Fim do casório: Funimation e Crunchyroll encerram parceria

Resultado de imagem para watch animeDurante esses últimos tempos viemos divulgando aqui no Anime Xis as informações sobre o mundo das transmissões de animes que estão sendo afetadas por causa do mundo dos negócios e desde ontem, muita gente está coçando a cabeça com o ar de “e agora?”. Nesta quinta-feira (18/10) foi revelado que as empresas de streaming Crunchyroll e Funimation Entertainment encerraram sua parceria de compartilhamento de conteúdos. A data final para que isto aconteça de vez é no próximo dia 09 de Novembro.

A decisão de não renovar o contrato com o Crunchyroll, agora controlado pela AT&T, partiu da própria Sony, que adquiriu o Funimation em 2017 e planeja fazer com que o serviço consiga expandir-se a nível mundial. A empresa japonesa está investindo pesado para transforma-la numa marca global de animes dublados e legendados.

Com o fim deste contrato, diversas séries vão voltar a ser adicionadas ao catálogo do FunimationNow, (serviço restrito aos EUA, Canadá, Reino Unido e Irlanda), enquanto que outros que estão dublados serão retirados. Todos os animes que foram licenciados durante o acordo continuarão disponíveis para os assinantes tanto do Crunchyroll quanto do FunimationNow.

A Funimation ainda não definiu a lista de animes que vão chegar ao FunimationNow. Entre os destaque estão Boku no Hero AcademiaCowboy BebopSpace DandyYu Yu HakushoAssassination Classroom, Akagami no Shirayukihime e Death Parade. Após o fim do acordo com o Crunchyroll, o Funimation Channel, canal de animes da distribuidora, vai deixar de fazer parte da VRV, plataforma de assinaturas digitais controlada pela Ellation da Otter Media. Em seu lugar, será adicionado o serviço de streaming HIDIVE.

Gen Fukunaga, presidente e CEO da Funimation, declarou que a parceria com o Crunchyroll foi finalizada de forma amigável. Além de expansão da Funimation, a Sony Pictures planeja criar uma sinergia entre as demais unidades da gigante japonesa como o Crackle, Animax e Film1. Pelo lado do Crunchyroll, foi explicado que a parceria está terminando porque “a Funimation decidiu seguir seu caminho separado”.

Em uma atualização de informações já nesta sexta-feira (19/10), a Funimation confirmou que começará a oferecer regularmente simulcasts legendados começando “já” na Temporada de Inverno de 2019. Os usuários gratuitos poderão assistir às versões legendadas de várias centenas de programas, mas a Funimation não reiniciará seu nível de assinatura somente para legendas.

Além disso, a Funimation disse que espera que várias centenas de programas legendados sejam lançados em breve na FunimationNow no Reino Unido, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia. A empresa também espera oferecer seu serviço de streaming em idiomas não ingleses no futuro.


A parceria Crunchyroll e Funimation foi anunciada em Setembro de 2016. Como parte da parceria, muitas versões legendadas em inglês de animes passaram do serviço de streaming do Funimation para o Crunchyroll, deixando Funimation com as versões dubladas em inglês. As empresas licenciariam títulos para transmissão simultânea, com o Crunchyroll transmitindo a versão legendada e a Funimation transmitindo um simuldub.

Além disso, a Funimation lançou alguns títulos de catálogo da Crunchyroll em versões home-vídeo com dublagens em inglês e alguns títulos digitalmente com legendas em inglês.

A Crunchyroll também passou recentemente por uma mudança de propriedade; A AT&T anunciou em Agosto que adquiriu toda a holding da Ellation, a Otter Media, uma joint venture anteriormente co-controlada pelo The Chernin Group.


– É isso ai amiguinhos, mexe pra lá, mexe pra cá, dinheiro vai, dinheiro vêm e nós que assistimos animes ficamos nessa feitos bolas de ping-pong. Bem, isso não é nada assustador já que estamos falando – antes de nossa alegria em assistir nossas séries preferidas – do mundo dos negócios, sobre aqueles que compram, licenciam, pagam e distribuem os conteúdos. Não dá para saber quais serão os próximos acontecimentos que estão ainda por vir, só espero que o que virá seja bom para todos.

Por enquanto isso é tudo, mas a nossa central de animes continuará atenta para novidades.

Fontes: Crunchyroll , VRV , Variedade via ANN

– Mais notícias de animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no twitter: @Anime_Xis
Conhece nosso Canal no Youtube?

Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

amazon-mangas