Japão: Mangakás famosos e Shogakukan se mobilizam para ajudar vítimas das chuvas

Imagem relacionadaComo vocês sabem, o Japão é um país muito bem preparado para fenômenos naturais como terremotos, tsunamis e rápidas evacuações de locais de risco, com sistemas de alertas eletrônicos como sirenes, alertas pelas emissoras de TV e notificações pelos smartphones. Mas nem tudo isso foi capaz de prever as quantidades das chuvas que caíram pela região de Hiroshima desde o dia 06 de Julho.

Segundo o sistema meteorológico japonês, eram previstas fortes chuvas torrenciais para a região oeste do país, mas algumas condições como a baixa pressão, a alta temperatura e a rápida troca de calor atmosférico fez que as chuvas torrenciais fossem muito acima do normal e praticamente não deu tempo de muita gente evacuar e procurar abrigos, causando um rápido escoamento das águas das montanhas para as cidades, deslizamentos de terra, rompimentos de diques e por consequência, alagamentos.

Imagem de um drone mostra pilhas de itens domésticos danificados e destruídos em Kurashiki, Okayama (Imagem: Jiji Express / AFP)

De acordo com uma atualização feita pelas agências de notícias nesta quarta-feira (18/07), infelizmente já se somam 224 mortos e 17 desaparecidos nas cidades atingidas. Foram mobilizaram 55 mil integrantes do Exército, polícia e bombeiros, além de voluntários e o problema ficou tão grave que criou uma escassez de alimentos nas províncias de Hiroshima, Okayama e Emihe. O problema era tão sério que até forçou o primeiro-ministro Shinzo Abe a cancelar sua mais recente turnê diplomática e ele junto ao governo reconheceu que houve uma lentidão para agir em prevenção de socorros e envio de ajuda.

Recentemente, vários mangakás bem conhecidos começaram a procurar as vítimas das inundações. Estes mangakás até ajudam a lançar a hashtag no twitter , o que significa Boa Sorte Western Japan com ilustrações. O mangaká nativo de Hiroshima e criador de FuukaKimi no Iru Machi, Kouji Seo, foi uma das pessoas que lançou a hashtag. Sua irmã lhe enviou uma imagem de onde ela mora e isso claramente o preocupou. 

O criador do mangá Ahiru no Sora, Takeshi Hinata então o respondeu ao tweet dizendo que ele também quer fazer alguma coisa. Claro, Seo concordou e lançou a hastag com sua própria ilustração. Hinata seguiu o exemplo depois em seu próprio twitter:

Outros mangakás também vêm enviando ilustrações, entre eles Hiro Mashima de Fairy Tail e George Morikawa de Hajime no Ippo:

Se mobilizaram também Kaya Tsukiyama de Area no Kishi e Akihime Kamijyou de Samurai Deeper Kyo:

Outros mangakás e ilustradores amadores também estão enviando ilustrações e pedindo as pessoas para que possam ajudar as vítimas.

Além dessas mobilizações que vêm sendo feitas pelos mangakás, a Editora Shogakukan liberou todo o conteúdo referente à edição de Julho da sua revista mensal Koro Koro Comic.

O público alvo da revista são as crianças, especialmente os alunos da escola primária. O exemplar de Julho pode ser lido na página oficial da publicação. O conteúdo está liberado desde o dia 14 de Julho e pode ser acessado por computador, tablet ou smartphone. Até a última atualização divulgada pelo portal IPC.digital, 32 escolas permanecem fechadas em áreas atingidas e muitas dessas crianças foram levadas para abrigos com suas famílias.

Ao todo são publicadas 23 obras na revista, entre as quais Pokémon, Splatoon!, Inazuma Eleven, entre outras.

A editora decidiu liberar o conteúdo a fim de oferecer um pouco de entretenimento para as crianças vítimas das fortes chuvas ocorridas no oeste do Japão e que passam os seus dias em abrigos temporários. Essa é a primeira vez que a editora deixa de graça o acesso ao seu material desde o Terremoto de Kumamoto ocorrido em 2016.

Em nota oficial a Shogakukan escreveu: “muitas crianças estão vivendo em abrigos temporários por conta dos danos causados pelas fortes chuvas, então queremos que elas tenham pelo menos um pouco de diversão ao ler os nossos mangás”.

Vale lembrar que além das cidades alagadas, o Japão está vivendo uma forte onda de calor, com temperaturas chegando em média aos 34ºC em boa parte do território japonês, fazendo muitas vítimas.

Nós continuaremos na torcida pela recuperação das áreas atingidas e seguiremos atentos para novidades.

Fontes: SGCafe, IPC.digital

– Leia mais sobre Mangás aqui no Anime Xis!

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

amazon-mangas