Japão: Extensão do Estado de Emergência mexe novamente com funcionamento de cinemas e parques temáticos

Conforme divulgamos recentemente, o governo japonês aprovou que o atual estado de emergência da nova doença Coronavírus COVID-19 nas prefeituras de Tóquio, Osaka, Kyoto e Hyogo fosse estendido até o final de Maio e que as prefeituras de Aichi e Fukuoka também serão em Estado de Emergência a partir de 12 de Maio. O estado de emergência estendido cobrirá agora 6 das 13 prefeituras mais populosas do Japão, com 43 milhões de pessoas ou um terço da população japonesa.

Novamente, isso mexe com o funcionamento de cinemas, parquês temáticos. A Universal Studios Japan revelou na sexta-feira (07/05) que está estendendo seu fechamento temporário, depois que o governo japonês anunciou a extensão do Estado de Emergência. O parque temático fechou temporariamente com a declaração do novo estado de emergência no dia 25 de Abril devido à nova doença do Coronavírus COVID-19.

No entanto, vários outros parques temáticos serão reabertos. O parque temático Nijigen no Mori na prefeitura de Hyogo reabrirá sua área Crayon Shin-chan em 12 de Maio, mas limitará o número de pessoas no parque. Além disso, os parques temáticos Sanrio Puro Land e Yomiuri Land serão reabertos em 14 e 12 de Maio, respectivamente.


A TOHO CINEMAS confirmou na segunda-feira (10/05) que continuará a manter seus cinemas fechados em Tóquio e Osaka até 31 de Maio (quando o atual estado de emergência está programado para terminar). A rede também vai limitar os horários de atendimento de alimentos, inclusive em prefeituras não atendidas pelo atual estado de emergência. O Cinema Sunshine também revelou que seus cinemas continuarão fechados. A TOHO e a maioria das outras grandes cadeias de cinema do Japão fecharam temporariamente os cinemas nas prefeituras cobertas pelo estado de emergência em 25 de Abril.

O site oficial de Sidonia no Kishi: Ai Tsumugu Hoshi (Knights of Sidonia: The Star Where Love is Spun), um filme anime com uma história totalmente nova baseada no mangá de Tsutomu Nihei, Knights of Sidonia (Sidonia no Kishi) revelou nesta segunda-feira (10/05) que a equipe está adiando o lançamento do filme para 4 de Junho devido à nova doença Coronavírus COVID-19 e ao estado de emergência estendido no Japão. Um evento de saudação ao palco agendado para sábado foi cancelado.

O filme estava programado para estrear no Japão na sexta-feira. O novo filme segue um caminho diferente do mangá e traz uma nova história supervisionada por Nihei. O filme traz de volta os membros do elenco. A nova história se passa 10 anos depois da série de televisão, com personagens retornando da história anterior.

O site oficial para Kakegurui: Zettai Zetsumei Russian Roulette (Kakegurui : Last Resort Russian Roulette), o filme live-action baseado no mangá de Homura Kawamoto e Tōru Naomura, Kakegurui – Compulsive Gambler, também anunciou nesta segunda-feira que está adiando pela segunda vez o lançamento do filme no Japão. A equipe irá revelar uma nova data de lançamento em breve.

O filme já havia sido adiado de sua data original de 29 de Abril para 12 de Maio, devido a declaração deita em 25 de Abril do início do estado de emergência. Um evento de apresentação de “saudação de palco” na quarta-feira também foi cancelado.

Além disso, o site oficial para 100 Nitikan Ikita Wani (Wani Lived for 100 days), o anime filme do mangá de Yuuki Kikuchi, 100-nichi ir ni Shinu Wani (Wani Dies in 100 Days), anunciou na segunda-feira que o filme está sendo adiado devido a COVID-19.

A equipe irá revelar uma nova data de lançamento mais tarde. O filme estava programado para estrear em 28 de maio.


O governo da prefeitura de Fukuoka cancelou a passagem da tocha das Olimpíadas de Tóquio para a prefeitura. O revezamento da tocha foi programado para esta semana na prefeitura, mas na sexta-feira o governo japonês acrescentou a prefeitura de Fukuoka ao estado de emergência no Japão. O revezamento da tocha na província de Okayama também é “improvável” de ser realizado em estradas públicas de acordo com o The Mainichi e também pode ser cancelado completamente.

Fukuoka foi a primeira prefeitura a cancelar totalmente o revezamento. O revezamento da tocha na prefeitura de Osaka foi desviado das vias públicas e, em vez disso, os portadores da tocha correram em um parque vazio. Na semana passada, seis funcionários do revezamento da tocha em Kagoshima testaram positivo para COVID-19.


Além disso, a Bushiroad anunciou no domingo (09/05) que sete lutadores e dois membros da equipe de seu New Japan Pro-Wrestling foram recentemente diagnosticados com COVID-19 em uma infecção de cluster. A organização adiou dois eventos que aconteceriam nos dias 15 e 29 de Maio.

Durante o estado de emergência, alguns eventos relacionados a anime, como o Concerto de 5º aniversário de Aqours da franquia Love Live! Sunshine!! em 1 de Maio, o evento da franquia BanG Dream! intitulado BanG Dream! Especial☆Live Girls Band Party! 2020 de 5 e 6 de Junho (que originalmente estava programado para 3 de Maio de 2020, antes de ser adiado pela primeira vez por conta da pandemia) e o evento da franquia Hibike! Euphonium planejado em Uji em 15 de Maio, entre outros foram adiados ou cancelados.


Akihabara - Japão

O Japão iniciou seu plano de vacinação conta a COVID-19 em 17 de Fevereiro, priorizando trabalhadores médicos. A segunda fase do plano teve início no dia 12 de Abril para idosos.

Apesar do revesamento da tocha olímpica estar sendo realizado em algumas cidades, vale lembrar também que tudo isso que está acontecendo no Japão pode colocar em cheque novamente a realização dos Jogos Olímpicos Tokyo 2020, que foram adiados de 2020 para este ano e está programada para estrear em 23 de Julho 2021. Apesar disso, as autoridades japonesas e do Comitê Olímpico Internacional (COI) ainda confirmam e acreditam na realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, mesmo sem a presença do público residente no Japão.

Nota do Editor: Como sempre, mais uma vez reforçamos o que vêm dizendo os profissionais de saúde, lavem sempre as mãos, usem alcool em gél, se possível fique em casa e se caso precise sair, use máscara sempre. Cuide-se, cuidando de você, estará cuidando do próximo também.

Outras informações deverão ser divulgadas em breve e a nossa central de animes continuará atenta para novidades.

Fontes: ANN – Link 1, Link 2, Link 3; Site do filme Kakegurui: Zettai Zetsumei Russian Roulette, Site do Filme 100-nichi go ni Shinu Wani, Site do filme Knights of Sidonia, Universal Studios Japan – Site, Mantam Web, Site do Nijigen no Mori, NHK, TOHO – Link 1, Link 2; The Mainichi – Link 1, Link 2; Tokyo Sports, Hachima Kiko – Link 1, Link 2, Link 3; Oricon News, Ota-Suke

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!