Editoras fecham o cerco: Quadrinhos e mangás fora dos sites de Scans Nacionais!

Olá pessoal, estou um tempo sumido com meus artigos mas uma notícia interessante e que chama a atenção de muitos logo na segunda-feira sobre Quadrinhos e Mangás, então dei um jeito de falar um pouco sobre o que penso com vocês.
As editoras nacionais se juntaram em uma unica causa para coibir diversos sites piratas de scans nacionais a continuarem com o lançamentos virtual de licenciados por elas no Brasil.
A longo prazo, esses sites sempre voltam, mas a postura das editoras desta vez está em não simplesmente tentar derrubar os sites e sim solicitar a retirada de materiais licenciados por elas no Brasil, ou seja, os mangás inéditos no País ainda não sofreram barramento, mesmo porque não é da conta destas editoras.

A quase duas semanas a Editora Panini foi pra cima desses sites, fazendo com que diversos títulos fossem retirados do ar e neste ultimo final de semana a Editora JBC iniciou sua investida, solicitando a retirada dos quadrinhos licenciados por ela.

Abaixo um exemplo no Mangas Poject:

Essa atitude não é novidade alguma dentro e fora do país, tendo em vista a crise e mais o crescimento destes sites, acredita-se que parte da venda acaba não finalizada por conta deste tipo site.

Até o fim deste artigo não encontrei um numero aproximado desse desfalque.

Algo importante a se pontuar é que algumas editoras até já admitiram que os scans são uma ótima forma de pesquisar o interesse e provável sucesso de algum titulo ainda não licenciado no Brasil, outros acreditam que a dificuldade nas vendas não vem exclusivamente dos serviços de scan e sim de outros fatores internos como o alto índice de desemprego atual. É um assunto delicado, mas no fim das contas eles estão certos, pirataria é crime e prejudica muitas pessoas!

Calma, não me julguem antes de eu completar meu raciocínio.

As editoras pagam diversas taxas para garantir lançamentos periódicos e com a máxima qualidade possível, fora os custos entre o processo de licenciamento até o material chegar nas prateleiras das lojas e tantos outros custos que não vem ao caso agora.

Eu sou como muitos de vocês, não tenho dindin para comprar todos os lançamentos mensais e tenho que escolher sempre entre um e outro, sempre fico de olho em promoções para dar aquela ajuda. Através dos sites de Scans, conheço e conheci mangás que gostaria muito de vê-los impressos no Brasil. Por anos vi através desses sites, mangás saírem do anonimato e ganharem sua versão impressa oficial no país.
Ver seu titulo preferido chegar por aqui é uma espera difícil, por vezes cara e na maioria das vezes impossível, dai o interesse das editoras em barrar a pirataria de quadrinhos e mangás, ou seja, não justifica sair ofendendo as editoras por isso.

O Scan existe desde que a internet e o aparelho digitalizador se tornaram populares, a diferença é que o acesso se tornou muito mais simples e prático, algumas pessoas se envolvem tanto com o scan que acabam não tendo noção de qual volume atual por aqui ou mesmo de que o titulo está sendo lançado no país. Bizarro não é?

Infelizmente vivemos em um país onde tudo é muito caro e cheio de taxas abusivas. Talvez uma das maiores ‘desculpas’ para algumas pessoas sejam os valores de capa, por isso optam pelo scan. Sinceramente acredito que seja uma questão delicada e individual optar ou não pelo scan, mas sempre lembrar que ainda é crime e prejudica a vida de muitas pessoas envolvidas com material licenciado.

Meu objetivo neste artigo não é convence-los do que devem ou não fazer, mas de levar para vocês um outro ponto de vista para que no minimo tenha uma noção do que falar quando o assunto surgir nos grupos dentro e fora da internet. As editoras e vários funcionários tem diversos canais abertos para falarem desse e outros assuntos, utilizem desses meios para juntar as pessoas e oferecer alternativas, as vezes uma ideia simples pode contornar o problema e fazer com que todos ganhem com isso.

Acredito que uma das formas que as editoras possam ter pra combater a pirataria, seria investir num formato virtual, talvez pacotes de serviços onde houvesse a mistura da venda física e virtual. Onde o virtual tivesse um período de leitura pagando uma valor pre determinado ou comprando o físico desse acesso a outro titulo virtual. São apenas ideias e sugestões, o que acham?

O Scan ainda é uma das formas de se conhecer material inédito por aqui e deixo uma pergunta: Se o produto já está licenciado, por que optar pela pirataria?

Bom pessoal, espero que tenham chegado até aqui e deixem nos comentários suas opiniões, será um prazer conversar com vocês sobre isso!

Abraços,

– Mais notícias de Mangás? Clique neste link!

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter: @Anime_Xis e Instagram: Anime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

amazon-mangas