Japão pretende suspender Estado de Emergência contra COVID-19 em todas as áreas, exceto Okinawa

O governo japonês pretende suspender o Estado de Emergência da nova doença Coronavírus COVID-19 em nove prefeituras: Tóquio, Kyoto, Osaka, Hyogo, Aichi, Fukuoka, Hokkaido, Okayama e Fukushima. O governo planeja estender o estado de emergência para uma 10ª prefeitura, Okinawa, até 11 de Julho, já que o sistema de saúde local ainda está perto da capacidade.

O governo havia prorrogado o atual Estado de Emergência até 20 de Junho. Mesmo sem os protocolos mais rigorosos, sete das prefeituras afetadas – Hokkaido, Tóquio, Aichi, Osaka, Hyogo, Kyoto e Fukuoka – pretendem manter ações preventivas intensivas medidas até 11 de Julho.

Mais cinco prefeituras não estão em Estado de Emergência agora, mas já vêm aplicando medidas preventivas intensivas. Essas medidas serão suspensas em 20 de Junho para Gifu e Mie, mas permanecerão em vigor em Saitama, Chiba e Kanagawa até 11 de Julho.

O governo vai consultar um comitê de especialistas em doenças infecciosas na quinta-feira (17/06) sobre esses planos. Se os planos forem aprovados, eles serão finalizados em uma reunião de tarefa do governo. O comitê também está discutindo se manterá algumas medidas em vigor e também se relaxará algumas das restrições, como limites de participação em eventos.

O atual estado de emergência cobre mais de 40% da população japonesa.

O Comitê Olímpico Internacional e o governo de Tóquio ainda pretendem realizar as Olimpíadas de Tóquio (que já foi adiada em relação ao ano passado e remarcada para 23 de Julho a 8 de Agosto deste ano), apesar dos apelos da maioria dos cidadãos japoneses entrevistados e de pessoas de fora do Japão para cancelar os jogos. Uma equipe australiana de softball totalmente vacinada, composta por 30 atletas e equipe, foi os primeiros atletas olímpicos a chegar ao Japão em 1º de Junho, montando um campo de treinamento em Gunma.

Sob a extensão, o governo pediu que grandes lojas de departamentos e shopping centers (maiores que 1.000 metros quadrados ou cerca de 10.800 pés quadrados), salões de pachinko, galerias e balneários públicos fechassem até às 20h00 nos dias de semana e, para fecha inteiramente nos fins de semana. O governo também pediu que os eventos tivessem no máximo 5.000 participantes (ou no máximo 50% da capacidade) e terminassem às 21h. Antes da prorrogação, o governo havia solicitado o fechamento desses estabelecimentos e que os eventos não tivessem audiências presenciais.

O governo japonês declarou Estado de Emergência nas prefeituras de Tóquio, Osaka, Kyoto e Hyogo em 23 de Abril. Este último estado de emergência foi originalmente previsto para suspender em 11 de Maio. O estado de emergência tinha como objetivo reduzir a quantidade de viagens durante o feriados da Golden Week do país no início de Maio. O governo japonês então estendeu o estado de emergência até 31 de Maio e acrescentou as prefeituras de Aichi e Fukuoka desde 12 de Maio. O governo então acrescentou Hokkaido, Okayama e Hiroshima em 16 de Maio. O estado de emergência foi extendido até 20 de Junho.

Akihabara - Japão


O Japão iniciou seu plano de vacinação conta a COVID-19 em 17 de Fevereiro, priorizando trabalhadores médicos. A segunda fase do plano teve início no dia 12 de Abril para idosos.

Nota do Editor: Como sempre, mais uma vez reforçamos o que vêm dizendo os profissionais de saúde, enquanto a vacina não chega até vocês, lavem sempre as mãos, usem alcool em gél, se possível fique em casa e se caso precise sair, use máscara sempre. Cuide-se, cuidando de você, estará cuidando do próximo também.

Por enquanto isso é tudo e estaremos atentos para qualquer novidades.

Fonte: NHK , NHK World via ANN

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!