Paprika: Review

Paprika

Paprika é um filme de animação de 2006, produzido pela Madhouse, foi a última obra dirigida pelo falecido Satoshi Kon. O mesmo responsável por: Perfect Blue (1997) e a série de TV Paranoia Agent (2004). Ele também participou da animação de filmes de séries famosas como Ghost in the shell, Full Metal Alchemist, Evangelion, Akira e Afro Samurai. Além disso, Satoshi também é responsável pelo mangá Kaikisen (Tropic of the Sea).

O filme recebeu vários prêmios, em 2006 venceu o Montréal Festival of New Cinema. Em 2007, Fantasporto e Newport Beach Film Festival. Em 2008 ele recebeu ainda o Chlotrudis Awards.

Em um futuro próximo, o Dr. Tokita inventa um poderoso aparelho chamado DC Mini. Este torna possível o acesso aos sonhos das pessoas. Dra. Chiba, psicoterapeuta e pesquisadora, desenvolve um tratamento revolucionário a partir do aparelho. Mas, antes de seu uso ser sancionado pelo governo, o DC Mini é roubado. Então eles mergulham no mundo do inconsciente para descobrir quem está por trás do crime.

Atenção: A partir daqui poderá conter spoilers. Se ainda não viu o filme, é melhor fazê-los antes de ler a matéria.

Eis o gif que me despertou o interesse em assistir Paprika.

O filme é completamente surreal e insano, sendo exatamente o que o faz tão bom. A característica mais marcante de Paprika, assim como nos trabalhos anteriores de Satoshi, são os personagens grandiosos e vibrantes. Eles são muito complexos e multidimensionais, tão realista que é quase assustador.

Logo de cara já encontramos cenas incríveis, partes do sonho do detetive Konakawa. Ele está fazendo parte do tratamento revolucionário de Chiba Atsuko. Uma mulher fria e séria que, no mundo dos sonhos, se torna Paprika, sendo completamente oposta a aparente personalidade de Chiba.

Por outro lado, temos o Tokita, colega de Chiba, conhecido como gênio. Responsável pela crianção do DC Mini,  Tokita tem uma personalidade infantil e grandes camadas de gordura.

O sonho do detetive Konakawa é um foco importante em Paprika. Ele é um homem perturbado, selado por um passado e pede a Paprika para ajudá-lo a encontrar paz e as soluções de seus sonhos. Isso remete com nossa realidade. Sendo que muitas pessoas realmente acreditam que os sonhos são as soluções inventadas pela mente subconsciente para problemas da vida real).

O incrível do DC Mini é como os sonhos podem ser manipulados e acessados mesmo quando acordados. A beleza de Paprika é a forma como a mudança entre o sonho e a realidade ocorre perfeitamente sem falhas e limitada somente pela imaginação. Os momentos mais impressionantes são os “mergulhos” de Paprika em diferentes realidades.

O filme então começa a mostrar a verdadeira personalidade de cada personagem e o diretor que se dizia contra o DC Mini, na verdade, revela-se alguem que deseja controlar o mundo com a tecnologia. O filme mostra assim como as pessoas são conturbadas e escondem suas verdadeiras personalidades.

O final do filme deixa uma mensagem importante quando, principalmente quando Chiba finalmente mostra sua verdadeira personalidade e aceitando que Takita era importante para ela. “Seja sincero consigo mesmo e com os outros, só assim você poderá viver sem arrependimentos. Você estará fazendo o melhor para você e para as pessoas ao redor”.

Este filme me surpreendeu muito. Foi interessante do começo ao fim. Parecia que eu tinha fumado um beck e ligado a tv. Paprika é uma verdadeira viagem, o despertar de uma grande imaginação que mereceu cada premiação recebida.

Cada pedacinho de Paprika tem uma mensagem importante, tantas mensagens que seria impossível falar de todas aqui. Assista atentamente!

Super recomendado, nota 10, uma obra prima.

  • Você gostou de Paprika?

– Mais reviews de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter: @Anime_Xis e Instagram: Anime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

amazon-mangas