Governo japonês confirma a extensão do Estado de Emergência até 20 de Junho em 9 prefeituras

O governo japonês anunciou na sexta-feira (28/05) que estenderá o estado de emergência em Tóquio, Kyoto, Osaka, Hyogo, Aichi, Fukuoka, Hokkaido, Okayama e Fukushima até 20 de Junho, após seu painel consultivo ter aprovado um plano no início do dia.

Estado de Emergência - NHK - COVID-19 - Coronavírus - Japão
Reprodução da NHK dos locais no Japão onde estão em Estado de Emergência, incluíndo Okinawa.

As nove prefeituras acima foram originalmente programadas para encerrar seus respectivos estados de emergência em 31 de Maio.

O Ministro da Economia e chefe de resposta do governo do COVID-19, Yasutoshi Nishimura, destacou o agravamento da tensão nos sistemas hospitalares da província e no sistema nacional de saúde devido às altas taxas de infecção, com cerca de 1.400 pacientes no Japão em estado grave.

O Comitê Olímpico Internacional e o governo de Tóquio ainda pretendem realizar as Olimpíadas de Tóquio (que já foi adiada em relação ao ano passado e remarcada para 23 de Julho a 8 de Agosto deste ano), apesar dos apelos da maioria dos cidadãos japoneses entrevistados e de pessoas de fora do Japão para cancelar os jogos. Uma equipe australiana de softball totalmente vacinada, composta por 30 atletas e equipe, será os primeiros atletas olímpicos a chegar ao Japão em 1º de Junho, montando um campo de treinamento em Gunma.

Okinawa já anunciou que seu estado de emergência, recém-declarado no domingo, vai durar até 20 de Junho. O atual estado de emergência cobre mais de 40% da população japonesa.

Sob a nova extensão, o governo pediu que grandes lojas de departamentos e shopping centers (maiores que 1.000 metros quadrados ou cerca de 10.800 pés quadrados), salões de pachinko, galerias e banhos públicos fechassem até às 20h00 nos dias de semana e para fechar inteiramente nos fins de semana. O governo também pediu que os eventos tivessem no máximo 5.000 participantes (ou não mais que 50% da capacidade) e terminassem às 21h. Antes da prorrogação, o governo havia solicitado o fechamento desses estabelecimentos e que os eventos não tivessem audiências presenciais.

O governo japonês declarou Estado de Emergência nas prefeituras de Tóquio, Osaka, Kyoto e Hyogo em 23 de Abril. Este último estado de emergência foi originalmente previsto para suspender em 11 de Maio. O estado de emergência tinha como objetivo reduzir a quantidade de viagens durante o feriados da Golden Week do país no início de Maio. O governo japonês então estendeu o estado de emergência até 31 de Maio e acrescentou as prefeituras de Aichi e Fukuoka desde 12 de Maio. O governo então acrescentou Hokkaido, Okayama e Hiroshima em 16 de Maio.


Aqui no Anime Xis, já divulgamos informações sobre vários parques temáticos, teatros, cinemas e eventos que foram adiados devido ao atual estádo de emergência.

Akihabara - Japão

O Japão iniciou seu plano de vacinação conta a COVID-19 em 17 de Fevereiro, priorizando trabalhadores médicos. A segunda fase do plano teve início no dia 12 de Abril para idosos.

Nota do Editor: Como sempre, mais uma vez reforçamos o que vêm dizendo os profissionais de saúde, enquanto a vacina não chega até vocês, lavem sempre as mãos, usem alcool em gél, se possível fique em casa e se caso precise sair, use máscara sempre. Cuide-se, cuidando de você, estará cuidando do próximo também.

Por enquanto isso é tudo e estaremos atentos para qualquer novidades.

Fonte: NHK WorldNHKTBS News, Hachima Kikō via ANN

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!