fbpx
14 de junho de 2021

Anime Xis

Notícias de Animes, Eventos, Reviews, Artigos, Podcast e muito mais!

Tokyo Revengers: Episódio 5 do anime sofre censuras fora do Japão

O motivo da censura no ocidente seria uma possível confusão dos espectadores em um simbolo que apareceu no episódio de Tokyo Revengers.

Alguns podem dizer que é exagero por se tratar de uma obra fictícia, outros podem realmente levar a sério e querer exigir o “cancelamento” do anime. Entre um e outro, é mais um caso a ser observado.

Por meio das redes sociais, vários usuários expressaram sua indignação ao perceber que a adaptação em anime do mangá de Ken Wakui, Tokyo Revengers, foi censurada para ser transmitida fora do Japão. A censura inclui uma variedade de efeitos de luz, close-ups e até mesmo cenas deletadas atrás de uma tela preta com o objetivo de não exibir um certo símbolo representativo na tela.

Para entender a situação, deve-se notar que o nome da gang no Japão é “Tokyo Manji Gang”, que em japonês é escrito como 東京 卍 會, usando uma sauastika, ou sauvástica (卍) para sua escrita. Não é necessário pensar muito sobre isso para identificar o motivo pelo qual o símbolo teve que ser censurado fora do Japão, já que poderia ser facilmente confundido com a suástica (卐), que é comumente associada ao nazismo, embora sejam completamente diferentes. A sauvástica (卍) é um simblo associado aos templos japoneses.

Abaixo está a primeira versão sem censura exibida no Japão e, em seguida, a versão lançada para o Ocidente.

Segundo informações, a plataforma Crunchyroll, que transmite a série para o Brasil e América Latina, também exibiu a versão censurada do episódio mais recente (a versão exibida no Japão não tem censura) e os fãs, além de expressarem sua indignação, também estão mais do que preocupados com a censura do que com o símbolo, que representa a gang sobre a qual gira toda a série, está sujeito a censura, pois terá grande impacto no impacto visual da série e, principalmente, na aprovação do público.

Um vídeo circula no Twitter mostrando uma cena e o imenso trabalho de censura que vem sendo aplicado [ATENÇÃO: O trecho do vídeo mostrado pode conter spoiler do 5º episódio do anime. É por sua conta em risco assistir] :

“Versão distribuída VS Versão sem censura. Isso é um escândalo! Essa censura não é possível. Isso é claramente um abusoJá os closes são normais, mas planos gerais e fundos pretos, NÓS NÃO PODEMOS ACEITAR ISSO! A comunidade claramente merece melhor!” Escreveu a pessoa acima no relato. O vídeo ainda mostra cenas inteiras sendo cortadas e cobertas por uma transição de tela preta.

Não foram divulgadas informações se outros serviços de streaming fora do Japão que transmitem o anime também censuraram as cenas do episódio.

Nota do Editor: Eu particularmente até o momento desta publicação ainda não assisti o episódio, então não sei se na versão brasileira também censuraram. Vou dar uma olhada no decorrer desta semana. Mas eu fico na dúvida se isso realmente pode gerar uma revolta dos fãs, não pelo fato da censura, mas pelo simbolo mostrado. Muitos que não tem o conhecimento e não sabem diferencia-los podem facilmente confundi-los e começar uma revolta pior do que das partes censuradas do anime. Eu vou deixar essa pra vocês comentarem nos comentários o que acham.


O anime estreou no canal MBS em 10 de Abril às 1:35h (efetivamente já sendo 11 de Abril no horário do Japão).

O anime então estreou posteriormente na TV TokyoTV AichiTV Hokkaido e TVQ Kyushu Broadcasting em 11 de Abril. O anime também começou a ser exibido no BS Asahi em 18 de AbrilAT-X em 12 de AbrilSan-in Chūō Television Broadcasting em 14 de AbrilRyukyu Asahi Broadcasting em 15 de Abril e RKK Kumamoto Broadcasting em 23 de Abril.

Crunchyroll está transmitindo o anime para fora do Japão e, anúnciou que vai lançar em breve uma versão dublada em português.

Visual:

Tokyo Revengers

Enredo:

A Kodansha Comics está publicando o mangá digitalmente em inglês e descreve a história:

Assistindo às notícias, Takemichi Hanagaki descobre que sua namorada dos tempos do ensino médio, Hinata Tachibana, morreu. A única namorada que ele já teve foi morta por um grupo de vilões conhecido como Gang Manji, de Tóquio. Ele mora em um apartamento ruim com paredes finas, e seu chefe seis anos mais novo o trata como um idiota. Além disso, ele é um virgem completo e total… No auge de sua vida no fundo do poço, ele repentinamente salta doze anos nos dias do ensino médio!! Para salvar Hinata e mudar a vida que ele passou fugindo, Takemichi, sem esperanças, deve procurar o topo da gangue mais sinistra de delinquentes de Kanto!

Staff:

Koichi Hatsumi (Berserk: The Golden Age Arc I – The Egg of the King, Blue Exorcist: Kyoto Saga, Deadman Wonderland, Gangsta.) está dirigindo o anime na LIDEN FILMS e Yasuyuki Muto (Basilisk, Deadman Wonderland, Sengoku Basara – Samurai Kings) é o responsável pelos scripts da série. Kenichi Ohnuki (Golden Kamuy, Gundam Build Fighters) e Keiko Ōta (Ace Attorney, Hyakko) estão projetando os personagens. Satoki Iida está dirigindo o som e Hiroaki Tsutsumi (Children of the Whales, Dr. Stone, Jujutsu Kaisen) está compondo a música.

Os outros membros da equipe incluem:

Projeto Mecânico / Prop: Hideki Fukushima
Diretor de arte: Manabu Otsuzuki
Design de arte: Naomi Ogura, Yuuho Taniuchi
Artista da chave de cores: Kunio Tsujita
Diretor de fotografia de composição: Mitsuyoshi Yamamoto
Diretor 3D: Masato Hira
Diretor de som: Satoki Iida

Tokyo Revengers

A música tema de abertura é “Cry Baby”, do grupo Official HiGE DANdism. O artista eill está apresentando a música tema de encerramento “Koko de Iki o Shite” (Take a Breath Here).

Outras Informações:

Wakui lançou o mangá Tokyo Revengers na revista da KodanshaWeekly Shonen Magazine em Março de 2017 e a Kodansha publicou o 17º volume do mangá em 15 de Maio. A Kodansha Comics publicou o 15º volume digitalmente em inglês em 12 de Maio na América do Norte.

A série de mangás Tokyo Revenge está inspirando também um filme live-action que deve ser lançado nos cinemas do Japão em 9 de Outubro. As filmagens começaram no inverno passado, mas foram suspensas devido à pandemia de Coronavírus COVID-19 para priorizar a saúde do elenco e equipe de produção.

Wakui serializou o mangá Shinjuku Swan mangá na revista da KodanshaYoung Magazine entre 2005 à 2013 com 38 volumes. O mangá inspirou uma série de televisão em live-action de seis episódios em 2007 e dois filmes live-action em Maio de 2015 e Janeiro de 2016.

Por enquanto isso é tudo e a nossa central de animes continuará atenta para novidades.

Fontes: Kudasai

– Leia mais sobre os Animes da Temporada de Primavera 2021 aqui no Anime Xis!

– Mais notícias de animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!