ACONTECEU: Estudante de doutorado usa mangás e animes para ensinar Astronomia e Física

Imagem relacionadaUma estudante de doutorado na Chalmers University of Technology em Gotemburgo, Suécia, está trazendo ciência para as massas com a ajuda de animes e mangás populares. A doutorando italiana Daria Dall’Olio lançou o projeto de alcance “Manga Constellation” (Costellazione Manga) com os colegas entusiastas e conterrâneos Alessandro Montosi e Piero Ranalli em 2011. O projeto é focado em atividades de astronomia e envolve o público em tudo, desde o espaço exterior até astrofísica usando exemplos do Galaxy Express 999, Saint SeiyaHokuto no Ken (Fist of the North Star) e Sailor Moon.

“Tomamos a sugestão de quadrinhos realistas para ilustrar a dura realidade das viagens espaciais”, escreveu Dall’Olio. “Por outro lado, usamos trabalhos com uma perspectiva mais fantástica para introduzir tópicos gerais: a diferença entre estrelas, planetas e galáxias, a possibilidade de encontrar vida em outros planetas. Também descrevemos como as mesmas estrelas são percebidas de forma diferente por diferentes culturas”.

Dall’Olio levou seu trabalho com ela para Fukuoka, no Japão, na conferência Comunicando Astronomia com o Público organizada pela União Astronômica Internacional (IAU) em Março.

As apresentações do Manga Constellation concentram-se no uso de séries populares como segue para tópicos atuais de astronomia. Por exemplo, uma apresentação pode introduzir Star Blazers e como as viagens espaciais são descritas na série antes de discutir o que é atualmente conhecido sobre os planetas dentro e fora do nosso sistema solar. Apresentações também podem dissipar a ciência apresentada em uma série, como a existência de um planeta perto da estrela Vega, onde o UFO Robo Grendizer supostamente se origina. Desculpe pessoal, mas os cientistas não encontraram nenhum planeta orbitando Vega.

O Manga Constellation também discutirá tópicos apresentados em séries de ficção científica menos conhecidas, mas potencialmente mais precisas, como Planetes e 2001 Nights.

Dall’Olio também está usando o Manga Constellation para levar as pessoas ao ar livre e observar as estrelas. Ela é uma guia licenciada do ambiente natural e oferece palestras Manga Constellation em parques naturais onde os participantes podem não só aprender sobre animes, mangás, astronomia e física, mas também observar os céus em um habitat natural.

Com certeza, por uma iniciativa dessas ela merece tudo o que há de melhor em seu futuro.

Você pode visitar a página do projeto aqui: https://www.costellazionemanga.eu/en_progetto.html
e a Página da Conferencia aqui: https://www.communicatingastronomy.org/cap2018/

– Já estou anotando todos estes exemplos de uso de conteúdo otaku que posso usar nas escolas. Minhas aulas vão ser épicas! ? 

Fonte: ANN

  • E ai, o que acha? Gostaria de conhecer Astrofísica assim? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário aqui pra gente!

– Confira outras curiosidades clicando neste link!

– Leia mais sobre Mangás aqui no Anime Xis!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

amazon-mangas