Rússia: Animes de temáticas isekais e zumbis são proíbidos por “encorajarem” a reencarnação

Hoje vamos falar da Rússia, um país grande, bonito, com florestas geladas, que possuí a maior linha ferroviária do mundo, uma história conturbada politicamente e que segue assim até hoje. Por lá, muitos de vocês que acopanham os noticiários sabem que é um país onde muita coisa é controlada e, nisso, os animes tmbém entraram nesta leva. Hoje, a Rússia está mais uma vez no olho do furacão dentro da indústria de anime devido a uma nova resolução que, novamente, um tribunal da cidade de São Petersburgo emitiu.

Recentemente, as autoridades da Rússia proibiram a exibição de animes como Tokyo Ghoul, Elfen Lied, Inuyashiki e Interspecies Reviewers e depois de banirem a Crunchyroll por lá, foi a vez dos animes do género isekai de receberem uma proibição.

Tudo decorre de um comunicado divulgado no canal Telegram do órgão governamental informando que algumas séries de anime foram adicionadas à lista negra, embora sem punições tão severas. Esta resolução determina que os sites AnimeJapan, AnimeGo, Jutsu e Agorov terão que remover algumas de suas entradas, que são relacionadas à séries de animes Konosuba!, Tensei shitara Slime Datta Ken (Tensura), Zombie Land Saga, Nekopara e Princess Lover. Isto porque os referidos sites são de livre acesso, o que significa que qualquer pessoa pode aceder sem ser membro ou ser maior de idade. Por esse motivo, é muito mais fácil espalhar informações “confidenciais” entre os jovens russos.

A proibição é uma resposta às diversas denúncias feitas por públicos, em sua maioria pais, que se reuniram com especialistas no assunto para discutir os motivos pelos quais este material não deveria ser divulgado com tanta liberdade. Após a conclusão, foi mencionado que as séries citadas promovem valores altamente perigosos que podem ser imitados pelos jovens.

Segundo o comunicado, séries como “Isekai” promovem a “reencarnação saudável”, ideia que os faz pensar que, se morrerem, serão transportados para um mundo mágico e perfeito. Isso pode levar os jovens ao suicídio. Além disso, algumas das cenas dessas séries contêm violência, relações sexuais, consumo de álcool e outras atividades que podem prejudicar a saúde mental.

No momento, não há indícios de uma proibição maior desses títulos, uma vez que foi relatado pelos mesmos usuários que moram naquele país, que as séries ainda estão disponíveis em todas as plataformas de streaming. Por outro lado, a pesquisa continuará a ser realizada a esse respeito para evitar que a “má influência” gerada por conteúdo semelhante chegue aos navegadores gratuitos na Rússia.

Dá pra acreditar nesses russos? (Anime: KonoSuba!)

Isekai é um subgênero de light-novels, mangás, animes e jogos caracterizado por um protagonista normal (geralmente um habitante contemporâneo da Terra) que é transportado ou preso num universo paralelo. Alguns títulos bem conhecidos deste gênero são Re:Zero, KonoSuba, Re:Creators, Youjo Senki, Overlord entre outros. O Lau, em vídeo no Canal do Site Anime Xis no Youtube, falou um pouco a respeito e você pode conferir clicando neste link.

Nota do Editor: Eu não sei o que dizer a respeito disso… mas creio que pode ser excesso de vodka no café da manhã do pessoal de lá. Essa vou preferir deixar para vocês responderem nos comentários, o que vocês acham disso?

Por enquanto isso é tudo e a nossa central de animes continuará atenta para novidades.

Fontes: Tribunal de São Petersburgo, OtakuPT, Kudasai

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!