Jogos Olímpicos: No país dos Animes, atlétas mostram o otaku que existe dentro de cada um!

Os Jogos Olímpicos Tokyo 2020 teve a sua cerimônia de encerramento realizada no último domingo, 8 de Agosto e ficará lembrado dos jogos da superação, após todo os problemas causados pela pandemia de Coronavírus COVID-19, essa que ocasionou o adiamento em 1 ano da realização do evento e também impediu que o público fosse as arenas acompanhar as modalidades. No entanto, ainda sim foi um evento que fez com que fizesse o mundo ter um pouquinho de esperança e entretenimento neste momento tão díficil que ainda passamos. Como nas Olimpíadas anteriores, houve vencedores, perdedores e surpresas. Mas, ao contrário de outros, os Jogos de Tóquio tiveram mais referências de anime do que nunca.

Além da Cerimônia de Abertura que teve vários temas de games tocados durante o desfile dos atlétas, durante os jogos muitos atlétas mostraram que são realmente fas da cultura dos animes, mangás e games.

O arremessador de peso americano Payton Otterdahl, por exemplo, fez outra homenagem ao One Piece, fazendo a pose “Super” de Franky (e até disse “Super” enquanto o fazia!).

O Twitter oficial da equipe do One Piece enviou ao finalista uma bela nota de parabéns , escrevendo: “Nós sinceramente celebramos as atividades de nosso ‘NAKAMA’ em todo o mundo com o maior respeito por seus esforços e realizações.”

Depois de ganhar o bronze nos 200m masculinos, Noah Lyles, da equipe dos EUA, comemorou com um Kamehameha. No Instagram, Lyles confirmou que é, na verdade, um Kamehameha e não um Hadouken do Street Fighter (A equipe de revezamento masculina de 400m da China também fez o que era uma pose de Kamehameha ou Hadouken antes da competição).

Jogos Olimpicos - Lyles
Nas Olimpíadas de Tóquio, Lyles correu os 200m com um tempo de 19,74 segundos. Foto: Patrick Smith (Getty Images).

Da mesma maneira, o brasileiro medalhista de ouro na canoagem, Isaquias Queiroz soltou um Kamehameha quando subiu ao pódium para receber sua premiação:

Jogos Olímpicos
Isaquias Queiroz e seu Kamehameha (imagem: Globoesporte.com)

Depois da brincadeira, Isaquias explicou que o movimento foi pensando no golpe de Dragon Ball:

— Tinha falado que se eu ganhasse o ouro ia fazer o Kamehameha. Sou Isaquias, né? Não posso subir ao pódio tranquilo. Estamos no Japão, terra do anime, Goku… Via Dragon Ball. Tem que falar com a Globo pra voltar a TV Globinho, é muito importante pras crianças (risos) — disse o canoísta ao jornalista João Vítor Marques, do Estado de Minas.

Jogos Olímpicos

Enquanto isso, o Time de atletas da Itália também parece ser um grande fã de Dragon Ball e, teve até fusão:

Já a equipe de natação artística australiana fez a sua performance com o tema “Utau Oka” (Singing Hill) do game RPG Ar tonelico: Melody of Elemia do PlayStation 2. A música original foi cantada pela vocalista dos animes Akatsuki no Yona e Tales of Symphonia the Animation, Akiko Shikata. O jogo também inspirou um OVA em 2006. A equipe da Australia ficou em 9º lugar nas apresentações no último sábado (07/08).

 

A ginasta mexicana Alexa Moreno fez sua coreografia ao som da trilha sonora do Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba:

Jogos Olímpicos - Alexa Moreno
Alexa Moreno também competiu nas finais do salto feminino, tornando-se a segunda ginasta mexicana a chegar às finais. Foto: Laurence Griffiths (Getty Images).

Não é incomum a música de anime (ou videogame, nesse caso) ser usada em rotinas ou eventos esportivos, mas como esta é a última Olimpíada de Moreno, a escolha torna-a ainda mais especial.

E por falar em música, claro que não poderiamos esquecer algo que chamou a atenção dos otakus do mundo todo no penúltimo dia de competições. Anteriormente, a patinadora Evgenia Medvedeva já provou que Sailor Moon funciona bem com a patinação no gelo e, este ano a equipe do Uzbequistão mostrou como a canção “Moonlight Densetsu” vai bem com a ginástica rítmica. Elas não passaram para as finais, mas já ganharam os corações dos fãs:

Jogos Olímpicos
A equipe do Uzbequistão tem usado essas roupas estilo Sailor Moon nas competições que antecederam as Olimpíadas. Foto: Martin Bureau / AFP (Getty Images).

Outros atletas que fizeram referências ao anime incluem o medalhista de bronze do arco e flecha Takaharu Furukawa, que fez uma referência ao anime Gochuumon wa Usagi Desu Ka? (Is Order a Rabbit?) em uma entrevista pós-jogo, enquanto o medalhista de prata Deng Yu-Cheng se tornou uma sensação na internet devido às suas postagens nas redes sociais sobre animes.

Na última terça-feira (03/08), a medalhista de ouro do boxe Sena Irie disse à imprensa que, por ser uma grande fã de videogames, gostaria de trabalhar na indústria de jogos após se aposentar do boxe.

Se na abertura tivemos música de games, no encerramento incluiu uma trecho melodico da canção de LiSA, ‘Gurenge’, tema de abertura de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba. As principais estrelas do Takarazuka Revue cantaram o hino nacional japonês.

É claro que não poderiamos esquecer uma cena inusitada durante uma prova de ciclismo, onde um atleta parece estar curioso para conhecer mais sobre as garotas de Love Live! Nijigasaki:

Claro, ao final de toda a Cerimônia de Encerramento, os japoneses passaram a bandeira olímpica para Paris, que realizará os jogos em 2024 e, agradeceram ao mundo pela realizações dos jogos:

Nesta olimpíadas, o Brasil terminou em 12º no quadro de medalhas, com 21 medalhas ganhas, sendo 7 Ouros, 6 Pratas e 8 Bronzes.

Por fim, os Jogos Olímpicos agora viraram história, mas Tokyo 2020 aidna não acabou pois ainda teremos a partir do dia 24 de Agosto os Jogos Paralímpicos. Será que vamos ter as mesmas surpresas relacionadas aos animes?

Fontes: GloboEsporte, PledgeTimesHachima Kikо̄Otakomu, ANN, Kotaku

– Leia mais sobre Games aqui no Anime Xis!

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!