Assoc. Cartunistas do Japão responde formalmente aos esforços de ampliações das Leis de Direitos Autorais

Uma subcomissão da Agência de Assuntos Culturais do Japão recentemente concordou com um plano para ampliar o escopo da lei de direitos autorais. O download de imagens de anime, ilustrações e fotografias que são postadas ilegalmente em blogs pessoais e contas do Twitter também seria ilegal, assim como copiar e colar letras de músicas. As leis não se limitariam a baixar diretamente as imagens – fazer capturas de tela de mídias carregadas ilegalmente também seria contra as novas leis.

A Associação de Cartunistas do Japão divulgou uma declaração formal na quarta-feira em resposta às leis: “Pedimos que a devida deliberação seja tomada para garantir que a expansão [da lei de direitos autorais] não impeça os direitos civis como pesquisa e liberdade de expressão”.

A Associação disse que entendia que a lei visava sites ilegais, mas que certas melhorias precisam ser feitas. A declaração ofereceu as seguintes sugestões aos legisladores:

1) A lei deve abordar reincidentes;

2) A lei deve abordar o envio ilegal e compartilhamento de mangá sem alterações de conteúdo;

3) A lei só deve visar casos em que os lucros do detentor dos direitos sejam afetados negativamente;

Vários artistas de mangá reclamaram da moção para expandir a lei de direitos autorais no Twitter imediatamente após a circulação da notícia. Eles expressaram preocupações de que a lei era muito vaga e que as atividades dos fãs poderiam ser afetadas negativamente. Ken Akamatsu (Negima!) disse que espera que a Agência de Assuntos Culturais escute as vozes objetivas dos artistas de mangá, entre outros.

– Isso mesmo pessoal, o assunto continua rendendo discussões e com certeza vamos ter novidades muito em breve. Caso você não tenha lido a matéria anterior sobre a proposta do governo japonês de aumentar as propostas de reforma das Leis de Direitos Autorais, clique neste link.

Fonte: Associação de cartunistas do Japão via ANN

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

amazon-mangas