COMIKET 99: 2 membros do staff são diagnosticados com COVID-19

Os organizadores do Comic Market – o maior evento bi-anual de doujins (auto-publicações de mangás, novels, artbooks, games, animes e mercadorias) do mundo e possívelmente um dos maiores encontros de cosplays – relataram na quinta-feira (06/01) que dois membros da equipe do evento testaram positivo para a nova doença Coronavírus COVID-19. O Comiket 99 foi realizado de 30 a 31 de Dezembro, com público restrito e os dois membros do Comitê do Comic Market trabalharam no dia 30 de Dezembro.

Os dois membros do comitê fizeram um teste PCR para COVID-19 em 4 de Janeiro e receberam os resultados positivos no dia seguinte. Os dois relataram sintomas em 2 e 3 de Janeiro, que o comitê disse que indicavam que eles estavam contagiosos com COVID-19 a partir de 31 de Dezembro em diante. Durante esse tempo, os dois tiveram contato próximo com um outro membro da equipe que trabalhou nos dias 30 e 31 de Dezembro. Esse terceiro membro da equipe não está apresentando sintomas de COVID-19, mas está aguardando os resultados de um teste de PCR.

O Comitê de Quadrinhos relatou que os dois membros com teste positivo para COVID-19 e o terceiro membro que teve contato próximo com eles ficaram no mesmo quarto de hotel. O comitê não confirmou nenhuma outra infecção ou contato próximo relacionado ao Comic Market 99.

Desde quarta-feira, o comitê está rastreando os contatos dos dois membros com teste positivo para COVID-19 e anunciará suas descobertas assim que possível no site do evento.

O comitê enfatizou que tem seguido a política básica contra COVID-19 que a Novel Coronavirus Response Headquarters do governo japonês emitiu em 19 de Novembro, bem como outras diretrizes para organizadores de eventos, a metrópole de Tóquio, o local do evento Tokyo Big Sight e o projeto DOUJIN JAPAN 2020. O comitê também instou todos os participantes do Comic Market 99 a consultar profissionais médicos se tiverem dúvidas ou apresentarem sintomas. Também foi pedido a qualquer participante que soubesse de uma possível infecção para entrar em contato com o comitê.

O Comitê do Comic Market anunciou em Agosto que o Comic Market 99 seria um evento presencial pela primeira vez em dois anos. O Comiket 99 exigia que os participantes apresentassem comprovante de vacinação ou teste de PCR negativo.

O Comic Market 99 controlou a participação com a venda de um número limitado de ingressos para atendimento geral, cada um restrito a uma área específica do evento. Antes do Comiket 96 em Agosto de 2019, o evento não cobrava taxa de entrada. (O evento introduziu uma taxa de participação para a Comic Market 96 devido a um aumento no custo para administrar o evento em quatro dias em dois locais diferentes – uma consequência dos então próximos Jogos Olímpicos de Verão de 2020 usando o espaço do evento Tokyo Big Sight como uma sede da imprensa internacional).

Você pode conferir toda a cobertura do Comiket 99 como outras galerias de fotos do evento clicando neste link.


O evento Comiket 98, planejado para acontecer de 2 a 5 de Maio, foi cancelado para ajudar a impedir a propagação do COVID-19. O evento foi planejado para Maio, em vez do período normal de Agosto, devido às Olimpíadas de Tóquio 2020, programadas para Julho-Agosto. No entanto, os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 também foram adiados para um início planejado em 23 de Julho de 2021.

Comiket

O último evento presencial do Comic Market foi o Comic Market 97 em dezembro de 2019, que atraiu um recorde de 750.000 participantes em quatro dias.

O evento bi-anual Comic Market, ou Comiket é realizado desde 1975 e sempre no Tokyo Big Sight em Odaiba, distrito da capital japonesa. Ele é o maior encontro de círculo de doujins (auto-publicações de games, mangás, novels, animes e outras mercadorias) do mundo e também um dos maiores encontros de cosplays. O evento tem por sua tradição ser realizado uma vez no verão (geralmente em Agosto) e no inverno, sendo este nos últimos dias do ano.

Em 2019, devido ao inicio das obras para os jogos olímpicos e uma redução da área dos expositores no local, o Comiket passou a ser realizado de 3 para 4 dias de evento, que recebe em média a cada dia cerca de 170.000 pessoas, num total médio de mais de 550.000 pessoas nos dias em que ele é realizado.

Por enquanto isso é tudo e a nossa central de animes continuará atenta para novidades.

Fontes: Comic Market – Site do evento, Nijipoi via ANN

– Confira outros eventos clicando neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no twitter: @Anime_Xis
Conhece nosso 
Canal no Youtube?

Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!