Kemono Friends: Diretor excluído, jornalista crítica e Kadokawa responde. Que bagunça!

Um show de acontecimentos veio tomando conta dos bastidores do anime Kemono Friends nesta semana e repercutindo pela internet, tudo envolvendo TATSUKI, diretor da primeira temporada do Anime TV e as empresas Kadokawa e Dwango.

Na última segunda-feira (25/09), o diretor TATSUKI recebeu a informação que não será mais o diretor da série. Estando bastante decepcionado, ele pediu desculpas aos fãs da obra e revelou que a decisão de substitui-lo partiu da Kadokawa e foi sem aviso prévio.

Muito provavelmente, um jornalista japonês chamado You Mikami fez críticas questionando a demissão súbita do diretor, segundo informações de fóruns. Nobuo Kawakami, presidente da Kadokawa, controladora da Kadokawa Dwango, postou uma resposta ao jornalista na terça-feira (26/09) dizendo que estava ‘preocupado’ com o incidente, reconhecendo todos os esforços do diretor TATSUKI com o projeto em anime da franquia multimídia e que as discussões estão em curso em ambas Kadokawa e Dwango.

Já nesta quarta-feira (27/09), a Kadokawa e Dwango postaram uma explicação no site oficial do anime Kemono Friends sobre os últimos acontecimentos e o futuro da série. A nota completa diz o seguinte:

“Em relação à Kemono Friends, já tivemos o privilégio de anunciar um novo projeto, mas desde então, estamos considerando se continuar usando o mesmo sistema de produção ou implementar um novo sistema para uma nova representação. A partir de agora, nada foi decidido ainda. Com isso em mente, priorizamos o mesmo sistema de produção utilizado no anime de televisão que foi exibido de Janeiro a Março deste ano, e ajustou-o para atender às expectativas dos espectadores. No entanto, recebemos uma palavra do estúdio de animação Yaoyorozu de sua intenção de retirar-se em agosto passado, então, atualmente, temos que começar do zero um sistema de produção. Kemono Friends começa com uma filosofia de animais primeiro, e através da entrada de muitas pessoas tem gerado jogos, mangás, anime e peças de palco. As portas estão abertas e, com a ajuda de pessoas que acreditam na filosofia, queremos espalhar Kemono Friends em todo o mundo. Como tal, não é um projeto que pertence a qualquer pessoa e, por causa dos animais, as Kemono Friends retomaram a atividade novamente.

No entanto, existem obras que Yaoyorozu, o estúdio que manipulou a produção, utilizou sem entrar em contato ou compartilhar informações através dos canais apropriados. Para manter o próximo projeto em curso, propusemos normalizar a partilha de informações com antecedência, mas Yaoyorozu não quis aceitar essas condições e recusou-se.

Em parte devido às condições acima, o projeto de tela Kemono Friends será adiado, mas daqui em diante colaboraremos com todos os que estão trabalhando no projeto para proteger o trabalho e seus fãs e, continuar a missão de aprender mais sobre animais. Atualizaremos o mais rapidamente possível com informações sobre o projeto de tela.

Aproveite os próximos projetos de Kemono Friends.”

A nota no site oficial pode ser lida aqui neste link.

Vale destacar que a empresa de telecomunicações Dwango é, por sua vez, a empresa-mãe da Niwango, que gerencia o serviço de transmissão de vídeos NicoNico. Curiosamente, o anime Kemono Friends obtiveram parte da sua enorme fama graças à sua transmissão neste serviço, chegando a ter o seu primeiro episódio o vídeo de anime mais assistido de sempre do NicoNico.

A Crônica:

Eu não vou afirmar ou acusar, mas parece que a falta de comunicação do estúdio (nisso envolve o diretor também) com a empresa responsável de todo o projeto causou essa bagunça que ainda vai gerar muitas revira-voltas. Claro, concordo que um aviso de desligamento assim do nada é uma baita de uma sacanagem, mas infelizmente isso acontece em qualquer local de serviço no Japão, no Brasil, nos Estados Unidos, em qualquer lugar e estamos todos sujeitos a isso (a não ser que você seja o próprio dono da empresa). Só que, para isso ter acontecido, muito provavelmente foi alguma coisa que a detentora dos direitos do anime, cobrou ou exigiu do estúdio e do diretor, mas não estava acontecendo até que chegou a esse limite.

Os reais motivos não sabemos e se ninguém vier a publico talvez nunca saberemos, mas que ainda vai desenrolar futuramente isso vai. A torcida fica para que o diretor e o estúdio tenham sucessos em seus projetos futuros e que a sequência do anime e de toda a franquia multimídia Kemono Friends não fique prejudicada daqui pra frente em respeito aos investidores, patrocinadores e principalmente aos fãs.


O jogo original para smartphones, Kemono Friends foi lançado pela Nexon no início de 2016 mas os serviços foram encerrados em Dezembro passado, pouco antes da estréia do anime para a televisão. A série estreou em Janeiro com um total de 12 episódios e se tornou um sucesso em massa.

A Nexon anunciou em Fevereiro que o app original do jogo não retornaria apesar da popularidade do anime, embora uma pessoa que trabalha na direção da empresa disse que o retorno do app para smartphone “é possível”. Em seguida, o Kemono Friends Official Guide Book 2 confirmou no mês passado que pelo menos um novo jogo está em desenvolvimento para a franquia.

O anime recebeu um “episódio 12.1” não oficial no mês passado que não fazia parte do novo projeto. Kemono Friends também está recebendo uma nova peça de teatro e um “new screen project” (separado do “episode 12.1”).

Bushiroad anunciou no mês passado que seu novo jogo Kemono Friends será lançado pela Bushimo para smartphones neste verão. A Bushiroad disse na época que o jogo com smartphones é o primeiro no projeto de relançamento do projeto “G” da franquia. Ao contrário do jogo anterior do smartphones lançado antes do anime, o novo jogo será temático em torno do anime.

Em Maio, foi divulgada a informação de que vários jogos da franquia estão em desenvolvimento.

Uma segunda temporada do anime já foi anunciada, mas não tem previsão de lançamento. Por enquanto isso é tudo, mas a nossa central de animes continuará atenta para novidades.

Fontes: ANN, Nijipoi, Koi-Nya

  • E ai, o que acha? Esta sendo uma semana bagunçada nos bastidores? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário aqui pra gente!

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

amazon-mangas