Japão confirma extensão do Estado de Emergência contra a COVID-19 até 30 de Setembro

O governo japonês estendeu o atual Estado de Emergência para 19 prefeituras de 12 a 30 de Setembro devido aos efeitos contínuos da nova doença Coronavírus COVID-19. Duas das 21 prefeituras sob o atual estado de emergência, Miyagi e Okayama, passarão para um quase estado de emergência.

As 19 prefeituras sob o estado de emergência estendido são Tóquio, Kanagawa, Saitama, Chiba, Osaka, Okinawa, Kyoto, Hyogo, Fukuoka, Tochigi, Ibaraki, Gunma, Shizuoka, Hokkaido, Gifu, Aichi, Mie, Shiga e Hiroshima. Seis outras prefeituras estenderão seu atual quase Estado de Emergência até 30 de Setembro, enquanto outras seis prefeituras – Toyama, Yamanashi, Ehime, Kochi, Saga e Nagasaki – terão as restrições totalmente removidas conforme programado para 12 de Setembro.

Estado de Emergencia - Japao - NHK
Reprodução: NHK World

O primeiro-ministro Yoshihide Suga afirmou que o governo terminará de dar as vacinas aos que as desejarem em Outubro ou Novembro. Ele acrescentou que o governo planeja aliviar as restrições verificando os certificados de vacinação ou resultados de testes negativos como verificação.

O Japão relatou 10.400 novos casos na quinta-feira, com apenas Tóquio relatando 1.675. A média móvel de casos confirmados, já nesta “quinta onda”, vêm sendo reduzida. Além disso, já passam de 60% da população residente no Japão que tomou a 1ª dose e pouco mais de 50% que está completamente imunizada.

O ministério da saúde afirmou que há quase 2.200 pacientes com COVID-19 em todo o Japão que estão em estado grave. Devido à escassez de leitos hospitalares para COVID-19, muitas pessoas em Tóquio precisam se recuperar em casa, com médicos verificando seu estado por telefone.

Tóquio - Tokyo -

O primeiro-ministro Suga listou três pilares para a implementação de medidas de emergência: “melhorar o sistema médico, prevenir infecções e realizar vacinas”. Ele também pediu uma redução drástica no fluxo de pessoas, incluindo um corte de 70% na movimentação de passageiros. As autoridades nas áreas afetadas também vão pedir aos restaurantes e bares que parem de servir bebidas alcoólicas e fechem mais cedo. Eles também imporão restrições mais rígidas e limitarão o número de clientes em shoppings e eventos. O governo preparará instalações como estações de oxigênio e fornecerá a alguns hospitais dois medicamentos que são usados ​​no tratamento de coquetéis de anticorpos.


O Japão iniciou seu plano de vacinação conta a COVID-19 em 17 de Fevereiro, priorizando trabalhadores médicos. A segunda fase do plano teve início no dia 12 de Abril para idosos.

Nota do Editor: Como sempre, mais uma vez reforçamos o que vêm dizendo os profissionais de saúde, enquanto a vacina não chega até vocês, lavem sempre as mãos, usem alcool em gél, se possível fique em casa e se caso precise sair, use máscara sempre. Cuide-se, cuidando de você, estará cuidando do próximo também.

Por enquanto isso é tudo e a nossa central de animes continuará atenta para novidades.

Fontes: NHK World via ANN

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!