Japão: Infecções por COVID-19 podem estar fazendo estúdios de animes suspenderem os trabalhos

Muita gente que lê o Site Anime Xis se pergunta: “Por que estão publicando informações sobre o Estado de Emergência no Japão, COVID-19 e tudo mais?”. Bom, querendo ou não esta situação vêm causando transtornos por lá e isso se mostra realidade quando atinge a indústria da animação, da qual nós cobrimos as informações. Alguns exemplos disso são seiyuus que, devido as suas atividades e contatos com diversas pessoas, acabaram se contaminando.

Mas isso não é algo restrito aos seiyuus, já que um projeto de animação exige a presença de membros do staff. Na semana passada, vários profissionais da indústria de animes, incluindo o popular diretor Takashi Watanabe e um animador que trabalhou em várias temporadas de My Hero Academia comentaram no Twitter que alguns estúdios de animação em Tóquio estariam atualmente fechados devido por infecções de Coronavírus COVID-19.

Industria de anime - Shirobako
Aoi Miyamori: “- Você não pode vir trabalhar porque também está com COVID? Estamos fritos” (Anime: Shirobako)

Watanabe comentou que “ele ouviu falar pelo menos sobre um estúdio que está fechado pelas infecções”. Foi dito pelo diretor que o estúdio em questão pediu para que qualquer pessoa que soubesse sobre o fechamentos e das infecções não falasse publicamente sobre, porém Watanabe se mostrou preocupado por sua própria saúde e também comentou que a indústria de animes está “navegando em águas perigosas.

Abaixo, você pode conferir os Tweets do diretor:

Na mensagem de Watanabe:

“Existe uma ordem implícita sobre isso, mas ouvi falar que pelo menos um estúdio está atualmente fechado devido às infecções. Eu tenho certeza que há outros por aí, mas as informações não foram divulgadas. Eu não tenho ideia quando eu terei contato próximo com isso. Nós estamos navegando por águas perigosas.

Por que a indústria de animação não parou?

Eu percebi que essa decisão não pode ser feita por pessoas no nível de produção.”

Acima ele completa:

Nós vamos precisar perder mais trabalhadores da indústria para começar a ver mudanças?

Vários deles trabalham de forma independente então é culpa deles?

A empresa é mesmo tão importante?”

Um animador que tweeta sob o nome @yamaaan222 também comentou sobre o caso, falando que sabe pelo menos sobre cinco estúdios que estão fechados devido às infecçõees por COVID-19, mas também não falou sobre quais. O animador ponderou se esses fechamentos são uma ação conjunta.

https://twitter.com/yamaaan222/status/1427944417973784579?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1427944417973784579%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.crunchyroll.com%2Fpt-br%2Fanime-news%2F2021%2F08%2F25-1%2Fdiversos-estdios-de-animao-estariam-fechados-devido-s-infeces-por-covid-19-no-japo

A mensagem no Twitter:

“Eu não sei se se é uma ação conjunta ou não, porém escutei histórias sobre alguns estúdios que ou tiveram casos de COVID confirmados ou estão fechados… Eu tenho certeza que são mais, mas por enquanto sei de apenas cinco estúdios diferentes”.

Um designer que respondeu ao tweet de Watanabe comentou que tem duas empresas que ele conhece que estão fazendo a mesma coisa, mostrando que não é só um problema na indústria de animação, mas também em outros negócios do Japão.

Na resposta dele:

“A indústria de design está do mesmo jeito. Conheço duas empresas que eu sei que estão na mesma.

Nota do Editor: Cuidem-se pessoal, embora a vacinação já está aí, é importante as orientações das autoridades de saúde. Use máscara sempre, mantenha o distanciamento social e mantenha você, seu lar e seu local de trabalho sempre limpos e higienizados. 

Por enquanto isso é tudo e a nossa central de animes continuará atenta para novidades.

Fontes: Takashi Watanabe no Twitter@yamaaan222 no Twitter@hideono4000gt no Twitter, Crunchyroll, ANN

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!