{De Quinta} Olimpíadas de Tóquio 2020 chegando, poderemos ter mais animes de esportes?

Olá pessoas!

Hoje o De Quinta é um pouco diferente, mas que pode ter interesse para os fãs que não perdem nenhum lançamento. Estarei aqui tentando responder uma das perguntas que eu mais recebi de leitores do site a respeito do aumento de animes esportivos sendo lançados no Japão, embora o artigo seja apenas opinativo. Desfrute como um bom meio de entretenimento. Divirta-se!

Como vocês leram acima, já há algum tempo nós aqui no Anime Xis, tanto pelas redes sociais como pelos contatos temos recebidos algumas duvidas dos leitores e algumas delas se referem aos próximos Jogos Olímpicos que justamente serão realizados em Tóquio no ano de 2020 (quem diria, já está quase ai). Relacionado a isso, recebemos algumas dúvidas de leitores se isso tem a ver com o grande número de séries de animes esportivos que estão sendo lançados. Muitos perguntaram se existe alguma lógica que relacione o grande evento esportivo mundial e as produções de animes no Japão.

Bom, pelo que eu consegui pesquisar, realmente não encontrei alguma certa lógica que relacione algo como “já que é ano de Olimpíadas, vai ter muitos animes esportivos”. Não dá para bater o pé e afirmar que isso realmente acontece, mas não há como negar que por causa de um grande evento desses, ainda mais sendo realizado no Japão, tenha um crescimento de animes desse segmento.

Mas vamos lá, como sabemos, assim como acontece com a Copa do Mundo da FIFA, os Jogos Olímpicos tanto o de Verão como o de Inverno, acontece a cada 4 anos e sempre em uma sede diferente, é claro que a sede pode se repetir para ambos eventos, mas isso é algo que acontece depois de um longo período de tempo (Tóquio, por exemplo, já sediou os mesmos Jogos Olímpicos em 1964).

Ou seja, esta será a segunda vez na história que as Olimpíadas serão realizadas na capital japonesa, como previu o filme de ficção-cientifica Akira, embora a história do mangá original e do filme se passa em 2019 e já com o Estádio Olímpico destruído.

Cena do anime que também mostra o estádio aos escombros.

Coincidentemente, este estádio já não existe mais na vida real, pois foi demolido dando lugar à um super e mais moderno estádio olímpico.

Voltando a falar sobre os animes de esportes, se formos procurar por referências de animações ou publicações de mangás e novels esportivas lançadas devido à um grande evento no Japão, teríamos mais próximos:

  • O Campeonato Mundial de Patinação Artística que aconteceu em 2014
    Imagem relacionada
    Nos esportes, cada um faz o seu melhor!

    no Japão, que poderia ter servido de inspiração para Yuri!!! on Ice, lançado em 2016.

  • Também teríamos o Campeonato Mundial de Vôlei, sendo o masculino realizado no Japão em 2006 e o feminino em 2006, 2010 e que será realizado em 2018, que poderia ter servido de inspiração para a série de mangás Haikyuu!! lançada em 2012 e posteriormente adaptada para anime.
  • Já em Basquetebol, o Japão sediou em 2006 o Campeonato Mundial de Basquete Masculino da FIBA e, assim como as obras citadas anteriormente, Kuroko no Basket pode sim ter tido esta inspiração após este evento, já que seu mangá original começou a ser serializado em 2008 e posteriormente também ganhou anime.

Agora, talvez o que pode deixar isso mais evidente – e mais uma vez reforçando que isso não é uma afirmação – seria a série de futebol Captain Tsubasa, ou Super Campeões para nós brasileiros, já que, mesmo o evento não acontecendo no Japão, sempre tem alguma novidade. O mangá original foi lançado no Japão entre 1981 à 1988, ganhando seu primeiro anime de 1983 à 1986. Curiosamente, entre o lançamento do mangá e do anime, tivemos a Copa do Mundo de 1982 na Espanha (aquela que o Brasil mais se lamenta por ter perdido). Além disso, a franquia teve

  • Os filmes Captain Tsubasa: Asu ni Mukatte HashireCaptain Tsubasa: Sekai Daikessen, Jr. World Cup lançados em 1986, ano da Copa do Mundo no México;
  • Os OVAs Shin Captain Tsubasa, lançados juntos com a Copa do Mundo da Itália em 1990;
  • Um novo mangá Captain Tsubasa: World Youth, o OVA Holland Youth e o anime Captain Tsubasa J, lançados juntos a Copa do Mundo de 1994 nos Estados Unidos;
  • E por fim, um remake intitulado Captain Tsubasa: Road to 2002, justamente no ano da Copa do Mundo de 2002 realizada no Japão junto à Coréia do Sul.

