Studio Ghibli Não ENCERRA suas operações!

– ATUALIZAÇÃO: Saiu uma nota na imprensa japonesa no finalzinho da noite deste Domingo (03/08), já manhã de Segunda-Feira no Japão dizendo que houve um erro grave na tradução do produtor do estúdio Toshio Suzuki, em sua entrevista a MBS e que fez muitos sites e blogs pelo mundo darem a informação que o clássico Stúdio Ghibli estaria encerrando suas atividades. Porém, nesta nota extraoficial a informação que se tem é de que o produtor citou que o estúdio vai passar por uma reformulação e vai entrar em hiato por algum tempo.

Fonte: Kotaku

Isso significa que ainda há esperança! Vamos apenas aguardar. Abaixo, você confere a notícia original divulgada tanto aqui no Anime Xis como em vários outros sites pelo mundo:

 

Algumas imagens de filmes produzidas por Mizayaki (imagem: divulgação)
Algumas imagens de filmes produzidas pelo Estúdio

Esta noticia triste foi dada pelo gerente geral do Studio Ghibli, Toshio Suzuki, o anuncio basicamente informa o fechamento do departamento de cinema de animação ficando apenas uma pequena equipe para cuidar dos materiais já lançados e registrados.

Este é um relatório traduzido livremente que é mostrado on-line após a aparição na televisão:

“Apenas a momentos atrás, o produtor Toshio Suzuki, Studio Ghibli, anunciou no programa de TV da rede MBS, Jounetsu Tairiku, o Studio Ghibli irá fechar, ficando apenas como uma empresa que vai gerenciar suas marcas. Tal como indicado no programa, “o departamento de produção do anime será desmontado”, o que coincide com os dados a partir da Primavera, após a má recepção nas bilheterias de Kaguya-hime não Monogatari.

O fundador do Studio Ghibli, Hayao Miyazaki aposentou-se no ano passado depois de terminar seu último filme, o indicado ao Oscar The Wind Rises, entregando o estúdio a Suzuki, que se aposentou da produção para se tornar o gerente geral. Antes de sua aposentadoria, Miyazaki no Studio Ghibli emplacou filmes de animação 2D mais queridos e emblemáticos dos últimos trinta anos, incluindo A Viagem de Chihiro, Princesa Mononoke, O Castelo Animado e muitos mais.

O ultimo filme lançado pelo estúdio foi ‘Omoide no Marnie’ que teve sua estréia nos cinemas Japoneses em 17 de julho.

When-Marnie-Was-There-Ghibli

E fica a pergunta: Quão impactante isso será para a industria de animação japonesa, será que Miyazaki já previa algo e saiu na hora certa ou sua saída que influenciou esta ‘quebra’?? Só o tempo dirá!