Kyoto Animation: Informações sobre os funcionários feridos e do serviço memorial público

Kyoto Animation

O presidente da Kyoto Animation, Hideaki Hatta, realizou uma entrevista coletiva em Kyoto nesta sexta-feira (18/10) e anunciou que 27 das 33 vítimas feridas no incêndio criminoso no prédio do Studio 1 estão voltando aos seus trabalhos. Segundo informações da NHK, 4 vítimas feridas ainda estão hospitalizadas recebendo tratamentos.

A KyoAni também anunciou nesta sexta-feira os detalhes do seu serviço memorial público planejado para as vítimas do incêndio do dia 18 de Julho.

Em vez de um evento de fãs previamente planejado, o estúdio realizará um “Serviço Memorial e Juntar às Nossas Orações” no o salão de eventos Miyako Messe em Kyoto, de 3 a 4 de Novembro. O evento será realizado das 10:00h às 17:00h nos dois dias e a entrada será gratuita.

As pessoas que comparecerem à cerimônia poderão se aproximar de um altar e orar individualmente. Os participantes receberão marcadores e cartões postais. Algumas das mensagens de apoio recebidas dos fãs até agora estarão em exibição.

Os organizadores do evento preveem que um grande número de pessoas participará da cerimônia. Devido à aglomeração antecipada, principalmente pela manhã, a equipe solicitou que os participantes escalonassem seus horários de presença planejados durante o horário do evento, que terá uma política estrita de não aceitar presentes ou doações de visitantes.

Imagem de dias após o incêndio no Studio 1 da Kyoto Animation, onde pessoas depositavam flores e realizavam orações em frente ao prédio (imagem: Divulgação)

A Kyoto Animation havia anunciado em Setembro que estava cancelando o primeiro dos dois eventos planejados “KyoAni and Do Fan Days 2019: This Is What We Are Now!! It’s A Festival After 2 Years!”. O evento “Enjoy! The World Of Kyoani And Do” estava programado para ser realizado em Miyako Messe, nos dias 3 e 4 de Novembro. O estúdio havia anunciado anteriormente em 14 de Agosto que cancelou todos os seus eventos de palco para os dois eventos, incluindo palcos de talk show, sessões de autógrafos e palestras.


Entrevista do Presidente da Kyoto Animation:

Hideaki Hatta afirmou durante a conferência nesta sexta-feira (18/10): “até 18 de julho, a pessoa A, a pessoa B e a pessoa C estavam na empresa. E, de repente, todas essas pessoas faleceram. É incrivelmente difícil mentalmente”. Ele acrescentou: “Muitos funcionários ainda estão se sentindo extremamente estressados. Os funcionários estão conversando e se apoiando enquanto lidam com o início do trabalho novamente. Estamos trabalhando com instituições médicas para fornecer atendimento psicológico”. Hatta afirmou que o número de pessoas que se aposentaram da empresa após o incidente é muito pequeno.

Hideaki Hatta, Presidente da KyoAni em entrevista coletiva no dia seguinte ao incêndio no estúdio em 19 de Julho 2019 (imagem: Divulgação)

Hatta expressou sua gratidão por todas as mensagens de todos ao redor do mundo, como as mensagens de “Pray for KyoAni” e “hang in there”, além de todas as doações que a empresa recebeu.

A cidade de Kyoto anunciou na quinta-feira (17/10) que a conta bancária que aceita doações em nome da empresa atingiu 2.915.460.000 ienes (cerca de US$ 26,8 milhões).

Hatta também falou sobre o trabalho no adiado filme de Violet Evergarden e o próximo da franquia Free! previsto para estrear no próximo verão. Ele afirmou que a empresa está trabalhando primeiro para colocar Violet Evergarden nos cinemas após Abril de 2020. Depois, enquanto trabalhava nisso, a empresa também está analisando a situação para o que virá depois.

O filme de Violet Evergarden foi originalmente previsto para ser lançado em 10 de Janeiro, mas a Kyoto Animation anunciou em 6 de Setembro que o filme foi adiado.


Em 18 de Julho, um incêndio devastador aconteceu no prédio do Studio 1 da Kyoto Animation. Um total de 70 pessoas estavam dentro do prédio no momento. O incêndio matou 36 pessoas e feriu outras 33. Além dessas vítimas, um homem de 40 anos a caminho do trabalho na área sofreu ferimentos leves por inalação de fumaça.

A polícia da província de Kyoto prendeu um homem de 41 anos que supostamente usou gasolina para iniciar o incêndio e eles estão investigando o caso como incêndio criminoso. A polícia ainda não prendeu o homem, pois ele ainda está no hospital se recuperando dos ferimentos causados ​​pelo incêndio. O homem agora está em reabilitação e está começando a andar e conversar.

A empresa realizou um evento de luto particular no final de Setembro para famílias enlutadas, funcionários e vítimas feridas. Cerca de 250 pessoas participaram do evento.

Até o momento, foram divulgados de maneira oficial os nomes de 10 vítimas do incêndio. Recentemente, as autoridades japonesas chegaram a divulgar para a imprensa local os nomes das vítimas restantes, sendo que eles não foram confirmados de maneira oficial, o que vêm causado uma divergência entre as autoridades locais e familiares das vítimas.

Até o dia do incêndio, os atuais projetos anunciados da empresa foram: um novo projeto de filme anime para Hibike! Euphonium, um novo episódio de Violet Evergarden (lançado em 6 de Setembro nos cinemas japoneses) e filme, um novíssimo filme da franquia Free! (previsto para o verão de 2020), uma segunda temporada para Kobayashi-san chi no Maid Dragon, uma adaptação da novel de Hiro Yuki20 Seiki Denki Mokuroku e o anime curto Baja no Studio: Baja no Mita Umi.

Desses acima, só temos a confirmação de que o lançamento do filme Violet Evergarden está mantido, porém ele estava agendado para ser lançado no inicio de 2020, mas foi adiado indefinidamente. Já o filme que contém uma história paralela intitulado Violet Evergarden Gaiden ganhou mais 4 semanas de exibições nos cinemas japoneses.

KyoAni também anunciou recentemente que suspendeu a sua premiação anual 11th Kyoto Animation Awards.

Por enquanto isso é tudo e a nossa central de animes continuará atenta para novidades.

Fontes: Kyoto Shimbun (link 2link 3), NHK NewsGame Yoridori SubCul Midori ParkKyoto Animation , Comic Natalie via ANN

– Mais notícias de animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no twitter: @Anime_Xis
Conhece nosso Canal no Youtube?

Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!