{Quinta-Sama} 2015, o ano dos animes de idols?

O Quinta-Sama dessa semana vai falar um pouquinho de uma coisa que a maioria dos japoneses adoram, sim, idols! Não apenas na vida real as lindas e fofas garotas japonesas vêm conquistando um grande público nestes últimos anos, mas também as em 2D e é exatamente sobre esse gênero de anime que vamos falar um pouquinho hoje.
Lembrando que este artigo é apenas uma reflexão baseada em dados e acontecimentos contemporâneos. Desfrute-o como um mero passatempo. Boa leitura e divirta-se!

animes de idols - 2015Ahh, as idols, como são bonitinhas! Não é atoa que elas levam este nome idol (ou simplesmente ídolo). Elas sorriem, acenam, conversam e tiram fotos com seus fãs, além de participar de eventos e shows. Muitas vezes, idols não são apenas garotas, mas também garotos (mulheres se manifestaram na platéia).

Mas o que é “idol”?

Para ser mais especifico, idols (アイドル, aidoru) na cultura japonesa, são pessoas da mídia (cantores, atores, modelos etc.) jovens, em sua maioria adolescentes, com uma imagem inocente e às vezes, mais chamativa. O termo implica um apelo inocente e a capacidade de provocar admiração e de fazer uma pessoa se apaixonar por artista e é comercializado por agências de talentos japonesas. Ídolos são pretendidos a ser objeto ideal do amor dos fãs enlouquecidos.

Cherchez i'idoleO fenômeno surgiu no início dos anos 1970 devido a um boom de popularidade do filme francês chamado Cherchez l’idole (“À procura do ídolo”, imagem ao lado) que apareceu nas telas de cinema japonês em novembro de 1964. A atriz Sylvie Vartan, que desempenhou o papel principal, tornou-se extremamente popular.6 O termo “ídolo” tornou-se usado para as meninas, a maioria entre 14 e 16 anos, que estavam apenas começando seu caminho para o estrelato / para as novas estrelinhas muito jovens.

Hoje temos grandes exemplos disso de conjuntos de idols que fazem sucesso não apenas no Japão, mas em vários lugares do mundo como por exemplo AKB48 (e suas filiais espalhadas pelo Japão e em alguns países da Asia), Momoiro Clover Z, Morning Musume, BabymetalShiritsu Ebisu Chugaku, Juice Juice, entre muitos outros. É claro, tem também aqueles (as) idols que seguem carreira solo, sem estar em um grupo ou conjunto musical.

AKB48 - idol group J-Pop Japan
AKB48 – Talvez, hoje seja grupo mais popular de idols do Japão.

Animes de idols:

Como sabemos, tudo no Japão que é popular (ou não) vira anime e quando o assunto é idols, o sucesso não é diferente. Infelizmente não consegui as informações de quais foram e quando foram lançados os primeiros animes desse gênero (se alguém souber fique a vontade nos comentários), mas creio que estão todos ligados ao gênero de animes musicais.

– Recentemente, foi realizada uma pesquisa onde os fãs classificaram os melhores animes de idols. Você pode conferi-la clicando neste link!

Uma coisa é certa, esse tipo de gênero se expandiu tanto que, acredito eu, nem mesmo as próprias franquias acreditavam que iriam fazer tanto sucesso. Talvez, depois de algumas séries clássicas como Creamy Ami, The Magical AngelMagical Emi, The Magic Star (que também são do gênero mahou shoujo), talvez a que mais fez sucesso deve ser os animes da franquia Pretty Rhythm que sempre estão lançando coisa nova.

Outro anime que sempre fez sucesso embora não seja especificamente um anime de idols é a série Macross. o anime não apenas encantou a todos pelos seus mechas em combates espaciais, mas também por apresentar em meio a tudo isso, idols inesquecíveis como Sheryl Nome e Ranka Lee.

anime de idols - Macross

Uta no Prince-sama já é um exemplo de que nem só garotas podem se tornar idols. O anime é cheio de garotos e tem uma legião de fãs em todas as partes do mundo e graças ao sucesso já o rendeu uma nova temporada (3ª temporada atualmente em exibição). Vale lembrar que este anime não está agradando apenas o público do sexo feminino.

