Novo Estado de Emergência no Japão causa adiamentos de estréias de filmes de animes, eventos e fecha parques temáticos

O novo Estado de Emergência no Japão que começou a valer desde o domingo (25/04) já causa alguns remanejamentos em eventos marcados no Japão, principalmente nas 4 prefeituras -Tóquio, Osaka, Kyoto e Hyogo- onde ele foi implantado. Segundo informações divulgadas no sábado (24/04), os teatros e salas de cinemas permanecerão fechados até 11 de Maio, quando o estado de emergência será rescindido. Outras cadeias de cinema no Japão que planejam fechar nessas prefeituras incluem Shochiku Multiplex Theatres (SMT), 109 Cinemas, United Cinemas, T-Joy e Cinema Sunshine.

O parque temático Sanrio Puroland também anunciou no sábado que fechará de 25 de Abril a 11 de Maio. O parque temático Universal Studios Japan em Osaka já anunciou que também fechará a partir de domingo.

Além disso, o famoso grupo feminino de teatro Takarazuka Revue anunciou que interromperá as apresentações durante o estado de emergência. A trupe frequentemente adapta franquias de mangá ou anime em peças de teatro.


Estréias de Filmes:

Alguns filmes já programados para estrearem nos cinemas do Japão também sofrem mudanças em seus calendários.

O portal Gundam.info revelou na segunda-feira que o filme de anime Mobile Suit Gundam Hathaway (Kidou Senshi Gundam: Senkou no Hathaway) está adiando sua estréia de 7 para 21 de Maio. É a segunda vez que o filme é adiado. O filme estava originalmente programado para estrear no Japão em 23 de Julho 2020, mas foi adiado devido a pandemia de COVID-19.

O filme terá 214 cinemas, um recorde de franquia. Alguns cinemas exibirão o filme em 4D e Dolby Cinema a partir do dia da estreia. A Dolby Cinemas também exibirá os primeiros 15 minutos e 53 segundos de Mobile Suit Gundam: Char’s Counterattack antes do filme.

A equipe de produção do filme Kakegurui: Zettai Zetsumei Russian Roulette (Kakegurui: Last Resort Russian Roulette), a sequencia em filme live-action baseada no mangá de Homura Kawamoto e Tōru Naomura, Kakegurui – Compulsive Gambler, anunciou nesta segunda-feira (26/04) que eles estão atrasando a data de lançamento planejada que era 29 de Abril, devido ao COVID-19 e ao estado de emergência. A equipe irá revelar a nova data de lançamento posteriormente.

Além disso, conforme já divulgamos aqui anteriormente que o 2º filme Fate/Grand Order: Camelot também sofreu adiamento de 1 semana devido ao Estado de Emergência implantado no Japão. O filme estréia agora em 15 de Maio.


Parques e museus:

O Museu Ghibli, museu dedicado aos animes do Studio Ghibli, anunciou neste sábado (24/04) que fechará temporariamente de 25 de Abril a 11 de Maio devido ao terceiro estado de emergência contra a nova doença Coronavírus COVID-19 em Tóquio, entre outras prefeituras . O museu está oferecendo reembolso para pessoas que não puderem usar seus ingressos pré-encomendados de Abril. (Os ingressos de maio do museu ainda não foram colocados à venda). O museu fechou de 25 de Fevereiro a Julho do ano passado devido ao primeiro estado de emergência.

O Kyoto International Manga Museum fechará de 25 de Abril a 11 de maio, mas planeja reabrir em 13 de Maio, mesmo se houver extensão do estado de emergência (Estaria fechado na quarta-feira, 12 de Maio, uma vez que não está aberto às terças e quartas-feiras).

O NAMJATOWN, o parque temático da Bandai Namco coberto de diversões em East Ikebukuro, Tokyo, também anunciou na sexta-feira que vai fechar a partir de 25 de Abril a 11 de Maio O parque está hospedando colaborações por tempo limitado com Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba, Promise of Wizard, Piofiōre no Banshō e Kuroko’s Basketball. O parque vai anunciar como vai lidar com os ingressos de admissão vinculados a uma colaboração particular durante o seu fechamento. O museu fechou em 29 de Fevereiro do ano passado devido ao primeiro estado de emergência.

