OSCAR 2022: “Josee the Tiger and the Fish”, “BELLE”, “Pompo: The Cinéphile” e outros 3 animes são pré-indicados ao prêmio de melhor animação

Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou na segunda-feira (06/12) a lista de filmes pré-indicados para o prêmio de melhor longa-metragem de animação no 94º annual Academy Awards ou simplesmente Oscar 2022. Na listagem, seis produções japonesas entraram na pré-indicação:


BELLE

de Mamoru Hosoda / Studio Chizu

O estúdio descreve a história:

Nossa protagonista, Suzu, é uma colegial de 17 anos que mora no interior da Prefeitura de Kochi com o pai, depois de perder a mãe ainda jovem. Ela adorava cantar com sua mãe mais do que qualquer outra coisa, mas como resultado da morte de sua mãe, ela não conseguia mais cantar.

Não demorou muito para que ela e seu pai se distanciassem cada vez mais um do outro e Suzu fechasse seu coração para o resto do mundo.

Quando Suzu sentiu que escrever música era seu único propósito na vida, ela então descobriu o enorme espaço online conhecido como “U”, onde ela assumiu sua persona, Belle .

Outro eu. Outra realidade. Não estamos mais limitados a um único mundo.

Suzu rapidamente percebe que quando ela está dentro de “U” como seu avatar, Belle , ela pode cantar com bastante naturalidade. Enquanto ela continua a mostrar sua própria música no mundo virtual, ela rapidamente se torna a estrela em ascensão de “U.”

No entanto, essa surpresa dura pouco. De repente, uma misteriosa criatura em forma de dragão aparece diante dela…


Fortune Favors Lady Nikuko 

Studio 4ºC / Baseado na novel Gyokō no Nikuko-chan (Nikuko of the Fishing Harbor) de Nakano Nishi

A história em torno de Nikuko e sua filha Kikuko. As duas vivem juntas num porto, até que seus segredos são revelados.


Josee, The Tiger and the Fish

Studio Bones / baseado na história curta de Seiko Tanabe

A história se concentra no relacionamento entre Tsuneo e Josee. Tsuneo é uma estudante universitária e Josee é uma jovem garota que raramente sai de casa sozinha por não poder andar. Os dois se encontram quando Tsuneo encontra a avó de Josee levando-a para uma caminhada matinal.


The Laws of the Universe – The Age of Elohim

Studio Happy Science

Há 150 milhões de anos, uma raça alienígena convivia com Elohim, o Deus da Terra. Todos vivam em paz, até que Dahar, vindo do lado sombrio do universo, decide destruir o planeta. O destaque fica para o fato deste ser apenas o terceiro filme do estúdio HS Pictures.


Pompo: The Cinéphile Pompo: The Cinéphile

Studio CLAP / baseado no mangá de Shogo Sugitani

Pompo: The Cinéphile descreve a arte de fazer filmes e gira em torno de Joelle Davidovich “Pompo” Pomponette, um talentoso produtor de filmes que parece uma garota.

Operando fora da capital do cinema “Nyallywood”, Pompo tem feito um filme de entretenimento de qualidade B após o outro que qualquer um gostaria. Um dia, Gene, assistente de “cinéfilo” de Pompo, vê um novo roteiro escrito por Pompo e fica emocionado com sua história requintada. Em um ataque de paixão, ele proclama: “Quero ver isso como um trabalho acabado nos cinemas o mais rápido possível!”

No entanto, Pompo diz a ele: “Então você filma este filme”. Assim, Gene assume seu primeiro show como diretor. Enquanto isso, Natalie, uma garota comum que acaba de chegar à cidade com sonhos de atriz de cinema, foi descoberta por Pompo…


Poupelle of Chimney Town

Studio 4ºC / baseado no livro infantil ilustrado de Akihiro Nishino

A história do livro Entotsu-chou no Poupelle se passa em uma cidade cercada por um muro com 4.000 metros de altura. Como a cidade está cheia de chaminés, o ar está sempre cheio de fumaça. Ninguém na cidade sabe como é o céu. Na noite do festival de Halloween da cidade, um entregador acidentalmente derruba o coração que deveria entregar. Ele não consegue encontrar o coração na fumaça e desiste. O coração continua a bater onde caiu na cidade das chaminés.


Também está na disputa o filme animado The Summit of the Gods (Viagem ao Topo da Terra), uma produção de França e Luxemburgo baseada no mangá de Jiro Tanoguchi, The Summit of the Gods (Kamigami no Itadaki).

O mangá , por sua vez, é uma adaptação da novel de 1998 de Baku Yumemakura, trazendo Fukamachi, um fotógrafo que descobre uma câmera de George Mallory, um alpinista sumido no monte Evereste – mas Fukamachi está no Catmandu, no Nepal, quando acha o objeto. Junto com o alpinista Habu Joji, ele parte em uma jornada para descobrir mais sobre o caso.

O filme está disponível no catálogo da Netflix desde o final de Novembro.


Outro destaque dessa pré-lista é o filme animado brasileiro Bob Cuspe — Nós Não Gostamos de Gente, que também está na corrida.

Bob Cuspe, um velho punk tenta escapar de um deserto apocalíptico que na verdade é um purgatório dentro da mente do seu criador, Angeli, um cartunista passando por uma crise autoral, indeciso se deve ou não matar sua criatura.


Abaixo, a lista dos outros filmes pré-indicados (alguns com os nomes em português):

  • A Família Addams 2
  • The Ape Star
  • Próxima Parada: Lar Doce Lar
  • O Poderoso Chefinho 2: Negócios da Família
  • Cryptozoo
  • Encanto
  • Flee
  • Luca
  • A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas
  • My Sunny Maad
  • Patrulha Caninia: O Filme
  • Raya e o Último Dragão
  • Ron Bugado
  • Sing 2
  • The Spine of Night
  • Spirit: O Indomável
  • Vivo: Um Amigo Show
  • Din e o Dragão Genial

Dos 26 filmes pré-listados, apenas cinco filmes da lista vão ser indicados na categoria Longa-metragem de Animação que concorrerão ao prêmio.

O Oscar 2022 será realizado em Los Angeles no dia 27 de Março de 2022, com antes as nomeações dos indicados reveladas em 8 de Fevereiro de 2022. Nos últimos anos, a cerimônia ocorreu no final de Fevereiro / início de Março. A exceção foi o 93º Oscar, realizado em 25 de Abril deste ano, com atraso de dois meses devido à nova doença Coronavírus COVID-19.

O período de elegibilidade para consideração ao Oscar retornará ao prazo padrão de 31 de Dezembro após ter sido estendido para 28 de Fevereiro deste ano devido ao atraso da cerimônia. Este ano, os longas-metragens devem ter uma data de lançamento qualificada entre 1º de Março e 31 de Dezembro, um período de 10 meses em vez dos habituais 12 meses. O Oscar deste ano teve um período de 14 meses, novamente devido ao atraso.

No ano passado, nenhum filme de anime foi indicado na categoria Longa-metragem de Animação do 93º Oscar.

Por enquanto isso é tudo e a nossa central de animes continuará atenta para novidades.

Fonte: Oscar, Variety via ANN

– Leia mais sobre cinema aqui no Anime Xis!

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!