[Triste Notícia] Morre aos 67 anos o ex-Primeiro Ministro japonês Shinzo Abe após sofrer atentado

Um acontecimento pegou muitos de surpresa nesta sexta-feira, 8 de Julho. O ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe faleceu no hospital às 17:03h após ser baleado em um comício de campanha política. Abe foi baleado duas vezes enquanto fazia um discurso na cidade de Nara, no sul do Japão, na manhã de sexta-feira (08/07). Ele tinha 67 anos de idade.

Os agentes de segurança que estavam ao local abordaram o atirador e o suspeito de 41 anos está agora sob custódia policial. O que a polícia acredita ser explosivos foi encontrado na casa do suposto atirador, de acordo com relatos da mídia local.

Antes que a morte de Abe fosse anunciada, agora o primeiro-ministro Fumio Kishida condenava o ataque: “É bárbaro e malicioso e não pode ser tolerado. Este ataque é um ato de brutalidade que ocorreu durante as eleições – a base da nossa democracia – e é absolutamente imperdoável“.

Durante uma coletiva de imprensa no Hospital Universitário Médico de Nara, os médicos disseram que Abe havia recebido dois ferimentos de bala no pescoço, separados por cerca de 5 cm e também sofreu danos no coração. Abe-san estava consciente e responsivo minutos após o ataque, mas sua condição se deteriorou. Os médicos disseram que nenhum sinal vital foi detectado no momento em que o ex-primeiro-ministro foi levado para tratamento e ele teve que receber uma transfusão de sangue no hospital.

Como ocorreu o ataque:

Shinzo Abe estava fazendo um discurso para um candidato político em Nara em um entroncamento quando o ataque ocorreu. Testemunhas oculares relataram ter visto um homem carregando o que descreveram como uma grande pistola atirando em Abe duas vezes pelas costas. O ex-primeiro-ministro caiu no chão enquanto os espectadores gritavam em choque e descrença.

Abe tinha uma equipe de policiais de segurança com ele. Mas parece que o atirador conseguiu chegar a poucos metros dele sem nenhum controle ou barreira. Fotos que circulavam após o tiroteio mostravam o suspeito logo atrás de Abe enquanto ele fazia um discurso de uma ilha de trânsito na cidade de Nara.

Agentes de segurança detiveram o agressor, que não tentou fugir, e apreenderam sua arma, que se acredita ser uma pistola artesanal. O suspeito foi identificado como Tetsuya Yamagami, morador de Nara. A mídia local diz que acredita-se que ele seja um ex-membro da Força de Autodefesa Marítima do Japão, o equivalente à marinha. Diz-se que ele deixou o serviço ativo em 2005.

O agressor aparece pelas costas de Abe na fotografia a seguir, vestindo uma camiseta cinza e uma mochila com alças pretas.

As autoridades ainda não comentaram os motivos do suspeito, mas a mídia local informou que Yamagami disse à polícia que estava “insatisfeito com o ex-primeiro-ministro Abe e queria matá-lo”. Ele também disse aos oficiais que “não tinha rancor contra as crenças políticas do ex-primeiro-ministro”.

A polícia também descobriu vários dispositivos explosivos possíveis durante uma busca em sua casa e a NHK disse que os técnicos de eliminação de bombas estão se preparando para realizar uma explosão controlada nas instalações. O discurso de Abe aconteceu quando seu ex-partido, o Partido Liberal Democrata, fez campanha para as eleições para a câmara alta do Japão, que serão realizadas no final desta semana.

Ministros de todo o país foram ordenados a retornar a Tóquio imediatamente, de acordo com relatórios locais. Nas redes sociais japonesas, a hashtag Queremos democracia, não violência estava em alta, com muitos usuários de redes sociais expressando seu horror e repulsa pelo incidente.

Muitos canais de televisão japoneses interromperam a programação planejada ao longo do dia de sexta-feira para cobrir o incidente.

  • Segundo informações, devido ao atentado, o segundo episódio do anime “Teppen!!!!!!!!!!!!!!! Laughing ‘til you Cry” foi cancelado. O episódio ia contar uma história cômica sobre “parar um assassinato presidencial”.

Vale ressaltar que desde a década de 1950, o Japão tem uma política de tolerância zero de armas de fogo e é muito raro ocorrer crimes assim no país, já que para civís portar armas é preciso cumprir 13 regras que vão desde diversos exames psicotécnicos e treinamentos intensivos que podem chegar a 5 anos de duração.


Shinzo Abe foi primeiro-ministro de 2006 a 2007 e depois de 2012 a 2020. Ele renunciou às duas vezes devido a problemas de saúde e é o primeiro-ministro mais antigo do Japão. Abe era um político de extrema-direita conservador e conhecido por sua política “Abenomics” destinada a revitalizar a economia do Japão. Durante seus mandatos, contou com inúmeros sucessos e insucessos, mas sempre foi uma figura aberta a diálogos e a diplomácia.

Para nós aqui do Brasil, Abe teve sempre uma relação muito cordial com os governos brasileiros e era visto como uma figura muito querida pelos japoneses e descendentes que vivem no Brasil. Com certeza, ele ficou muito popular quando fez o famoso cosplay do personagem icônico Mario durante a Cerimônia de Encerramento Olímpico no Rio de Janeiro em 2016, para anunciar as próximas Olimpíadas de Tóquio em 2020 (que foram realizadas em 2021 devido à pandemia).

Nós da Equipe Anime Xis lamentamos o falecimento do ex-Primeiro Ministro Shinzo Abe e deixamos aqui nossos sentimentos aos familiares, amigos e fãs.

OBS: Este post se trata de um acontecimento recente e pode ser atualizado a qualquer momento.

Fonte: BBC, Kudasai, ANN

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis Instagram:Anime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!