As vésperas das Olímpiadas, Tóquio entrará em 4º Estado de Emergência a partir de 12 de Julho

O governo japonês declarou formalmente o quarto estado de emergência para a nova doença Coronavírus COVID-19 em Tóquio na quinta-feira (08/07). O estado de emergência irá vigorar da próxima segunda-feira, 12 de Julho a 22 de Agosto. Além disso, o atual estado de emergência de Okinawa continuará até 22 de Agosto.

Saitama, Chiba, Kanagawa e Osaka continuarão com suas medidas preventivas direcionadas até 22 de Agosto, enquanto Hokkaido, Aichi, Kyoto, Hyogo e Fukuoka as encerrarão conforme planejado no domingo. O Comitê Olímpico Internacional e o governo de Tóquio estão decidindo se permitirão ou não espectadores presenciais nas Olimpíadas.

Tóquio - Tokyo -

Sob o novo estado de emergência, o governo solicita eventos para limitar o atendimento a 50% da capacidade ou 5.000 pessoas, o que for menor e para terminar às 21h00. O governo solicita grandes instalações, como lojas de departamentos e galerias para fechar até 20:00h e os cinemas fecham às 21h00 – mas não fecham completamente como em alguns dos estados de emergência anteriores. O governo está oferecendo pagamentos antecipados para restaurantes e bebidas se fecharem até as 20h e pararem de servir bebidas alcoólicas. (Anteriormente, os pagamentos vinham após um processo de inscrição).

Tóquio relatou 896 novos casos de COVID-19 na quinta-feira, o 19º dia consecutivo com mais casos novos do que na semana anterior. Foi confirmado que 98 dos casos têm a substituição da proteína de pico L452R encontrada em variantes recentes do vírus que causa COVID-19 – particularmente a variante Delta que é 2,5 vezes mais contagiosa do que a cepa original. Até às partir das 18h30 de quinta-feira, o Japão notificou 2.246 novos casos em todo o país.

Tóquio - Olimpiadas

Na terça-feira, 26,35% da população total do Japão recebeu a primeira dose da vacina contra a COVID-19 e de 15,05% a segunda. O primeiro-ministro Yoshihide Suga disse na quinta-feira que 27% já receberam a primeira injeção e o Japão projeta que 40% receberão a primeira injeção até o final do mês. O governo espera que o novo estado de emergência seja o último, uma vez que um número suficiente de pessoas esteja totalmente vacinado.

O Comitê Olímpico Internacional e o governo de Tóquio ainda pretendem realizar as Olimpíadas de Tóquio, apesar da maioria dos cidadãos japoneses entrevistados querer que eles cancelem, atrasem ou modifiquem os jogos. Os jogos já foram adiados em relação ao ano passado e remarcados para 23 de Julho a 8 de Agosto deste ano.

O primeiro estado de emergência no Japão ocorreu de 7 de Abril a 6 de Maio do ano passado em Tóquio, Kanagawa, Saitama, Chiba, Osaka, Hyogo e Fukuoka. O governo expandiu o estado de emergência para outras prefeituras e, eventualmente, para todo o país em 16 de Abril. O governo então estendeu o estado de emergência até 31 de Maio, mas acabou suspendendo-o para a maioria das prefeituras e depois para todo o país seis dias antes.

O segundo estado de emergência no Japão ocorreu de 8 de Janeiro a 7 de Fevereiro deste ano em Tóquio e nas prefeituras vizinhas de Saitama, Kanagawa e Chiba. O governo estendeu o estado de emergência para mais sete prefeituras em 13 de Janeiro e estendeu-o até 7 de Fevereiro. O governo então estendeu o estado de emergência ainda mais em todas essas prefeituras, exceto Tochigi, até 7 de Março e prorrogou -o novamente em Tóquio, Saitama , Kanagawa e Chiba até 21 de Março.

O terceiro estado de emergência no Japão ocorreu de 25 de Abril a 11 de Maio em Tóquio, Osaka, Kyoto e Hyogo. O governo estendeu o estado de emergência até 31 de Maio e acrescentou as prefeituras de Aichi e Fukuoka. O governo acrescentou as prefeituras de Hokkaido, Okayama e Hiroshima em 16 de Maio e estendeu o Estado de Emergência em nove prefeituras até 20 de Junho. Okinawa ainda está sob esse estado de emergência e sete das prefeituras mantiveram “medidas preventivas direcionadas” até 11 de Julho.

Em atualizações divulgadas posteriormente as informações acima, a emissora japonesa NHK relatou na noite de quinta-feira no Japão que o Comitê Olímpico Internacional, o governo de Tóquio e outros organizadores pretendem barrar os espectadores em eventos olímpicos em Tóquio. Alguns eventos, como a maratona em Sapporo, Hokkaido e o surfe em Chiba, estão fora do estado de emergência. Os organizadores decidirão quem serão os espectadores desses eventos após receber a opinião dos governadores dessas prefeituras.

A NHK também relatou que os eventos olímpicos em Saitama, Chiba e Kanagawa também barrarão os espectadores. Miyagi, Fukushima e Shizuoka ainda limitarão a participação de seus eventos em 10.000 ou 50% da capacidade, o que for menor. O Estádio Ibaraki Kashima só permite crianças em idade escolar nos jogos de futebol. O local da maratona de Hokkaido ainda está em discussão.

Posteriormente, a NHK relatou que os locais de Hokkaido permitirão espectadores, mas limitarão a participação de seus eventos em 10.000 ou 50% da capacidade, o que for menor.


O Japão iniciou seu plano de vacinação conta a COVID-19 em 17 de Fevereiro, priorizando trabalhadores médicos. A segunda fase do plano teve início no dia 12 de Abril para idosos.

Nota do Editor: Como sempre, mais uma vez reforçamos o que vêm dizendo os profissionais de saúde, enquanto a vacina não chega até vocês, lavem sempre as mãos, usem alcool em gél, se possível fique em casa e se caso precise sair, use máscara sempre. Cuide-se, cuidando de você, estará cuidando do próximo também.

Por enquanto isso é tudo e estaremos atentos para qualquer novidades.

Fonte: NHK – Link 1, Link 2, Link 3 via ANN

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!