[Triste Notícia] Morre aos 88 anos o co-criador de Doraemon, Fujiko Fujio A

O criador do mangá e co-criador de Doraemon, Fujiko Fujio A (nome real Motoo Abiko), faleceu na manhã de quinta-feira (07/04) em sua residência em Kawasaki, Tóquio. Ele tinha 88 anos de idade.

A polícia respondeu a uma ligação informando que alguém desmaiou por volta das 8h40 na residência do artista, mas Fujiko já havia falecido quando os policiais chegaram ao local. A polícia está investigando os detalhes da morte de Fujiko, mas observou que um exame superficial revelou que Fujiko não sofreu nenhum ferimento ou ferimentos suspeitos.

Fujiko Fujio A é talvez mais conhecido por sua colaboração com Fujiko F. Fujio (nome real Hiroshi Fujimoto) sob o pseudônimo coletivo Fujiko Fujio. A dupla escreveu o mundialmente famoso mangá Doraemon sobre o gato robô titular do futuro e sua amizade com o menino Nobita. O mangá foi publicado de 1970 a 1996. A dupla trabalhou junto antes de se separar em 1987, com Abiko tomando o pseudônimo Fujiko Fujio A e Fujimoto tomando o pseudônimo Fujiko Fujio F (mais tarde Fujiko F. Fujio). Fujimoto faleceu em 1996.

Fujiko F. Fujio (a esquerda) e Fujiko Fujio A (a direita) (imagem: divulgação)

Doraemon se lançou como uma das franquias de mídia infantil de maior sucesso do mundo, inspirando vários filmes de anime e três séries de anime de televisão separadas, a terceira das quais começou em 2005 e ainda está em andamento e continua sendo um dos animes mais bem cotados na televisão japonesa semana após semana.

Motoo Abiko também escreveu uma série de mangás de sucesso, incluindo Ninja Hattori-kun, Kaibutsu-kun, Pro Golfer Saru e Warau Salesman, entre outros.

Ninja Hattori-kun inspirou um anime de televisão que decorreu de 1981 a 1987, três filmes de anime de 1982 a 1984 e um filme live-action em 2004. Kaibutsu-kun inspirou dois animes de televisão que decorreram de 1968 a 1969 e 1980 a 1982, respectivamente, bem como dois filmes de anime em 1981 e 1982. Pro Golfer Saru inspirou um especial de anime de TV de 1982, um anime de televisão que decorreu de 1985 a 1988 e dois filmes de anime em 1986 e 1987. Warau Salesman inspirou um anime de televisão que decorreu de 1989 a 1992, bem como The Laughing Salesman NEW, um anime de televisão de 2017 que representa a mais recente adaptação do seu trabalho individual.

Nós da equipe Anime Xis lamentamos o falecimento de Fujiko Fujio A e deixamos aqui nossos sentimentos aos familiares, amigos e fãs.

Fontes: TBS, Hachima Kiko via ANN

– Leia mais sobre Mangás aqui no Anime Xis!

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!