Japão: Novos animadores, velhos problemas! Baixos salários são expostos novamente

Não é de hoje que assuntos como os valores remunerados aos animadores da indústria japonesa vira polêmica. Já foram publicados diversos artigos por diversos fóruns e sites relacionados a anime e mangá falando sobre o assunto e na maioria da vezes, há animadores reclamando do excesso de trabalho e a baixa remuneração e, neste artigo o assunto volta a tona…

O usuário do Twitter ぷるこ (@prkg_prkg_) “, que se descreve como um trabalhador da indústria de anime no Japão, postou uma atualização que imediatamente se tornou viral, revelando o baixo salário que recebia apesar de durante o período ter feito mais de 500 frames (quadros) de animação durante o mês. Em seus posts, ele não revelou para qual estúdio de animação ele prestou serviços.

O usuário escreveu: “Eu não sabia que 180.000 ienes (US$ 1.434,69) era o que uma empresa de animação me daria e, às vezes era como 150.000 ienes (US$ 1.195,58) para um emprego de meio período como estudante, então 180.000 ienes para um trabalho Profissional não é muito… Eu já recusei uma empresa que me ofereceu 180.000 ienes porque pensei que poderia ganhar mais dinheiro facilmente. Este é o salário de um trabalhador júnior de 4 meses que trabalhou muito duro para obter 500 quadros de animação.”

Ele continuou: “Isso tem um monte de animadores novos e aspirantes incertos… Não se preocupe, se você conseguir aguentar isso por dois anos, você terá mais 30.000 de receita pelo mesmo número de quadros com custos fixos, lol!”.

Animadores
Anime: Shirobako (P.A. Works)

E concluiu: “É incorreto pensar que todos os animadores freelance não ganham dinheiro, o correto é que nem todos os novos animadores ganham dinheiro, sejam eles freelance ou contratados. No terceiro ano foi meio e meio para os animadores e, no quarto ano foi de seis milhões para os animadores e supervisão de produção e, no quinto ano foi de sete milhões para os animadores, supervisão de produção e supervisão de produção geral”.

As postagens foram compartilhadas em fóruns de comentários no Japão, onde inspiraram opiniões como as seguintes:

  • Eu tinha um amigo que trabalhava nesse tipo de trabalho e fora isso ele mandava dinheiro para os pais.”
  • As greves devem começar. Mas todo mundo é avesso ao risco e é um aborrecimento, então no final ninguém faz isso. É por isso que as coisas não mudam“.
  • E que ainda não mostraram as deduções fiscais…
  • Os artistas e outros profissionais merecem receber mais do que os assalariados. As que mais desperdiçam na distribuição são as agências de publicidade, seguidas das redes de televisão. Eles não podem fazer algo sobre isso?”.
  • Se você acha que isso pode acontecer com você no futuro, a única coisa que você pode fazer é ter medo.”
  • Uau, houve um aumento de 30 ienes desde a última vez que verifiquei!”.
  • Bem, sinto falta dos detalhes… Antigamente, com taxas locais como Osaka, costumava ser 100 ienes ou mais por quadro… É um mundo difícil… Acho que ele é muito talentoso, e 500 quadros no quarto mês é ótimo“.
  • Há muito tempo venho pensando que a razão pela qual o Japão conseguiu se tornar uma potência mundial da animação e ainda é hoje é provavelmente por causa desse tipo de coisa. Talvez se fosse qualquer outro país, seria impossível produzir a mesma qualidade da animação japonesa a um custo razoável“.
  • Os animadores têm muito mais dificuldade do que eu… todo mundo que tem mais dificuldade do que eu deveria ganhar mais dinheiro do que eu.”

Nota do Editor: Me lembro que fiz um post a respeito há pouco mais de 1 ano e já havia citado que provavelmente não seria o último post que veriamos a respeito disso. É muito triste a gente ver animes vendendo tão bem no Japão e mundo afora e a remuneração de quem os produzem serem tão baixas. Tomara que melhorem isso.

Rascunhos de Madoka Mágica

Por enquanto isso é tudo e a nossa central de animes continuará atenta para novidades.

Fontes: Otakomu via Kudasai

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis Instagram:Anime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!