Uta no Prince-Sama - 3rd season - april spring 2015

Nesses últimos dois anos, três franquias vêm ganhando os holofotes do sucesso. Wake Up, Girls!, uma produção original que estreou ano passado já com um filme, uma série de anime e revelou novas seiyuu’s para a industria da animação, garantiu para esse ano dois novos filmes em anime.

wake up girls - image

Também ano passado tivemos o lançamento do anime da mascote da Nitroplus, Super Sonico. Essa podemos dizer que é um exemplo de uma idol (no caso dela é modelo) que não faz parte de um grupo cheio de garotas, apesar dela ser a guitarrista e vocalista de sua banda de rock.

Super Sonico The Animation

Mas ainda a frente de Super Sonico e Wake Up, Girls! (e bem a frente diga-se de passagem) estão duas fortes franquias que hoje praticamente disputam o topo: The iDOLM@STER e Love Live! School Idol ProjectEssas duas são muito semelhantes pois são baseadas em jogos, suas séries de animes originais tiveram duas temporadas, possui filmes (sendo que o de Love Live! estreará em Junho deste ano), tem sequências de jogos e animes (The iDOLM@STER: Cinderella Girls e Love Live! Sunshine, sendo que este último ainda não está exatamente definido o que será lançado) e ainda por cima possuem uma legião de fãs espalhados pelo mundo todo (e no Brasil também!).

Acima: the IDOLM@STER / Abaixo: Love Live!
Acima: the IDOLM@STER (A-1 Pictures) / Abaixo: Love Live! (Studio Sunrise)

Um grupo de idol que muita gente pagaria pra ver em anime seriam os Vocaloids, mas propriamente Hatsune Miku que já teve uma história lançada em mangá no Japão há algum tempo atrás, mas creio eu que isso não deverá acontecer tão já.

vocaloids
Respondendo todas as questões, Vocaloids não tem anime e nem previsão se algum dia vai ter.

Falando propriamente das adaptações em animes, pode-se perceber a grande diferença nos trabalhos realizados pelos estúdios em relação com os demais gêneros de animes, principalmente nos dias de hoje. Praticamente os destaques são as grandes quantidades de luz, contraste e cores usadas na animação, além da maior quantidade de quadros por segundo (FPS), um trabalho mais cuidadoso das artes em 3D/CG, além de um grande empenho das seiyuu’s e staff que participam na realização desses trabalhos. O resultados são animações repletas de imagens que enchem os olhos em sincronia com canções alegres e cheias de vida.

Anime de Idols em 2015:

Parece que 2015 está sendo um ano muito favorável a este gênero de animes. Como citei acima, as franquias de The IDOLM@STER, Love Live! e Wake Up, Girls são as que mais estão trabalhado.

A primeira versão do anime the iDOLM@STER voltou a ser exibido no Japão desde o começo de Abril, ao final de sua outra série “The iDOLM@STER: Cinderella Girls“, exibida durante Janeiro a Março. No entanto, os fãs não vão ficar sentindo saudades por muito tempo pois já está confirmada a Segunda Temporada do anime para Julho, na Temporada de Verão 2015 e ao final dessa exibição, a sequencia de The IDOLM@STER original voltará a TV Japonesa.

The iDolmaster - cinderella girls

Já pelos lados de Love Live!, um novo game e eventos já foram anunciados para este ano. Mas a expectativa maior envolve o filme “Love Live! School Idol Movie” que começará a ser exibido em Junho nos cinemas do Japão. Para depois disso, a franquia já vem anunciado “Love Live! Sunshine“, mas ainda não mencionou o que será lançado (anime de TV, game, novel, etc).

Love Live! Sunshine - image

Wake Up, Girls! já tem mais dois filmes garantidos para estrear neste ano, mas não tem nenhuma informação se serão nestes filmes que a história será concluída. Recentemente, a franquia lançou um spin-off animado com episódios curtos chamado Wake Up, Girls Zoo.

Wake Up Girls

E não para por ai, pois para Julho já tem mais uma série de anime de idols, trata-se de Million Doll. Outro anime recentemente anunciado mas sem data de estreia ainda é Tubu Dol. Além disso, temos a volta de Miss Monochrome, com a segunda temporada do anime de curtos episódios que serão exibidos a partir de Julho.

