Japão declara novo Estado de Emergência contra a COVID-19 em 4 prefeituras

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, declarou um novo estado de emergência contra o Coronavírus COVID-19 nas prefeituras de Tóquio, Osaka, Kyoto e Hyogo na sexta-feira (23/04), depois que o painel de especialistas do governo aprovou um plano no início do dia. O novo estado de emergência vai durar de domingo, 25 de Abril, a terça-feira, 11 de Maio (a menos que seja estendido ainda mais). O governo também está implementando contra-medidas mais rígidas na prefeitura de Ehime.

JapãoO novo estado de emergência terá as seguintes restrições:

  • Governo vai pedir que estabelecimentos que oferecem bebidas alcoólicas ou karaokê fechem
  • O governo vai pedir a outros restaurantes que fechem antes das 20h todos os dias
  • O governo pedirá o fechamento de instalações comerciais com mais de 1.000 metros quadrados (cerca de 10.800 pés quadrados) (exceto aquelas que oferecem itens essenciais para o dia)
  • O governo vai pedir aos organizadores dos eventos que não tenham audiência presencial
  • Os serviços de transporte de massa terminam mais cedo nos dias de semana e funcionam com menos frequência durante os fins de semana e feriados
  • O governo pedirá às pessoas que evitem passeios não essenciais ou viagens entre prefeituras

A contagem diária de casos relatados em Tóquio chegou a 861 na quinta-feira, a maior contagem desde 29 de Janeiro durante o segundo estado de emergência. A prefeitura de Osaka registrou 1.167 novos casos na quinta-feira. Tóquio e Osaka relataram outros 759 e 1.162 casos, respectivamente, na sexta-feira. Osaka ultrapassou 1.000 novos casos por quatro dias consecutivos.

O novo estado de emergência visa reduzir significativamente o número de pessoas durante os feriados da “Golden Week” que se aproxima (A série de feriados da Golden Week deste ano vai de 29 de abril a 5 de maio, embora muitas pessoas tirem toda a semana de trabalho antes ou depois dos feriados oficiais). A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, relatou que a metrópole está investigando se deve pedir que as instalações desliguem luzes (excluindo postes) depois das 20h, para incentivar as pessoas a voltar para casa em vez de vadiar durante a noite.

Golden Week - Japão
Bandeirolas em formas de Carpas, tradicionais durante o período da Golden Weel no Japão (imagem: divulgação)

Nota do Editor [1]: Se você se perguntou “o por que do Anime Xis publicar este tipo de notícia no site?” é só se lembrar que a implantação de um estado de emergência pode impactar direta ou indiretamente a produção de animes e os lançamentos de filmes animes nos cinemas e eventos relacionados, assim como vimos no decorrer de 2020. Abaixo, algumas informações complementares a respeito.

As equipes de produções dos filmes anime Eiga Crayon Shin-chan Nazo Meki! Hana no Tenkasu Gakuen e Earwig and the Witch tiveram as suas estreias nos cinemas japoneses, que ocorreriam na sexta-feira (23/04) e na próxima quarta-feira (28/04) respectivamente, adiados.

A rede TOHO CINEMAS já anunciou na terça-feira (20/04) que só está vendendo ingressos no mesmo dia e não com antecedência, a partir de sexta-feira. Seu teatro Roppongi Hills fica aberto apenas até as 20h e a rede está limitando o horário de funcionamento dos estandes de concessão em cinemas em outras localidades. A Tokyo Disneyland e a Tokyo DisneySea estão considerando atender às solicitações do governo sob o estado de emergência.

O governo japonês declarou o estado de emergência anterior em Tóquio e nas prefeituras vizinhas de Saitama, Kanagawa e Chiba em 8 de Janeiro. O governo japonês então expandiu o estado de emergência para mais sete prefeituras em 13 de Janeiro. O estado de emergência foi planejado para terminou em 7 de Fevereiro, mas foi prorrogado até 7 de Março nas prefeituras de Tóquio, Osaka, Hyogo, Kyoto, Aichi, Fukuoka, Gifu, Saitama, Kanagawa e Chiba. O estado de emergência abrangeu oito das 10 prefeituras mais populosas do Japão e mais da metade da população do país.

O Japão iniciou seu plano de vacinação conta a COVID-19 em 17 de Fevereiro, priorizando trabalhadores médicos. A segunda fase do plano teve início no dia 12 de Abril para idosos.

Vale lembrar também que tudo isso que está acontecendo no Japão pode colocar em cheque novamente a realização dos Jogos Olímpicos Tokyo 2020, que foram adiados de 2020 para este ano e está programada para estrear em 23 de Julho 2021.

Nota do Editor [2]: Como sempre, mais uma vez reforçamos o que vêm dizendo os profissionais de saúde, lavem sempre as mãos, usem alcool em gél, se possível fique em casa e se caso precise sair, use máscara sempre. Cuide-se, cuidando de você, estará cuidando do próximo também.

Fontes: NHK WorldNHK via ANN

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!