Tema de Sailor Moon pode ser um plágio? Discussão surge 30 anos depois do lançamento da música

Não sei se tem gente que está afim de jogar uma bomba no ar ou está desocupado demais, mas gosta de uma boa discussão e parece que conseguiram. Quem acompanha animes há muito tempo, sabe que a canção-tema do anime Sailor Moon, adaptação do mangá original de Naoko Takeuchi, Bishoujo Senshi Sailor Moon (Pretty Guardian Sailor Moon), é uma das mais facilmente reconhecíveis. As primeiras 10 notas são suficientes para fazer qualquer fã cantar junto, seja a abertura original japonesa “Moonlight Densetsu” ou sua versão adaptada para outras línguas que foram ao ar nas TVs de todo o mundo.

Mas acontece que há mais um conjunto de letras que você poderia estar cantando, já que a melodia de “Moonlight Densetsu” pode vir de uma música completamente diferente. Através do Twitter @emmo_takenawada foi quem questionou a abertura de Sailor Moon ao compará-la com a música “Yume wa Mayolica Señorita”,  música original do dueto japonês Key West Club formado pelas cantorea Azuma KeikoNakatani Miki. Tanto Moonlight Densetsu  quanto a música deste grupo soam idênticas, embora ambas tenham letras diferentes. Essa discussão foi posta até na página da Wikipédia japonesa.

Acima você pôde ver a música “Yume wa Majolica Senorita” e enquanto a abertura começa um pouco diferente, aos 11 segundos é inconfundivelmente o tema de abertura de “Sailor Moon”, apenas com letras diferentes. Interpretada pela unidade de idols Key West Club, a letra de “Yume wa Majolica Senorita” na verdade diz “yume no majolica senorita”, que se traduz em “majolica senhorita dos sonhos”, com majolica referindo-se a um tipo de cerâmica espanhola. A música abre com…

“Vamos dançar a noite toda, Luna! Nossa 12ª rodada de tequilla
Nós dois não temos mais ninguém com quem estar esta noite, então não há problema em chorar”
…informe-nos que…

“Os homens são todos, todos os espíritos supremos”
…e também contém…

“Majorica senoirita dos sonhos! Você é o matador
Mas percebi que aquele homem era um touro
Um amor que me persegue me dá vontade de virar as costas”

“Yume wa Majolica Senorita” foi lançado como um único CD em 21 de Agosto de 1992, o que pode ter alguns fãs de Sailor Moon dizendo “Ah ha! Então ‘Yume wa Majolica Senorita’ é aquela que usa a melodia de ‘Moonlight Densetsu’, e não o contrário!” Afinal, o anime Sailor Moon começou a ser exibido na TV japonesa na Temporada de Primavera 1992 e “Moonlight Densetsu”, interpretado por Dali e Misae Takamatsu foi lançado como single em 21 de Março de 1992, exatamente cinco meses antes de “Yume wa Majolica Senorita”.

Mas agora aqui estão as chaves de toda a questão:

O Key West Club foi formado em 1991 e já tocava “Yume wa Majolica Senorita” em shows enquanto o Sailor Moon ainda estava em produção pré-estreia. Os produtores do anime acharam que a música era cativante e um acordo foi feito para permitir que sua melodia fosse usada como estrutura para “Moonlight Densetsu”.

“Moonlight Densetsu”, é claro, rapidamente se tornou uma das músicas mais famosas de todos os tempos no Japão, então mesmo que “Yume wa Majolica Senorita” tenha chegado cinco meses atrasados nas prateleiras das lojas, por que é quase totalmente esquecida?

Há provavelmente um punhado de fatores. Primeiro, quando o CD single de “Yume wa Majolica Senorita” finalmente foi colocado à venda, foi com um novo arranjo onde a conexão de Sailor Moon não é tão clara. Se você tivesse passado os últimos meses com o disco “Moonlight Densetsu” em seu Walkman e a função de repetição ligada, você poderia até ter pensado que “Yume wa Majolica Senorita” era uma tentativa diluída de copiar o tema de Sailor Moon, particularmente numa era pré-Internet, onde a suposição era muitas vezes tudo o que muitos tinham que fazer para satisfazer sua curiosidade da cultura pop, tornando a experiência de audição menos agradável.

Abaixo, o segundo arranjo para “Yume wa Majolica Senorita”:

Outro fator contribuinte é que o Key West Club não durou muito mais tempo depois que “Yume wa Majolica Senorita” foi colocado à venda. O single foi, na verdade, o último CD que a dupla lançou, o que significa que nunca foi colocado em um dos álbuns do Key West Club e no final de 1992 o grupo se separou. Após a separação, Miki Nakatani seguiu para uma carreira de sucesso como artista solo e atriz, enquanto Keiko Azuma, outra vocalista do Key West Club, desapareceu da cena do show business. Isso significava que não havia apresentações de concertos de reunião ou turnês de renascimento da música. Até 2012, quando “Yume wa Majolica Senorita” apareceu em um CD de compilação de músicas de idols de vários artistas das décadas de 1980 e 1990, estava esgotado por quase 20 anos e, essa compilação em si não vendeu em números grandes o suficiente para chamar a atenção de muitas pessoas.

E para matar as saudades de vez, abaixo você confere o tema de abertura (com cenas da abertura original) de Sailor Moon:

NOTA DO EDITOR: Para mim eu acho que era só alguém querendo ver discussão… e mais nada. Não esqueçam de colocarem suas opiniões em seus comentários.

Por enquanto isso é tudo e a nossa central de animes continuará atenta para novidades.

Fonte: Hachima Kiko, Wikipedia via SoraNews24

– Leia mais sobre música aqui no Anime Xis!

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!