Japão: Estado de Emergência contra a COVID-19 em 19 prefeituras será encerrado em 30 de Setembro

A NHK informou na terça-feira (28/09) que o governo japonês não prorrogará o estado de emergência no país e encerrará oficialmente o Estado de Emergência em 19 prefeituras em 30 de Setembro. O governo também encerrará as medidas quase emergenciais em oito prefeituras.

Tóquio - Tokyo -

No entanto, algumas restrições ainda estarão em vigor e o governo planeja diminuí-las em etapas. Por um mês após o estado de emergência, os eventos podem ocorrer com capacidade limitada. Além disso, embora os restaurantes passem a ter permissão para servir bebidas alcoólicas, os governadores das províncias podem colocar restrições aos restaurantes devido a situações de infecção local. Tóquio, por exemplo, permitirá que alguns restaurantes sirvam bebidas alcoólicas, mas os restaurantes fecharão às 21h e só podem aceitar até quatro pessoas em um grupo.

O ministro da Saúde, Tamura Norihisa, afirmou na segunda-feira (27/09) que o governo japonês agora está procurando diminuir as restrições, devido à queda nos números de novas infecções. Tóquio teve 154 novos casos na segunda-feira, a primeira vez em cerca de seis meses, o número diário caiu para menos de 200. O Japão relatou 1.147 novas infecções na segunda-feira.

No início deste mês, o governo estendeu o atual estado de emergência para 19 prefeituras de 12 a 30 de Setembro devido aos efeitos contínuos da nova doença Coronavírus COVID-19. As 19 prefeituras sob o estado de emergência estendido são Tóquio, Kanagawa, Saitama, Chiba, Osaka, Okinawa, Kyoto, Hyogo, Fukuoka, Tochigi, Ibaraki, Gunma, Shizuoka, Hokkaido, Gifu, Aichi, Mie, Shiga e Hiroshima. Seis outras prefeituras prorrogaram seu atual quase estado de emergência até 30 de Setembro, enquanto outras seis prefeituras – Toyama, Yamanashi, Ehime, Kochi, Saga e Nagasaki – tiveram as restrições totalmente removidas conforme programado para 12 de Setembro.

O atual estado de emergência em Tóquio começou em 12 de Julho, mas Okinawa está em Estado de Emergência há cerca de quatro meses. O dia 1º de Outubro será a primeira vez desde 4 de Abril que nenhuma prefeitura do Japão estará sob estado de emergência ou quase estado de emergência.


O Japão iniciou seu plano de vacinação conta a COVID-19 em 17 de Fevereiro, priorizando trabalhadores médicos. A segunda fase do plano teve início no dia 12 de Abril para idosos. Atualmente, o Japão já está próximo de 60% da população de residentes estar imunizado já com a segunda dose da vacina.

Nota do Editor: Como sempre, mais uma vez reforçamos o que vêm dizendo os profissionais de saúde, enquanto a vacina não chega até vocês, lavem sempre as mãos, usem alcool em gél, se possível fique em casa e se caso precise sair, use máscara sempre. Cuide-se, cuidando de você, estará cuidando do próximo também.

Por enquanto isso é tudo e a nossa central de animes continuará atenta para novidades.

Fontes: NHK World – Link 1, Link 2link 3Link 4Link 5The Mainichi via ANN

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!