ACONTECEU: Bakemonogatari vira matéria de Literatura em Universidade!

Monogatari Series - imageQuando eu falo que minha vontade é ir lecionar no Japão por certos motivos e ninguém acredita, então eu posto algumas notícias assim que ate parece brincadeira, mas como o próprio título diz, aconteceu!

Light-Novels em matérias de Literatura? Ora, por que não?! Com seus elementos fantásticos, estilo de escrita informal, diálogos, e com uma grande atração aos jovens, os japoneses geralmente não penso assim. Eles raramente são ensinadas nas aulas universitárias nas matérias de literatura japonesa. Mas Masahiro Hirose, professor no assunto na Aichi University of Education, próximo a Nagoya, está tentando mudar isso em suas aulas.

Bakemonogatari - novel
Bakemonogatari – Vol 01

Este ano, sua classe (Seminário sobre Literatura Japonesa) estará usando o primeiro volume de Monogatari Series de NisiOisin, Bakemonogatari como um texto. O seminário vai ensinar os conceitos básicos de análise textual e avaliar criticamente o que diz o livro condiz sobre a cultura japonesa moderna e da sociedade. Hirose acha Bakemonogatari, com os seus elementos fantásticos colocado em um cenário realista, um bom exemplo de como “fantasia é usado para refletir a realidade”.

Hirose é um fã de NisiOisin e citou Tsukimonogatari em uma apresentação anterior, mesmo imitando o tom distintivo da personagem Shinobu do anime. Sua classe atraiu a atenção on-line no ano passado, bem como quando ele usou Sword Art Online de Reki Kawahara como um texto. Em uma entrevista com o site de notícias japonesa Da Vinci News, ele chamou SAO de “um texto ideal” para avaliar o estado atual da sociedade através de um mundo imaginário. Ele pediu aos alunos de sua classe para identificar quais elementos no texto funcionava como entretenimento e porquê, assim designando-os para avaliar suas próprias ações se eles também ficaram presos em um jogo.

Sword Art Online imagem 1

Hirose confirma que ele quer quebrar a divisão entre “literatura” e “light-novel”. Assim, outras novels e anime estão sendo analisadas como “literatura” na Universidade de Aichi que incluem Durarara!!, Little Busters!, Toradora!, The Tatami Galaxy e Hidamari Sketch.

Lembrando que os fãs de animes já tiveram surpresas agradáveis com relação ao uso de conteúdos otakus em escolas e universidades japonesas. Na Universidade Kokushikan, foi usado assuntos de Jojo’s Bizarre Adventure em matéria de Geografia. No ano passado, em uma sala de aula na Universidade Tokai, foi usado o anime Puella Magi Madoka Mágica. E recentemente, um livro didático de inglês introduziu personagens com características de animes em seus conteúdos, onde apresentou a professora Ellen Baker, que logo se tornou um viral entre os fãs.

Monogatari Series - bakemonogatari

– Já estou anotando todos estes exemplos de que posso usar nas escolas. Quero que minhas aulas sejam épicas! 😀 

Fonte: Da Vinci News

  • E ai, o que acha? Gostaria que tivesse light-novels em seu curriculo escolar? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário aqui pra gente!

Confira outras curiosidades clicando neste link!

Leia mais sobre Mangás aqui no Anime Xis!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter: @Anime_Xis e Instagram: Anime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!