Japão: Estado de Emergência contra a COVID-19 será estendido em todo país de 08 à 31 de Agosto

Em meio a realização dos Jogos Olímpicos Tokyo 2020 no Japão, a situação dos casos de infecções subiram e muito. O chefe do painel consultivo do governo japonês sobre a nova doença Coronavírus COVID-19, Shigeru Omi, pediu ao Japão que considere declarar um estado de emergência nacional em meio a um novo registro diário de casos na quarta-feira (04/08). O Japão relatou 14.207 novos casos de COVID-19, sua maior contagem diária. O número total de infecções no Japão é de 971.904. O país registrou 15.246 mortes em decorrência do vírus. Omi afirmou que a variante Delta do vírus é um fator no aumento do número de infecções.

Tóquio relatou 4.166 novos casos na quarta-feira, superando o recorde anterior de 4.058 casos em 31 de Julho. As autoridades de Tóquio afirmaram que 115 pessoas estavam em estado grave, três a mais que no dia anterior.

Estado de Emergência - Tóquio - NHK
Gráfico mostra o aumento dos casos de infecções de COVID-19 na capital japonesa (reprodução: NHK World)

O governo já está planejando que mais oito prefeituras adotem medidas antivírus mais intensivas em quase Estado de Emergência de 8 a 31 de Agosto. As prefeituras são Fukushima, Ibaraki, Tochigi, Gunma, Shizuoka, Aichi, Shiga e Kumamoto. Um painel de especialistas em doenças se reunirá na quinta-feira para recomendar formalmente a mudança.

O primeiro-ministro Yoshihide Suga anunciou na segunda-feira (02/08) a nova política do governo, segundo a qual pacientes com COVID-19 sem sintomas graves se recuperariam em casa. Omi afirmou que mais apoio seria fornecido para os sistemas de saúde da comunidade, incluindo médicos de clínica geral e enfermeiras visitantes. Ele acrescentou que mais medidas são necessárias para dar aos pacientes opções de recuperação.

Kyoto, Hokkaido, Fukuoka, Hyogo e Ishikawa movidos a medidas anti-vírus mais intensivos na segunda-feira e eles vão permanecer em um quase-estado de emergência até 31 de Agosto.

Osaka, Kanagawa, Saitama e Chiba entraram em estado de emergência total mais estrito a partir de 2 de Agosto até 31 de Agosto. Além disso, o atual estado de emergência em Tóquio e Okinawa teve sua data de término prorrogada de 22 a 31 de Agosto.

O país relatou 10.699 novos casos de COVID-19 na última quinta-feira – a primeira vez que houve mais de 10.000 novos casos em um dia.

Especialistas do governo expressaram sua preocupação com a escassez de leitos hospitalares, já que os novos casos aumentaram cerca de 50% por semana neste mês e eles projetam que esse crescimento exponencial continuará a menos que medidas sejam tomadas.

Tóquio - Tokyo -

No atual estado de emergência, o governo solicita eventos para limitar o atendimento a 50% da capacidade ou 5.000 pessoas, o que for menor e para encerrar às 21h00. O governo também solicita grandes instalações, como lojas de departamentos e galerias para fechar por 20h e os cinemas fecham às 21h – mas não fecham completamente como em alguns dos estados de emergência anteriores. O governo está oferecendo pagamentos antecipados para restaurantes e bebidas se fecharem até as 20h e pararem de servir bebidas alcoólicas (Anteriormente, os pagamentos vinham após um processo de inscrição).


O Japão iniciou seu plano de vacinação conta a COVID-19 em 17 de Fevereiro, priorizando trabalhadores médicos. A segunda fase do plano teve início no dia 12 de Abril para idosos.

Nota do Editor: Como sempre, mais uma vez reforçamos o que vêm dizendo os profissionais de saúde, enquanto a vacina não chega até vocês, lavem sempre as mãos, usem alcool em gél, se possível fique em casa e se caso precise sair, use máscara sempre. Cuide-se, cuidando de você, estará cuidando do próximo também.

Por enquanto isso é tudo e estaremos atentos para qualquer novidades.

Fontes: NHK World – Link 1, Link 2, Link 3, NHK Japan via ANN

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!