Negócio da China: Animadores ganham quase 3 vezes mais do que no Japão

Há algum tempo atrás publicamos um artigo aqui no Anime Xis onde era dito que as animações chinesas eram ruins se comparadas com as do Japão, segundo os próprios chineses e lá, muita coisa se falou como o fato das animações da China estar apenas “engatinhando” perto da tradição da arte das animações do Japão que já tem mais de 100 anos. Mas, de tempos em tempos, publicamos informações sobre a industria de animes do Japão que deixam muitos coçando a cabeça e boqui-abertos, especificamente quando falamos sobre os salários dos animadores no Japão, que é muito baixo perto de outros cargos nos estúdios de animações. Nesta semana, o comparativo entre China x Japão veio neste quesito.

Um programa de televisão no Japão revelou que o salário médio anual de um animador chinês é de cerca de 5,2 milhões de ienes (cerca de US$ 40,89 mil), o que é 2,7 vezes mais do que o de um animador japonês, que ganha cerca de 1,9 milhões de ienes (cerca de US$ 14,90 mil) por ano. Essa estatística, revelada pelo usuário do Twitter “こぼ (@rurikoat), imediatamente se tornou viral.

Como o fato de os animadores japoneses serem mal pagos não é segredo, a maioria dos comentários concordou com o que foi mencionado no post. Além disso, Jun Arai (Fullmetal Alchemist: Brotherhood, Sword Art Online, Tengen Toppa Gurren Lagann), um animador veterano da indústria, também contou que enfrentou uma diferença salarial semelhante enquanto trabalhava em um projeto de animação na China. Sua postagem no Twitter escreveu:

“As empresas de animação chinesas pagam mais do que as japonesas. No ano passado, quando me pediram para supervisionar a produção de uma animação para uma grande empresa de animação chinesa, o preço chegou a ser 100 vezes maior do que no mercado japonês.”

No entanto, alguns comentários também apontaram que, embora os animadores chineses sejam bem pagos, muitos deles ainda decidem emigrar para o Japão para trabalhar. Jun Arai explicou que, embora a China tenha conquistado recentemente um lugar no mundo da animação, muitos animadores estão curiosos para aprender a fazer animação japonesa de alta qualidade. Eles vêm na esperança de aprender as técnicas ou trabalhar em seu anime favorito da infância. Escreveu:

“A razão pela qual os animadores chineses decidem trabalhar no Japão por um salário muito menor é a chamada “aquisição de experiência”. Eles sabem que é um salário miserável, mas vêm estudar como fazer animação japonesa de alta qualidade. Ou eles querem participar de seu anime japonês favorito que assistiram quando eram crianças”.

Claro, nos fóruns de comentários no Japão você também pode ler opiniões como:

  • Naturalmente, a crítica não deveria ser ‘Por que a China paga tanto?’, mas ‘Por que o Japão paga tão pouco?’ Malditos gananciosos“.
  • Se você conseguir um emprego para mim no Japão, seria ótimo.”
  • Por que você decidiu trabalhar no Japão? A resposta é muito embelezada, a única coisa que eles vêm fazer é roubar as técnicas”.
  • “E se a indústria de anime realmente se esforçasse para lidar com essas falhas? Não acho que falte dinheiro, o que acontece é que é distribuído em poucos“.
  • Espero que eles se retirem cada vez mais e que a indústria de animação japonesa possa resolver esse problema.”
  • Por que a animação é melhor paga na China? Eu pensei sobre por que a indústria de animação japonesa está estruturada de tal forma que só pode funcionar com vínculos com editoras e emissoras de TV, etc., e me perguntei novamente por que isso acontece. Eu pensei em videogames e afins, onde cada um é seu próprio fabricante, e talvez seja isso que acontece na animação na China“.
  • Se é dezenas de vezes mais, por que eles não se concentram em empregos chineses em vez de japoneses?”.

Animações da China x JapãoNOTA DO EDITOR: Eu acho que alguns desses comentários chegaram até serem maldosos com animadores chineses que buscam ir ao Japão para se aperfeiçoarem. Mesmo pagando menos, muitos chineses devem estar procurando trabalhar no Japão com o intuito de melhorar ainda mais o seu trabalho e nada melhor do que aprender com aquele que se considera referência, como qualquer outro profissional no mundo que quer melhorar e crescer na sua profissão, vai buscar referências com o que há de melhor dentro de sua área. Acho um absurdo pensarem que eles estão indo lá roubar os empregos dos japoneses, sendo que em seu próprio país eles são mais bem pagos.

Por outro lado, assim como foi citado em um dos comentários, o Japão tem que dar um jeito para pagar melhor seus animadores, afinal, não é de hoje que há relatos que eles são mal pagos e colocados há enormes cargas de trabalhos dentro da indústria de animação. A torcida é que isso possa mudar em algum momento, de preferência o mais breve possível.

DICA: Se você não conhece nenhuma animação chinesa ou se conhece poucas, a plataforma de informações e listagem de animes Anime Planet tem uma página só listando os títulos das animações produzidas na China, para conhecer, clique neste link.

Fonte: Otakomu via Kudasai

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!