Tem explicação ainda? Especialistas avaliaram a recente polêmica envolvendo Getsuyoubi no Tawawa

Na semana passada postamos aqui no Anime Xis sobre a polêmica gerada no Japão depois que Ai-chan, a protagonista do mangá escrito e ilustrado por Kiseki Himura, Getsuyoubi no Tawawa (Tawawa on Monday), estrelou uma página inteira do jornal japonês Nihon Keizai Shimbun. Acontece que a natureza ecchi da colegial estrelando um jornal distribuído nacionalmente deixou alguns infelizes. Você pode ler toda a polêmica e comentários clicando neste link.

O popular portal Huffington Post publicou um artigo compilando os três principais problemas que esta publicidade tinha e que escrevia o seguinte:

Um professor associado do Instituto de Tecnologia de Tóquio apontou três problemas principais com este anúncio de página inteira.

  • A primeira é que a informação foi publicada nos principais jornais econômicos, que são lidos por pessoas de todos os grupos demográficos, de modo que a informação chegou até as pessoas que não quiseram ver. “O fato de existirem pessoas que lêem a Young Magazine e se deparam com esse anúncio não é problema algum. A questão mais importante é que a mídia não protegeu o “direito de não ter que ver o que não quer ver”, de pessoas que não gostam de desenhos animados”, comentou a fonte.
  • O segundo problema é que o jornal é visto como “fornecendo endosso social” ao afirmar o “estereótipo” (um estereótipo público) de que “homens heterossexuais exploram meninas menores de idade como objetos sexuais” ao veicular o anúncio. “Ao ousar usar ilustrações de meninas do ensino médio, o anúncio transmite com confiança e amplitude a mensagem que a obra passa. O que acontece na peça é o apalpamento de meninas do ensino médio. No final, alguns poderão compreender que o jornal incentiva os homens adultos a associarem-se com garotas escolares tal como faz na peça”, comenta a fonte.
  • Outros países reprimiram os anúncios que impedem a realização da igualdade de gênero. No Reino Unido, a Advertising Standards Association proibiu a publicidade que usa “estereótipos de gênero prejudiciais” a partir de 2019. O professor associado observa que “anúncios de página inteira deixaram claro que as empresas e a mídia japonesas deixaram para trás essas tendências internacionais”.
  • O terceiro problema é que o Nihon Keizai Shimbun, que colaborou com organizações internacionais para desenvolver “um esforço global para promover a igualdade de gênero e eliminar estereótipos nocivos por meio da mídia e da publicidade”, caiu em contradição com o próprio “reforço dos estereótipos de gênero”. O Nihon Keizai Shimbun, em colaboração com o escritório da ONU Womans no Japão, se posicionou para promover a igualdade de gênero na publicidade, por exemplo, organizando o “Nikkei Women’s Empowerment Advertising Award”, que reconhece a publicidade que contribui para a igualdade de gênero.
  • O prêmio tem uma seção de avaliação chamada “3Ps”. Presença As pessoas diversas estão incluídas? Perspectiva Os pontos de vista de homens e mulheres são iguais? Personalidade Eles são retratados como tendo personalidade e independência? A fonte comenta: “À luz dessa regra, o anúncio de página inteira é enviesado apenas para a ‘perspectiva masculina do desejo de carne feminina menor’ e não leva em consideração a ‘personalidade e independência’ das meninas do instituto que estão em o lado receptor de ser observado e tocado“. Ao final, o departamento editorial comentou sobre o assunto: “Estamos cientes das diferentes opiniões em torno deste anúncio. Não respondemos a decisões individuais de posicionamento de anúncios.”

Nota do Editor: Não falei que iria ainda dar pano pra manga… ou pra mangá, neste caso?! Acho que teremos mais alguns capítulos em breve a respeito disso.

Sobre Getsuyoubi no Tawawa:

Kiseki Himura (adaptação em mangá Sword Art Online: Progressive) pública novas ilustrações para a série todas as segundas-feiras em sua conta no Twitter. O mangá também começou a ser publicado na revista da KodanshaWeekly Young Magazine em Novembro de 2020. A Kodansha publicou o segundo livro compilado do mangá em 2 de Agosto 2021.

No enredo que segue as ilustrações, um assalariado fica bastante deprimido, especialmente às segundas-feiras. Na pior das hipóteses, ele esbarra nos seios de uma colegial bem-humorada que se chama Ai-chan. A concussão que ele deu a ela foi o início de seu relacionamento. [O objetivo inicial dessas ilustrações era fornecer motivação positiva para trabalhadores e alunos nas manhãs de segunda-feira, pois o papel de alunos e trabalhadores é refletido através dos personagens Ai e o assalariado, respectivamente. Além de Ai, as histórias de outras meninas e homens são ilustradas todas as segundas-feiras].

A primeira temporada de curtas de anime de 12 episódios estreou no YouTube em Outubro de 2016, mas o YouTube removeu o primeiro episódio antes de restaurá-lo na mesma semana. A partir do segundo episódio, a NBCUniversal Entertainment Japan relançou a série no NicoNico Video. O disco Blu-ray do anime inclui dois episódios inéditos. A segunda temporada intitulada Getsuyoubi no Tawawa 2 (Tawawa on Monday 2), estreou em 20 de Setembro 2021 e teve 12 episódios.

Por enquanto isso é tudo e a nossa central de animes continuará atenta para novidades.

Fonte: Huffington Post via Kudasai

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