Higehiro: Anime polêmico? Comitê de vigilância no Japão fala sobre a promoção de atividades criminosas

Broadcasting Ethics & Program Improvement Organization (BPO) (Programas de Organização de Melhoria e Ética na Transmissão), uma organização não governamental sem fins lucrativos que busca melhorar a qualidade das transmissões e promover padrões éticos mais elevados garantindo a liberdade de expressão, publicou seu mais atualização recente no “Audience Comment Review Minute” do mês de Abril de 2021, com uma das opiniões centrada no anime Hige wo Soru. Soshite Joshikousei wo Hirou (Higehiro: After Being Rejected, I Shaved and Took In a High School Runaway).

Higehiro

Opinião geral sobre o anime:

“Numa série que vai ao ar à noite, um trabalhador de escritório na casa dos vinte anos esconde uma menina que fugiu de sua casa sem avisar a polícia ou os pais da menina. O protagonista parece pensar que o objetivo desse ato é garantir a segurança da menina, mas também pode ser interpretado como o sequestro de uma menor. Além disso, o protagonista recrimina a colegial quando ela se oferece para fazer sexo com ele em troca de deixá-la passar a noite em sua casa, mas isso também é interpretado como prostituição. A história toda é comovente, mas não é maliciosa?”.

Nesse caso, a Broadcasting Ethics & Program Improvement Organization (BPO) recebe os comentários dos críticos dentro do público e os filtra para publicar os mais relevantes ou aqueles com os quais o comitê de revisão jovem concorda, o que significa que é também a opinião do comitê de revisão em si. Deve-se notar que esta organização é não governamental e não tem controle real sobre as transmissões, portanto, uma opinião negativa sobre a série não afetará diretamente a produção.


A palavra do autor da light-novel original:

O autor da série original de light-novels conhecido como Shimesaba pediu as pessoas para não imitarem os atos que se passam a história. Na verdade, desde a escolha do título, parece que o autor discordou bastante e atualmente tem feito algumas publicações a respeito.

No Twitter em 25 de Março passado, o autor Shimesaba escreveu:

“Quando estou no Twitter, algo que me faz sentir pena dos outros é quando os leitores fazem comentários como ‘Quero pegar uma garota do colégio também!’ Eu gostaria que eles parassem de fazer essas piadas. Coisas como “Eu vou te matar!” ou “Eu juro que vou matar aquele cara!” eles não são assuntos com os quais você deve brincar”.

O autor observou em outro post:

“Além disso, tenho visto algumas pessoas defendendo os romances de Higehiro dizendo, ‘Na vida real, isso seria um crime, mas estamos falando de uma obra de ficção, então não aceite isso também a sério.” Porém, mesmo em uma obra de ficção, desde que se passe no Japão moderno, abrigar um menor ainda é um ato criminoso. “Higehiro” é uma história sobre atividades criminosas, não se engane. Não discuta com outras pessoas com base em informações incorretas.”

Ele ainda crescentou:

“Os atos criminosos são algo que não se deve cometer por nenhum motivo, com o objectivo de viver em estado de direito, são actos perversos. No entanto, embora descrever crimes em uma história no papel não seja ser mau em si, espero que você possa diferenciar a linha entre fato e ficção.”

Higehiro - anime
Faça como o Yoshida na série, PROTEJA ESTE SORRISO! (by: autor do post)

Vale lembrar que recentemente divulgamos dois casos semelhantes ao do anime e que viraram notícias em sites e fóruns sobre animes (e também em páginas policiais). No primeiro, um Homem foi preso por pedir a uma garota de 17 anos para “morar com ele” e no outro, um homem foi preso por manter uma adolescente que fugiu de casa no Japão


Sobre Higehiro:

HigehiroA série Higehiro é transmitida no Japão desde 5 de Abril na Tokyo MXBS11 e AT-X e está confirmada com um total de treze episódios, enquanto a plataforma Crunchyroll transmite o anime online no Ocidente.

O escriturário Yoshida está apaixonado por sua colega de trabalho, Airi Gotou, há cinco anos. Apesar de finalmente conseguir um encontro com ela, sua confissão é rapidamente rejeitada. Bêbado e desapontado, ele cambaleia para casa, apenas para encontrar uma garota do ensino médio sentada na beira da estrada. A garota, que precisa de um lugar para passar a noite, tenta seduzir Yoshida que, apesar de rejeitar seus avanços, a convida para seu apartamento.

Na manhã seguinte, a garota, apresentando-se como Sayu Ogiwara, revela que fugiu de Hokkaido para Tóquio. Durante sua farra de seis meses, ela continuamente trocou favores sexuais por um teto sobre sua cabeça. Yoshida, porém, não se convenceu de sua sedução. Em vez disso, Yoshida pede que você faça um tipo diferente de trabalho, que envolve lavar pratos e roupas. E assim começa um relacionamento comovente entre um adulto de coração partido e uma estudante de segundo grau em fuga.

Além disso, a série de light-novels são escritas por Shimesaba e ilustradas por Booota e são publicadas pela editora Sneaker Bunko de Kadokawa desde Fevereiro de 2018. a série original de light-novels se aproxima do fim, com o seu volume final sendo lançado nas bancas e livrarias japonesas em 1º de Junho.


Nota do Editor: Eu bem que disse no post anterior que teve este mesmo assunto que ficção é ficção e realidade é realidade. Não é tão simples como no anime, em que você encontra uma garota dormindo debaixo de um poste ao virar a esquina… mas parece que ninguém me entende.

Então vêm com o Tio Luiz que eu vou dar a dica e você só vai ver ela aqui no Anime Xis: Quando você “adulto responsável maior de idade” encontrar uma criança ou adolescente perdido(a) e precisando de ajuda, você pode oferecer ajuda, desde que você comunique as autoridades de segurança e passe seu telefone, endereço e/ou local onde você o/a encontrou para que eles possam tomar as providências necessárias. E não faça nada errado, senão…

Loli Police - Album on Imgur
Venha Onii-chan, vamos para a cadeia! (Anime image: HenNeko)

Fontes: Broadcasting Ethics & Program Improvement Organization, Conta no Twitter, Kudasai – Link 1, Link 2

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

– Confira outras Curiosidades aqui no Site Anime Xis!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!