Animadores no Japão: Muito trabalho e má remuneração!

shirobako - image 02A vida para quem trabalha na industria dos anime nem sempre é fácil e olha que nem estou falando do último vídeo que eu fiz falando do Shirobako, que por sinal nos mostrou de uma maneira cômica como é o dia-dia de um estúdio.

Como nós sabemos, em muitos serviços que são oferecidos no mercado de trabalho, nem sempre o que se faz tem o seu pagamento feito a altura com o que deveria ser (sem fazer menções politicas, o Brasil, a China, e muitos outros países de terceiro mundo são belos exemplo disso). Pode ser um pouco difícil de acreditar, mas no Japão isso realmente acontece para quem tem um dos mais importantes trabalhos na industria dos animes e é justamente o animador, aquele que passa horas com lápis, borracha e papel na mão, fica horas sem dormir trabalhando direto e ainda por cima sofre de dores nas costas, nos braços e sem falar do stress.

janica

A Japan Animation Creators Association (JAniCA) realizou a pedido da Agência Japonesa dos Assuntos Culturais uma pesquisa onde concluiu que o salário anual de um animador japonês é de cerca de 1.1 milhões de ienes,  qualquer coisa como 8 mil euros ou 27 mil reais.

O que é muito pouco em comparação com a média de um trabalhador de escritório japonês que anualmente ganha cerca de 4.1 milhões de ienes. A pesquisa concluiu igualmente que um animador japonês trabalha em média 11 horas por dia.

Veja também: Anime Shirobako revela estimativas de salários na industria de animação.

animadores - cartoonist

A Japan Animation Creators Association (JAniCA) é conhecida pelo projeto Anime Mirai, uma iniciativa do governo japonês para formar novos animadores nipónicos, combatendo o progressivo declínio dos artistas japoneses que trabalham na produção de anime e consequente subcontratação de trabalho a estúdios de animação estrangeiros (Coreia e China).

Ema - Shirobako

Bom, vendo por esse lado, acredito que há algum sindicato ou órgão que zele pelo bom trabalho dos funcionários da indústria de animação e que deva recorrer há algum método para que este problema salarial seja resolvido em breve. Afinal estas pessoas não estão lá pelo simples fato de ser um trabalho, mas também ser um meio de manifestação de uma coisa a qual eles tratam com muito carinho.

Fonte: OtakuPT

– E ai, o que acha? Eles merecem um salário melhor? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário aqui pra gente!

Mais notícias de Animes? Clique neste link!