Japão: Governo já considera uma nova extensão do Estado de Emergência contra a COVID-19 até 20 de Junho

E segue a sina. O governo japonês está considerando uma extensão do atual Estado de Emergência da nova doença de Coronavírus COVID-19 em nove prefeituras em até duas semanas até 20 de Junho. As prefeituras que podem estender o estado de emergência incluem Tóquio, Kyoto, Osaka , Hyogo, Aichi, Fukuoka, Hokkaido, Okayama e Fukushima.

As nove prefeituras acima foram originalmente programadas para encerrar seus respectivos estados de emergência em 31 de Maio.

Okinawa já anunciou que seu estado de emergência, recém-declarado no domingo, vai durar até 20 de Junho.

Estado de Emergência - Japão Mapa NHK - Coronavírus COVID-19
Reprodução da NHK dos locais no Japão onde estão em Estado de Emergência, incluíndo Okinawa.

O governo japonês declarou estado de emergência nas prefeituras de Tóquio, Osaka, Kyoto e Hyogo em 23 de Abril, que originalmente deveria ser suspenso em 11 de Maio. O estado de emergência pretendia reduzir a quantidade de viagens durante os feriados da Golden Week do país no início de maio. O governo japonês então estendeu o estado de emergência em 7 de Maio e acrescentou as prefeituras de Aichi e Fukuoka desde à última quarta-feira. O novo estado de emergência vai durar até 31 de Maio.

O governo então acrescentou Hokkaido, Okayama e Hiroshima em 16 de Maio.

O Departamento de Estado dos EUA emitiu uma recomendação de nível 4 de “não viajar” (o nível mais alto possível) para o Japão, refletindo o agravamento da situação nos esforços de contenção do COVID-19 do país.

O Comitê Olímpico Internacional e o governo de Tóquio ainda pretendem realizar as Olimpíadas de Tóquio, já adiadas em relação ao ano passado e remarcadas para Julho-Agosto deste ano, apesar dos apelos de dentro e de fora do Japão para cancelar os jogos.

Enquanto isso, a Associação de Produtores de Cinema do Japão (Eiren) pediu a reabertura dos cinemas no Japão, dizendo que o governo não forneceu evidências definitivas de que os cinemas estavam servindo como pólos de infecção. A Eiren, ao lado de produtoras de filmes como TOHO, Shochiku e Toei, convocaram a reabertura dos cinemas em 1º de Junho, após o fim planejado para o atual estado de emergência.

No atual estado de emergência, o governo pediu que grandes lojas de departamentos e shopping centers fechassem (exceto aqueles que oferecem itens essenciais para o dia a dia) e que os eventos não tivessem audiência presencial. Com a nova extensão, o governo pediu que grandes lojas de departamentos e shopping centers fechem às 20h em vez de fecharem totalmente e, que os eventos não tenham mais de 5.000 participantes e terminem às 21h.

Aqui no Anime Xis, já divulgamos informações sobre vários parques temáticos, teatros, cinemas e eventos que foram adiados devido ao atual estádo de emergência.

Akihabara - Japão

O Japão iniciou seu plano de vacinação conta a COVID-19 em 17 de Fevereiro, priorizando trabalhadores médicos. A segunda fase do plano teve início no dia 12 de Abril para idosos.

Nota do Editor: Como sempre, mais uma vez reforçamos o que vêm dizendo os profissionais de saúde, enquanto a vacina não chega até vocês, lavem sempre as mãos, usem alcool em gél, se possível fique em casa e se caso precise sair, use máscara sempre. Cuide-se, cuidando de você, estará cuidando do próximo também.

Por enquanto isso é tudo e estaremos atentos para qualquer novidades.

Fonte: The MainichiNHK World JapanDeadline, Variety via ANN

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!