[Triste Notícia] Diretor Yasuhiro Takemoto é confirmado como vítima fatal da tragédia da KyoAni

Infelizmente mais uma notícia que nunca gostaríamos de dar aqui no Anime Xis. O site japonês Nikkei confirmou através dos familiares que o diretor Yasuhiro Takemoto, de 47 anos de idade, faleceu no incêndio criminoso na Kyoto Animation no último dia 18 de Julho 2019. Mesmo com a confirmação vindo por parte da família, as autoridades japonesas ainda não divulgaram nenhum nome de vítimas fatais ou sobreviventes.

No dia do incêndio, muitos portais de notícias chegaram a divulgar a informação de que o diretor tinha falecido (inclusive chegamos a publicar no Facebook do Anime Xis), mas horas depois veio uma declaração da KyoAni de que o diretor estava entre os desaparecido, porém a imprensa japonesa já especulava pelo pior.

Em 22 de Julho, a família de Takemoto falou pela primeira vez a respeito do desaparecimento. O pai do diretor contou ao jornal Yomiuri Shinbun que havia tentando entrar em contato com o filho após ver as notícias do ataque, mas que não conseguiu. De acordo com o portal Nikkei, os parentes das vítimas tiveram que se dirigir até o local para realizar testes de DNA que permitissem que as vítimas fossem identificadas. Como esses testes demoram cerca de uma semana, as vítimas só puderam ser identificadas precisamente nos últimos dias.

O belíssimo anime Hyouka (2012), dirigido por Takemoto.

Takemoto entrou na Kyoto Animation em 1996 e trabalhou na produção e co-produção de vários animes pelo estúdio. Ele estreou como diretor no anime de Nurse Witch Komugi-chan Magikarte, mas sua estreia como único diretor foi em Full Metal Panic Fumoffu. Alguns dos animes que ele foi diretor inclui Lucky StarSuzumiya Haruhi-chan no YuuutsuAmagi Brilliant Park, Full Metal Panic Fumoffu e Full Metal Panic The Second Raid, Hyouka, Free! Starting Days e Kobayashi-san chi no Maid Dragon.

Kobayashi-san Chi no Maid Dragon, um dos últimos trabalhos do Diretor Yasuhiro Takemoto

Com isso, apenas as mortes do diretor Yasuhiro Takemoto e a designer de cores do estúdio, Naomi Ishida são as únicas confirmadas até agora. A informação do falecimento de Ishida tanbém veio através de seus familiares à imprensa japonesa.


O estúdio 1 da Kyoto Animation sofreu um atentado criminoso às 10:30 da manhã do dia 18 de Julho 2019, onde um homem de 41 anos de idade invadiu o estúdio espalhando um liquido inflamável e ateando fogo, o que resultou num incêndio de grandes proporções causando a morte de 34 pessoas e deixando 36 feridos.

[ATUALIZAÇÃO – 27/07 – 19:50h] – No final desta tarde de Sábado as autoridades japonesas confirmaram que um homem que estava sendo tratado no hospital após o incêndio faleceu, sendo esta a 35ª morte confirmada.

Além das contribuições que estão sendo feitas mundo afora, a Kyoto Animation abriu uma conta onde está recebendo doações. A comissão dará os fundos para as famílias das vítimas mortas e feridas do incêndio, bem como para a reconstrução.

A imprensa japonesa informaou na quinta-feira, 25 de Julho, que a polícia confirmou, por meio de testes de DNA, as identidades de todas as 35 pessoas que morreram no incêndio no estúdio 1 do Kyoto Animation. Além disso, o Mainichi Shimbun informou que 21 das vítimas eram do sexo feminino e 13 do sexo masculino. As idades das vítimas variaram de 20 a 60 anos e mais da metade das vítimas que morreram tinham entre 20 e 30 anos. Fontes investigativas afirmam que a polícia planeja revelará os nomes “em breve”.

Daisuke Okada, o advogado Kyoto Animation, contratado para lidar com a comunicação pública sobre o incidente, afirmou no site oficial do estúdio na quarta-feira que, para priorizar as famílias das vítimas, a empresa não planeja divulgar os nomes antes que os funerais acabarem.

– As últimas informações atualizadas sobre o incêndio na Kyoto Animation você pode conferir clicando neste link.

Nós, da equipe Anime Xis lamentamos profundamente o falecimento do diretor Yasuhiro Takemoto e deixamos aqui nossos sentimentos aos familiares, amigos e fãs e, também estendemos à todos os afetados dessa terrível tragédia na Kyoto Animation.

Fonte: Nikkei

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!