Japão: Hokkaido, Okayama e Hiroshima são adicionadas ao Estado de Emergência contra a COVID-19

O governo japonês vai adicionar as prefeituras de Hokkaido, Okayama e Hiroshima ao novo Estado de Emergência contra o Coronavírus COVID-19 iniciando neste domingo (16/05). O estado de emergência já cobre mais de 40% da população do país. O governo da província de Gifu também planeja pedir ao governo central que seja adicionado ao estado de emergência.

Coronavirus COVID-19 - Estado de Emergência

Além disso, o governo adicionará as prefeituras de Gunma, Ishikawa e Kumamoto em suas medidas intensivas ou categoria de “quase estado de emergência”.

O governo japonês declarou estado de emergência nas prefeituras de Tóquio, Osaka, Kyoto e Hyogo em 23 de Abril, que originalmente deveria ser suspenso em 11 de Maio. O estado de emergência pretendia reduzir a quantidade de viagens durante os feriados da Golden Week do país no início de maio.

O governo japonês então estendeu o estado de emergência em 7 de Maio e acrescentou as prefeituras de Aichi e Fukuoka desde à última quarta-feira. O novo estado de emergência vai durar até 31 de Maio.

Estado de Emergência

No atual estado de emergência, o governo pediu que grandes lojas de departamentos e shopping centers fechassem (exceto aqueles que oferecem itens essenciais para o dia a dia) e que os eventos não tivessem audiência presencial. Com a nova extensão, o governo vai pedir às grandes lojas de departamentos e shopping centers que fechem às 20h em vez de fecharem totalmente e que os eventos não tenham mais de 5.000 participantes e terminem às 21h.


Aqui no Anime Xis, já divulgamos informações sobre vários parques temáticos, teatros, cinemas e eventos que foram adiados devido ao atual estádo de emergência.

Akihabara - Japão

O Japão iniciou seu plano de vacinação conta a COVID-19 em 17 de Fevereiro, priorizando trabalhadores médicos. A segunda fase do plano teve início no dia 12 de Abril para idosos.

Vale lembrar também que tudo isso que está acontecendo no Japão pode colocar em cheque novamente a realização dos Jogos Olímpicos Tokyo 2020, que foram adiados de 2020 para este ano e está programada para estrear em 23 de Julho 2021. Apesar disso, as autoridades japonesas e do Comitê Olímpico Internacional (COI) ainda confirmam e acreditam na realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, mesmo sem a presença do público residente no Japão.

Nota do Editor: Como sempre, mais uma vez reforçamos o que vêm dizendo os profissionais de saúde, lavem sempre as mãos, usem alcool em gél, se possível fique em casa e se caso precise sair, use máscara sempre. Cuide-se, cuidando de você, estará cuidando do próximo também.

Por enquanto isso é tudo e estaremos atentos para qualquer novidades.

Fonte: NHK World – Link 1, Link 2 via ANN

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!