Público e Comércio:

Nem preciso dizer que quando lançam alguma novidade a respeito de qualquer anime desse gênero, os fãs do mundo todo compartilham pelas redes sociais. Se buscarmos em sites de compras pelo mundo afora, os Blu-Ray’s e DVD’s desses animes e games estão entre os mais vendidos e em sites de downloads de música (principalmente no Japão), sempre tem várias canções de grupo de idols de animes em destaque na lista. No site NicoNico por exemplo, são as que mais aparecem lá, além dos próprios episódios dos respectivos animes.animes de idols - imagem love live cartaz

Quem ganha também é a própria industria da animação japonesa que apenas não divulga os ótimos trabalhos dos estúdios, animadores ou diretores, mas também a própria equipe de dublagem que muitas vezes acabam participando de eventos em várias partes do mundo. Acredito eu que mesmo não sendo aquela personagem fofinha da TV, mas só de estar perto daquela que deu voz a personagem já deixa o fã muito contente.

Wake Up Girls - idol group
Seiyuu’s de Wake Up, Girls!

Outra coisa legal, é que em muitos eventos de animes pelo mundo afora, você encontra facilmente lindas cosplayers das personagens desses animes:

Pode parecer meio estranho, mas dependendo de qual sucesso do anime, você encontra pelo mundo os fãs mais malucos possíveis. Eles são capazes de idolatrar algum (a) personagem ou então o grupo todo como se fosse um grupo musical real (ou até mesmo uma adoração comparada a um clube de futebol) como aparecem estes fãs de Love Live:

love live - fans

Já havíamos noticiado aqui no Anime Xis antes que o produtor do game TekkenKatsuhiro Harada, é um grande fã de The iDOLM@STER e tem como a sua “waifu” a personagem Iori Minase.Katsuhiro Harada - idolmaster fan

Nesta semana foi a data de aniversário da personagem e o produtor resolveu homenageá-la trocando seu nome no twitter para “Iori Minase” e colocando uma foto dela de perfil:Katsuhiro Harada - twitter - idolmaster iori minase

Ele também postou uma imagem da personagem abaixo e se você perceber, ele também está presente nesta imagem:Iori Minase - Love Live

Outra coisa legal que idols mexe até com quem não é da área, como por exemplo o criador de BlazBlue, Toshimichi Mori, que disse em uma entrevista no ano passado que gostaria de desenvolver um game de luta dos sonhos: The iDOLM@STER vs Love Live!:

the idolm@ster - love live!

A Crônica:

Aqui no Brasil, ainda é um pouco difícil ver pessoas que se declaram fãs desse tipo de gênero de anime ou simplesmente fãs de idols japoneses, porém em outros lugares do mundo, incluindo países da América como Estados Unidos, Canadá, Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, entre outros, o sucesso é enorme e a venda de produtos de grupos de idols 2D são grandes.

Elas invadem até o seu jantar!
Elas invadem até o seu jantar!

Acredito que com o lançamento de alguma animação dessas franquias já existentes ou de uma nova franquia, todos tem a ganhar, a industria de animes, mangás e jogos, os estúdios, os dubladores, as redes de TV que os exibem, o comércio de produtos, enfim, dificilmente se torna fracasso.

Eu propriamente não assisti quase nenhum desses animes citados (sério, só vi Wake Up, Girls! e Super Sonico), não vi os outros por falta de tempo, mas conheço os enredos que citei, bem como seus respectivos sucessos pelo mundo afora. Embora não agrade muita gente por aqui, eu digo que vale a pena dar uma olhadinha qualquer hora e conhecer um pouco mais desse gênero de anime. Pode ser que não lhe agrade pela história mas pelos detalhes na animação, ou vice-versa.

Agora se você é fã, não deixe a vergonha te abater, coloque o som bem alto na sua casa e incomode os vizinhos, enquanto eu vou colocar aqui Rock’n Roll all Night:

love live - kiss
Garotas de Love Live! fantasiada de KISS

Quem tiver conta na MyAnimeList, me adicionem lá também: http://myanimelist.net/profile/luizgp e até o próximo Quinta-Sama!

– E ai, gostou do artigo? Gosta de animes de idols? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário aqui pra gente!

Leia outros artigos do Quinta-Sama aqui no Anime Xis!

Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no twitter: @Anime_Xis
Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!