Japão: Governo considera estender o Estado de Emergência contra a COVID-19

Enquanto os Jogos Olímpicos de Tokyo se aproximam e em meio a semana de feriados da Golden Week, o governo nacional japonês está inclinado a estender o atual Estado de Emergência da nova doença Coronavírus COVID-19 em quatro prefeituras, depois que o governo da prefeitura de Osaka informou que solicitaria uma extensão. O primeiro-ministro Yoshihide Suga está consultando funcionários do gabinete e especialistas nesta quarta-feira (05/05) e pode chegar a uma decisão nesta semana.

JapãoO governo japonês declarou estado de emergência nas prefeituras de Tóquio, Osaka, Kyoto e Hyogo em 23 de Abril, com previsão de suspensão em 11 de Maio. O estado de emergência pretendia reduzir a quantidade de viagens durante os feriados da Golden Week em curso no país.

Osaka registrou 884 novas infecções por COVID-19 na terça-feira (04/05) e Tóquio registrou 609. No geral, a terça-feira adicionou 4.199 novos casos em todo o Japão. O Japão tem 1.083 pessoas em estado grave na terça-feira (um a menos que o recorde de segunda-feira), o que está colocando o sistema hospitalar sob forte pressão. Osaka sozinha tem 65.

O governo japonês também declarou em 27 de Abril que as quatro prefeituras acima, bem como as prefeituras em “quase estado de emergência”, continuarão restringindo os eventos até Junho. (As restrições anteriores foram definidas para terminar no final de Abril).

O novo estado de emergência fez com que a estréia de alguns filmes fosse adiada até a reabertura dos cinemas. Alguns eventos relacionados a anime, como o Concerto de 5º aniversário de Aqours da franquia Love Live! Sunshine!! em 1 de Maio, o evento da franquia BanG Dream! intitulado BanG Dream! Especial☆Live Girls Band Party! 2020 de 5 e 6 de Junho (que originalmente estava programado para 3 de Maio de 2020, antes de ser adiado pela primeira vez por conta da pandemia) e o evento da franquia Hibike! Euphonium planejado em Uji em 15 de Maio, entre outros foram adiados ou cancelados.


Devido ao novo estádo de emergência, vários lançamentos de filmes no Japão, museus e parques temáticos tiveram suas atividades suspensas.

Akihabara - Japão

O Japão iniciou seu plano de vacinação conta a COVID-19 em 17 de Fevereiro, priorizando trabalhadores médicos. A segunda fase do plano teve início no dia 12 de Abril para idosos.

Vale lembrar também que tudo isso que está acontecendo no Japão pode colocar em cheque novamente a realização dos Jogos Olímpicos Tokyo 2020, que foram adiados de 2020 para este ano e está programada para estrear em 23 de Julho 2021.

Nota do Editor: Como sempre, mais uma vez reforçamos o que vêm dizendo os profissionais de saúde, lavem sempre as mãos, usem alcool em gél, se possível fique em casa e se caso precise sair, use máscara sempre. Cuide-se, cuidando de você, estará cuidando do próximo também.

Outras informações deverão ser divulgadas em breve e a nossa central de animes continuará atenta para novidades.

Fontes: Site da franquia BanG Dream!SankeiBiz, OtakomuKyodo NewsTokyo ShimbunOtakomu, The Mainichi Shimbun’s Mantan Web, Site do anime Hibike! Euphonium via ANN

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!