Você é Otaku? Cerca de 40% dos universitários japoneses dizem: SIM!

Otaku - pesquisa

Parece haver muito debate nos dias de hoje centrado em torno de se deve ou não ser um otaku, o termo usado no Japão para descrever pessoas que são obcecadas por uma variedade de hobbies. Em casos extremos, o estilo de vida otaku pode limitar as oportunidades românticas, que até mesmo renomado diretor de anime Hayao Miyazaki comentou a respeito outro dia num programa de TV no Japão, com um certo repúdio, da indústria que ele ganhou fama.

A Pesquisa:

Com toda a negatividade, você poderia achar que o número de pessoas que são otaku seria pequeno, e o número de indivíduos que escolhe ser otaku por si seria menor ainda. Surpreendentemente, no entanto, em uma recente pesquisa de estudantes universitários, cerca de quatro em cada dez se identificaram como um otaku .CO 8

Portal japonês My Navi realizou recentemente uma pesquisa com 5.663 estudantes, que possivelmente terminarão a faculdade ou pós-graduação em Março de 2015. Quando perguntado: “Você se considera um otaku?” 39,5 por cento responderam “sim “.

Os dados demográficos foram subdivididas em quatro categorias , sendo dividido primeiramente em homens e mulheres . Os dados foram subdivididos novamente em estudantes de ciências , como química e engenharia, e aqueles com especialização em artes, e humanas, assim como a economia e a psicologia.

Como esperado, a maior concentração que responderam sim, foi entre os homens nas ciências, em 43,9%. No entanto, a diferença entre este e o menor grupo era apenas de 7,5 %. Apesar da imagem tradicional de otaku sendo um fenômeno masculino, o grupo de menor probabilidade que se identificou como otakus, eram de homens que estudam as ciências humanas , em 36,4%.

▼ Aparentemente caras estudando para serem advogados da vida real, não poderão entrar em Phoenix Wright.

CO 5

Os outros dois resultados apontados foram de mulheres estudando artes e ciências, com 39,2% e 38,9%, respectivamente. Além disso, a diferença total entre homens e mulheres que se consideram otaku era um insignificante 0,3 por cento .

Embora a palavra otaku é mais comumente usado para se referir aos fãs de anime, ela pode ser usada para indicar uma pessoa que gasta uma enorme quantidade de tempo em qualquer hobby. O My Navi pediu aos entrevistados que confessaram serem otakus para escolherem as três categorias mais aplicáveis ​​a si mesmos .

▼ Os resultados abaixo estão na ordem da esquerda para a direita, sendo a 1ª coluna o Total de Respostas, seguindo pelas respostas dos homens nas artes, as respostas dos homens nas ciências, as respostas de mulheres nas artes, e as respostas de mulheres nas ciências.

CO 4

A Crônica:

Há um monte de pessoas nos dias de hoje que estão por trás de anime, mangás e jogos de vídeo, as três categorias que dominaram a lista . Em quarto lugar foi personagens , mascotes, como Hello Kitty, Hatsune Miku e Super Sonico que são onipresentes no Japão, apesar de na verdade não aparecem em qualquer lugar exceto em mercadorias para as pessoas comprarem (pense neles como as “estrelas da realidade”, fama conquistada por causa do consumismo e também da animação pelo mundo).

Completando, em 5º lugar aparece filmes , que se torna um hobby mais no ocidente pelo público Geek. No Japão, a maioria das pessoas que frequentam uma sala de cinema, são casais e grupos de amigos, e além disso, uma ida ao cinema no Japão é caro, geralmente custando ¥ 1.800 (aproximadamente R$ 42,00). A esses preços, pode ser difícil conseguir uma legião de amigos para irem juntos assistir um grande lançamento, algo praticamente incomum por lá.

▼ No lado positivo, eles não têm que se preocupar com a partilha dos lanches.

CO 6

O gráfico também revela três marcações que aparecem praticamente zeradas, que são das mulheres nas ciências sobre a politica otaku, e dos homens sobre cosméticos . Honestamente, porém, essas categorias parecem um pouco suspeitas.

O gráfico é compilado a partir de respostas de pessoas que se identificaram como otaku, uma palavra que ainda tem a conotação de um estilo de vida anti-social, inativo. Coisas como a moda ou esportes são tradicionalmente vistos a fazer a vida de uma pessoa mais saudável ou mais atraente, levando ao aumento da interação social. Mesmo que certas pessoas passam maior parte do seu rendimento disponível, ou do tempo livre comprando as roupas mais modernas, muitas dessas pessoas não se identificam como otaku para começar.

▼ Sério, se pensássemos em todos estes argumentos acima, os craques da NFL, Peyton Manning (Camisa Branca) e Tom Brady (camisa Azul), são tais otakus. Afinal, eles não fazem nada além de jogar futebol americano profissional.

CO 7

Ainda assim, não há argumentos que dizem que cerca de 40% é um número grande, já que fala-se tanto a crescente influência da cultura otaku, que vêm sendo considerado uma especie de conforto aos jovens do Japão e em algumas partes do mundo. Talvez, já não seria mais irônico que otaku, que originalmente significa “você”, está cada vez mais chegando a indicar “nós”!

Fontes: RocketNews24 / MyNavi News

OBS:

  1. – O curso de economia no Japão é considerado como Ciências Humanas, diferente daqui do Brasil que faz parte das Ciências Exatas.
  2. – O ano letivo escolar no Japão termina em Março, ao fim do inverno e recomeça alguns dias depois no inicio da primavera. Por isso, os alunos de faculdade se formarão no mês de março por lá.
  3. – NFL significa National Football League, que é o principal campeonato de futebol americano profissional disputado nos Estados Unidos. O jogador Peyton Manning que joga no Denver Broncos e Tom Brady (casado com a brasileira Gisele Bundchen) que joga no New England Patriots, são os dois principais jogadores da liga.
  4. – O termo Otome não foi citado nesta matéria, já que na verdade, no Japão, este termo tem outro significado por lá. Porém, no Brasil, Otome popularmente seria considerado “Uma garota otaku”.

E ai? Você também é um Otaku? Se considera? Não se considera? Deixe seu comentário pra gente!