fbpx
14 de junho de 2021

Anime Xis

Notícias de Animes, Eventos, Reviews, Artigos, Podcast e muito mais!

Governo do Japão confirma extensão do Estado de Emergência contra a COVID-19 até 31 de Maio

Prefeituras de Aichi e Fukuoka são inclusas para no novo Estado de Emergência no Japão com 43 milhões de pessoas ou um terço da população japonesa.

O que já era esperado se concretizou. O primeiro-ministro Yoshihide Suga declarou na sexta-feira (07/05) que o atual estado de emergência da nova doença Coronavírus COVID-19 nas prefeituras de Tóquio, Osaka, Kyoto e Hyogo está sendo estendido até o final de Maio e que as prefeituras de Aichi e Fukuoka também serão em Estado de Emergência a partir de 12 de Maio. O estado de emergência estendido cobrirá agora 6 das 13 prefeituras mais populosas do Japão, com 43 milhões de pessoas ou um terço da população japonesa.

No atual estado de emergência, o governo pediu que grandes lojas de departamentos e shopping centers fechassem (exceto aqueles que oferecem itens essenciais para o dia a dia) e que os eventos não tivessem audiência presencial. Sob a nova extensão, o governo vai pedir às grandes lojas de departamentos e shopping centers que fechem às 20h em vez de fecharem totalmente e que os eventos não tenham mais de 5.000 participantes e terminem às 21h.

Uma tela mostra o primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga falando durante uma coletiva de imprensa para anunciar a extensão do estado de emergência contra o Coronavírus, em Tóquio, em 7 de Maio de 2021. (Foto Yuki IWAMURA / AFP)

O governo da prefeitura de Osaka pediu uma extensão do estado de emergência no início desta semana, após relatar uma forte tensão em seu sistema hospitalar. O ministro da Economia e chefe da resposta do governo do COVID-19, Yasutoshi Nishimura, sublinhou a “situação extremamente crítica” em Osaka, alertando que a ocupação de leitos hospitalares em Tóquio pode refletir o estado crítico em Osaka nas próximas duas semanas, a menos que a taxa de infecção diminua. O Japão já registrou 1.131 casos graves de COVID-19, um recorde para o país.

JapãoO governo japonês declarou estado de emergência nas prefeituras de Tóquio, Osaka, Kyoto e Hyogo em 23 de Abril, com previsão de suspensão em 11 de Maio. O estado de emergência pretendia reduzir a quantidade de viagens durante os feriados da Golden Week em curso no país.

Osaka registrou 884 novas infecções por COVID-19 na terça-feira (04/05) e Tóquio registrou 609. No geral, a terça-feira adicionou 4.199 novos casos em todo o Japão. O Japão tem 1.083 pessoas em estado grave na terça-feira (um a menos que o recorde de segunda-feira), o que está colocando o sistema hospitalar sob forte pressão. Osaka sozinha tem 65.

O governo japonês também declarou em 27 de Abril que as quatro prefeituras acima, bem como as prefeituras em “quase estado de emergência”, continuarão restringindo os eventos até Junho. (As restrições anteriores foram definidas para terminar no final de Abril).

O novo estado de emergência fez com que a estréia de alguns filmes fosse adiada até a reabertura dos cinemas. Alguns eventos relacionados a anime, como o Concerto de 5º aniversário de Aqours da franquia Love Live! Sunshine!! em 1 de Maio, o evento da franquia BanG Dream! intitulado BanG Dream! Especial☆Live Girls Band Party! 2020 de 5 e 6 de Junho (que originalmente estava programado para 3 de Maio de 2020, antes de ser adiado pela primeira vez por conta da pandemia) e o evento da franquia Hibike! Euphonium planejado em Uji em 15 de Maio, entre outros foram adiados ou cancelados.


Devido ao novo estádo de emergência, vários lançamentos de filmes no Japão, museus e parques temáticos tiveram suas atividades suspensas.

Akihabara - Japão

O Japão iniciou seu plano de vacinação conta a COVID-19 em 17 de Fevereiro, priorizando trabalhadores médicos. A segunda fase do plano teve início no dia 12 de Abril para idosos.

Vale lembrar também que tudo isso que está acontecendo no Japão pode colocar em cheque novamente a realização dos Jogos Olímpicos Tokyo 2020, que foram adiados de 2020 para este ano e está programada para estrear em 23 de Julho 2021.

Nota do Editor: Como sempre, mais uma vez reforçamos o que vêm dizendo os profissionais de saúde, lavem sempre as mãos, usem alcool em gél, se possível fique em casa e se caso precise sair, use máscara sempre. Cuide-se, cuidando de você, estará cuidando do próximo também.

Outras informações deverão ser divulgadas em breve e a nossa central de animes continuará atenta para novidades.

Fontes: NHK – Link 1, Link 2, Link 3 via ANN

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!