiba.

O governo japonês suspendeu em Fevereiro a declaração de estado de emergência anterior em Aichi, Gifu, Osaka, Kyoto, Hyogo e Fukuoka. O estado de emergência em quatro prefeituras na área de Tóquio – Tóquio, Kanagawa, Chiba e Saitama – continuou até 7 de março, conforme planejado anteriormente. O estado de emergência abrangeu 8 das 10 prefeituras mais populosas do Japão e mais da metade da população do país.

O Japão iniciou seu plano de vacinação da COVID-19 em 17 de Fevereiro, priorizando trabalhadores do sistema de saúde. A segunda fase do plano teve início no dia 12 de Abril para idosos.

Nota do Editor: Como sempre, mais uma vez reforçamos o que vêm dizendo os profissionais de saúde, lavem sempre as mãos, usem alcool em gél, se possível fique em casa e se caso precise sair, use máscara sempre. Cuide-se, cuidando de você, estará cuidando do próximo também.

Fontes: NHK , NHK World via ANN

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!