Reforçando este trecho, estamos no ano da Copa do Mundo da Russia e adivinhem: Novo remake de Captain Tsubasa sendo lançado no Japão pelo estúdio David Production que está atualmente no ar.

Tsubasa Ozora, atacante dos sonhos da seleção japonesa para a Copa do Mundo da FIFA, pena que só na ficção.

É claro que nisso, eu apenas citei alguns dos esportes mais populares, embora com a proximidade dos Jogos Olímpicos, continuamos vendo nesses últimos anos (pelo menos desde que Tokyo foi anunciada como sede em 2013) muitos animes esportivos de vários segmentos, como por exemplo:

Estes são alguns exemplos de animes esportivos que foram recentemente lançados e com certeza há muito mais, incluindo dos esportes que eu citei antes. Como nas olimpíadas são proibidos esportes à motor, claro que você não verá corridas como Initial-D por lá. Embora haja provas de hipismo, vocês também não verão garotas-cavalos como as de Uma Musume dando saltos nas barreiras, até porque não tem essas garotas em nosso mundo e, nem preciso dizer que apesar de terem piscinas, eles não vão oficializar Keijo!!!!!!! como esporte olímpico.

Keijo!!!!
Bom, as atletas de Keijo podem ao menos participarem dos torneios de Vôlei de Praia… vai dar uma grande audiência!!! ( ͡° ͜ʖ ͡°)

Uma dica: Se você realmente gosta dos Jogos Olímpicos e nunca viu um anime que realmente tenha o evento como plano de fundo, recomendo o filme original Arisubyeon-ui Kkumnamu (The Challange Olympic) de 1987, lançado antes dos Jogos Olímpicos 1988 de Seul, na Coréia do Sul. A animação não é das melhores, mas conta a história de uma jovem japonesa de 13 anos de idade que sonha em participar nas corridas de atletismo das olimpíadas. Suas lutas, suas vitórias, seus fracassos e sua força de vontade fascinam todos os que a ajudam a se tornar uma excelente atleta. (infelizmente não sei onde encontrar o filme legendado em Português, você vai precisar dar um bom Google ai).

Bom galera, isso foi um pouco do que consegui pescar aqui para tirar as duvidas das várias perguntas que eu recebi. Posso concluir à vocês que, embora vemos sim um bom número de adaptações em animes esportivos e lançamentos de séries de mangás e novels, não há como afirmar que isso tem relação com os próximos Jogos Olímpicos. Resultado de imagem para question box marioComo, desde a publicação deste artigo, ainda faltam 2 anos até lá, pode acontecer muita coisa e termos mais animes esportivos ainda vindo para nossas telas.

Infelizmente não vou conseguir citar todos os nomes dos que me perguntaram isso, pois posso acabar esquecendo de alguém, mas agradeço desde já pela dica de artigo e a oportunidade de pesquisar sobre o tema. Agora, desliguem o computador ou celular e vão praticar algum esporte, quero ver vocês em 2020 lá em Tóquio!


É isso ai pessoas, espero que vocês tenham gostado (e não gostado) do artigo de hoje e eu volto em breve com um novo artigo De Quinta, aqui no Anime Xis!

Vale lembrar que também estamos abertos para sugestões de matérias para o De Quinta e consequentemente para todo o Anime Xis. Pode mandar suas perguntas, xingamentos e vale presentes através do meu twitter: @oluizsama. Você também pode me acompanhar na MyAnimeList e fazer parte do nosso clube lá: Anime Xis Brazil.

  •  E ai, o que acha? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário!

– Leia outras edições do De Quinta aqui no Anime Xis!

– Mais notícias de animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

amazon-mangas