O parque temático “Nijigen no Mori” (Floresta 2D) na Prefeitura de Awajishima Park, na província de Hyōgo, anunciado no sábado, fechará de 25 de Abril a 11 de Maio, exceto para hospedagem no local e alguns restaurantes. Como resultado, remarcou sua pré-inauguração e grande inauguração de sua área “Dragon Quest Island: Daimaō Zōma para Hajimari no Shima” (Demon Lord Zoma e a Primeira Ilha) de segunda-feira, 26 de Abril e quinta-feira, 29 de Abril, respectivamente, até novo aviso.

Dois eventos programados para o local Tokyo Big Sight -Super Comic City Gyu!! 2021 no domingo e o evento Twisted Wonderland dōjin Chō Beckon of the Mirror 2021 Tokyo em 9 de maio- anunciou no sábado que eles não acontecerão como programado.

Algumas atrações com tema de anime, como o Museu Fujiko F. Fujio em Kawasaki e o Fuji-Q Highland em Fujiyoshida, permanecem abertas porque estão fora das quatro prefeituras sob estado de emergência. O Museu da Toei Animation em Tóquio já foi temporariamente fechado desde 26 de Fevereiro, enquanto o Museu de Animação Suginami em Tóquio não anunciou seus planos.

A Tokyo Disney Resort, incluindo Tokyo Disneyland e a Tokyo Disney Sea, permanecerá aberto em estado de emergência, uma vez que os dois parques temáticos não estão localizados nas quatro prefeituras em estado de emergência (os parques estão localizados na prefeitura de Chiba, apesar de o nome “Tóquio”). Os parques evitarão, no entanto, servir bebidas alcoólicas durante o estado de emergência. Além disso, os fliperamas do Mikado Game Center em Tóquio também permanecerão abertos.


Sobre o Novo Estado de Emergência:

O novo estado de emergência visa reduzir significativamente o número de pessoas durante os feriados da “Golden Week” que se aproxima (A série de feriados da Golden Week deste ano vai de 29 de abril a 5 de maio, embora muitas pessoas tirem toda a semana de trabalho antes ou depois dos feriados oficiais). A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, relatou que a metrópole está investigando se deve pedir que as instalações desliguem luzes (excluindo postes) depois das 20h, para incentivar as pessoas a voltar para casa em vez de vadiar durante a noite.

Golden Week - Japão

O novo estado de emergência vai durar de domingo, 25 de Abril, a terça-feira, 11 de Maio (a menos que seja estendido ainda mais). O governo também está implementando contra-medidas mais rígidas na prefeitura de Ehime.

O Japão iniciou seu plano de vacinação conta a COVID-19 em 17 de Fevereiro, priorizando trabalhadores médicos. A segunda fase do plano teve início no dia 12 de Abril para idosos.

Vale lembrar também que tudo isso que está acontecendo no Japão pode colocar em cheque novamente a realização dos Jogos Olímpicos Tokyo 2020, que foram adiados de 2020 para este ano e está programada para estrear em 23 de Julho 2021.

Nota do Editor: Como sempre, mais uma vez reforçamos o que vêm dizendo os profissionais de saúde, lavem sempre as mãos, usem alcool em gél, se possível fique em casa e se caso precise sair, use máscara sempre. Cuide-se, cuidando de você, estará cuidando do próximo também.

Outras informações deverão ser divulgadas em breve e a nossa central de animes continuará atenta para novidades.

Fontes: Ghibli Museum, MitakaKyoto International Manga MuseumNamco ParksNijigen no MoriAkaboo; ANN – Link 1, Link 2, Link 3;  Eiga Natalie , Sanrio Puroland ‘s website, Gundam.info, Cinema Today, Stage Natalie

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!