Kyoto Animation: Kyoto Shimbun relata divergência entre a polícia e as famílias das vítimas

Kyoto Animation

A Polícia da Prefeitura de Kyoto divulgou o nome de 25 das 35 vítimas que morreram no incêndio de 18 de Julho no prédio do Studio 1 da Kyoto Animation para agências de notícias japonesas em 27 de Agosto. A Polícia da Prefeitura de Kyoto e a Agência Nacional de Polícia do Japão (NPA) estiveram em desacordo sobre a divulgação dos nomes das 25 vítimas restantes, com a NPA sustentando que os nomes só deveriam ser divulgados após o consentimento dos familiares das vítimas.

IMAGEM DO INCÊNDIO NO PRÉDIO DA KYOANI EM 18 DE JULHO 2019 (IMAGEM: ARQUIVO)

Daisuke Okeda, o advogado Kyoto Animation contratou para fornecer comunicações ao público sobre o incêndio, também comentou no dia do anúncio e disse que a decisão da polícia de Kyoto era “extremamente lamentável”. Okeda pediu que a mídia respeitasse a privacidade das vítimas e dos enlutados.

No entanto, o jornal Kyoto Shimbun informou no dia seguinte ao lançamento de nomes em 27 de Agosto que havia conversado com algumas famílias que não se opunham ao lançamento. Segundo o jornal, pelo menos algumas das famílias que a polícia da prefeitura disse ter negado o consentimento disseram ao jornal que na verdade não negaram o consentimento. Uma família acrescentou que eles achavam que a polícia não anunciar os nomes era incomum e apelavam à polícia para divulgar os nomes.

Kyoto Shimbun observou que a Polícia da Província de Kyoto tentou se encontrar com as famílias antes do anúncio dos 25 nomes restantes, mas algumas delas se recusaram a se encontrar com a polícia. O jornal citou um indivíduo envolvido na investigação que afirmou que “obter as opiniões de todos os envolvidos provou ser extremamente difícil”.

O jornal citou um dos pais de uma vítima, que disse que a polícia não havia pedido seus desejos de anunciar ou não o nome da vítima. Alguns deles também comentaram que não entenderam o por que de a polícia não perguntar.

O fato da polícia japonesa não revelar os nomes dos mortos em certos incidentes não é inédita. As autoridades também não revelaram os nomes das sete vítimas de um incêndio em um hotel na cidade de Fukushima em Maio de 2012, bem como os nomes de 19 pessoas mortas em um assassinato em massa em um centro de atendimento na cidade de Sagamihara em Julho de 2016.

NOTA: Até o momento da postagem dessa matéria, nós aqui do Anime Xis não conseguimos os nomes das 25 vítimas restantes, embora alguns sites de notícias já tenham divulgados alguns nomes de forma extra-oficial. Até o momento, temos apenas os 10 primeiros nomes revelados de maneira oficial dias após o incêndio (clique no link para conferir).


O estúdio 1 da Kyoto Animation sofreu um atentado criminoso às 10:30 da manhã do dia 18 de Julho 2019, onde um homem de 41 anos de idade invadiu o estúdio espalhando um liquido inflamável e ateando fogo, o que resultou num incêndio de grandes proporções causando a morte de 35 pessoas e deixando 33 feridos. Além das contribuições que estão sendo feitas mundo afora, a Kyoto Animation abriu uma conta onde está recebendo doações. A comissão dará os fundos para as famílias das vítimas mortas e feridas do incêndio, bem como para a reconstrução.

Até o dia do incêndio, os atuais projetos anunciados da empresa foram: um novo projeto de filme anime para Hibike! Euphonium, um novo episódio de Violet Evergarden (previsto para setembro) e filme (previsto para 10 de Janeiro de 2020), um novíssimo filme da franquia Free! (previsto para o verão de 2020), uma segunda temporada para Kobayashi-san chi no Maid Dragon, uma adaptação da novel de Hiro Yuki20 Seiki Denki Mokuroku e o anime curto Baja no Studio: Baja no Mita Umi.

Desses acima, só temos a confirmação de que o lançamento do filme Violet Evergarden está mantido.

Por enquanto isso é tudo e a nossa central de animes continuará atenta para novidades.

Fonte: Kyoto Shimbun via ANN

– Mais notícias de animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no twitter: @Anime_Xis
Conhece nosso Canal no Youtube?

Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!